como usar mule
MODA

Você sabe como usar mule masculino? Nós explicamos! Tempo de leitura: 5 min

Hoje, ele já é uma tendência consolidada, mas quando as releituras começaram a surgir, todos queriam saber como usar mule. Famoso nos anos 70, esse estilo de sapato começa a galgar os degraus em busca de um espaço no armário masculino novamente — sim, de novo. Isso porque, no século 16, ele era de uso exclusivo masculino.

O motivo de tanto sucesso é a facilidade, basta calçar e sair, sem cadarços ou mesmo meias. Em contrapartida, a icônica peça causa muitas dúvidas sobre como usá-la, o que faz com que ela ainda não consiga uma posição ao lado do oxford ou do mocassim — prediletos de muitos de nós. Para resolver essa questão, separamos algumas dicas para ajudar você nessa tarefa. Vamos começar?

Escolha o mule certo

Lá no século 17, os mules masculinos tinham a extremidade quadrada ou até mesmo em formato de arco. Isso mudou quando as mulheres começaram a usar a peça e deram a ela um bico mais afinado, que predomina atualmente.

Mas o que inovou mesmo foram as variedades de modelos existentes e, para nossa alegria, a quantidade de materiais em que eles são produzidos. Dessa forma, é possível usar o calçado em ocasiões diferentes, motivo pelo qual ele precisa ser escolhido com cuidado.

Se você é um homem mais básico e versátil, a dica à prova de erro é investir em um modelo em couro com fivela simples. Ele vai bem em muitas ocasiões casuais, uma vez que o mule não é muito bem aceito em locais formais, território dos sapatos sociais.

Modelos em tecidos — camurça ou juta, por exemplo — são ideais para passeios do dia a dia, pois permitem que os pés ventilem melhor. Alguns modelos podem se assemelhar ao slip-on e ao mocassim, mas sempre com o calcanhar a mostra, principal característica do mule. Já o solado, geralmente emborrachado, também favorece as práticas ao ar livre.

Os sapatos atendem aos requisitos daqueles que gostam de calçados enobrecidos com detalhes. Nesse quesito, destacam-se as fivelas, trançados e costuras à mostra. Claro, essas opções devem ser usadas com cuidado e levar em consideração o look como um todo.

Entenda como usar mule com calça

O mule carrega bastante informação de moda, o que faz com que ele se torne o ponto focal do look em muitos casos. Para um visual mais chique, o calçado vai muito bem com a calça de alfaiataria. A ideia aqui é passar uma imagem elegante, mas descolada ao mesmo tempo. É possível criar uma impressão de silhueta mais alongada ao usar o sapato e a calça no mesmo tom.

O interessante das combinações é deixar a calça um pouco mais curta, criando uma distância de, aproximadamente, dois dedos entre a peça e a barra. Um truque de stylist muito utilizado é dobrá-la duas vezes para conseguir esse feito.

Com o jeans as possibilidades são infinitas. Ele permite, inclusive, que você aposte nas mules coloridas. Para isso, escolha a calça em tom mais escuro ou o blue jeans tradicional. Para usar o calçado mais básico em couro ou tecido, o destroyed jeans é permitido e muito atual.

Invista em bermudas e shorts

Para não errar na combinação, fique atento a uma dica: a bermuda deve estar acima ou na linha dos joelhos, nunca abaixo dele. Se a sua peça for mais longa, e o tecido permitir, o truque de dobrar a barra favorece o look. Mas se tiver de dobrar mais de duas vezes para conseguir esse efeito, talvez seja melhor trocar a bermuda, ok?

Com tecidos leves e mules mais sóbrias, é permitido criar um look muito elegante, inclusive para os dias de calor. Já o sapato mais detalhado ou colorido ficam muito descolados e divertidos com shorts.

Saiba combinar com camisa de botões

As peças que combinam na medida com o mule são as camisas de botões. Aqui, destacamos os modelos com mangas longas e curta. Para adicionar detalhes interessantes, vale desabotoar alguns botões da camisa e arregaçar as mangas, uma opção fashionista para festas ao ar livre.

Quando falamos sobre camisas, também vale apostar nas estampadas e lisas, com o objetivo de fazer um contraponto com a mule. Agora, se você tiver segurança para combinar estampas, pode ser uma ótima oportunidade — sempre com parcimônia!

Faça contraste com peças de sarja

Você deve estar se perguntando, mas por que a sarja? O primeiro motivo, é claro, todo homem precisa de uma peça de sarja pelo menos. Esse tecido é um curinga no guarda-roupa masculino, principalmente em calças.

O segundo motivo é que, assim como o sapatênis, a sarja é um híbrido. Ela fica entre o jeans e a calça de alfaiataria e, por isso, combina perfeitamente com o mule! Seguindo esse raciocínio, com a sarja é possível criar combinações tanto casuais mais chiques quanto esportivas, o que vai arrematar tudo é a escolha da camisa.

Combine o mule com acessórios

Um calçado tão diferente como esse merece a adição de alguns acessórios. Para os antenados de plantão, os cintos em couro pulseiras masculinas, por exemplo, são ótimas opções para dar aquele up no visual.

Outra dica muito interessante é investir nas bolsas, destaques para as mochilas e as transversais em couro. Se o dress code da sua empresa permite, aventure-se e leve o mule com os acessórios também para o trabalho!

Viu só? O mule é um sapato como qualquer outro. Ele é usável e bem descomplicado na combinação — e arriscamos a dizer que é indispensável para o armário dos descolados!

É importante lembrá-lo de que usar mule exige um pouco mais de cuidado com os pés, uma vez que o calcanhar fica de exposto. Por isso, não adianta nada caprichar nas roupas e no modelo ideal e ficar com os calcanhares ásperos ou rachados. Se cuide!

Agora que você já sabe como usar mule, está pronto para encontrar um lugar no seu armário para ele. Entre no nosso site e descubra esses e outros sapatos que não podem ficar de fora da sua seleção!

Powered by Rock Convert