Aprenda agora como escolher o terno ideal para o seu estilo
MODA

Aprenda agora como escolher o terno ideal para o seu estilo Tempo de leitura: 3 min

Saber como escolher um terno é uma tarefa complicada para a maioria dos homens. Inclusive, por conta da infinidade de modelos e cores, muitas pessoas costumam reclamar muito da quantidade de horas passadas em um provador para conseguir encontrar a peça com o caimento perfeito. No entanto, existem alguns truques para tornar esse momento muito mais confortável e prazeroso.

Pensando nisso, montamos uma lista com dicas para escolher o terno certo para o seu corpo e estilo. Acompanhe o texto e confira!

Descubra como escolher um terno de acordo com o seu estilo

Um terno é composto pelo paletó, colete e calça. Portanto, o tamanho, modelo e cor são características que fazem toda a diferença para saber escolher o terno ideal, de acordo com o seu estilo e ocasião em que o usará, seja para ir ao trabalho ou para sair.

Por isso, veja algumas dicas importantes para encontrar o terno ideal para você!

Verifique o caimento e o tamanho

A primeira coisa que você precisa saber ao usar um terno é que ele precisa passar a imagem de que foi feito exclusivamente para o seu corpo. Dessa forma, o caimento deve ser natural, de acordo com os formatos dos seus ombros, quadris e abdômen.

As linhas do paletó devem se alinhar aos traços do ombro e o comprimento deve deixar cerca de 1,5 cm do punho da camisa à mostra. Já a calça precisa ter um tamanho que cobre as meias, enquanto se está em pé, porém sem cobrir os sapatos.

Escolha bem o corte e o modelo

Há três modelos de corte para um terno. O mais clássico é o americano, que cai bem com praticamente todos os tipos de corpo, apresentando uma modelagem mais reta e um paletó com uma fenda nas costas.

Já o britânico — ou inglês, como é chamado em algumas regiões — possui duas fendas atrás, é mais acinturado e solto, tirando o destaque da área do abdômen, sendo o melhor tipo de terno para quem está com uns quilinhos a mais.

Por último, existe também o corte mais elegante, que é o italiano, ideal para homens mais magros, por conta do seu grande ajuste na cintura. Além disso, ele não apresenta nenhuma fenda e é mais estruturado na região dos ombros.

Prefira as cores clássicas

Uma forma de nunca correr o perigo de errar na escolha do terno é dar preferência às cores clássicas. Para usar o terno no dia a dia, principalmente para ir ao trabalho, é uma boa ideia apostar nas colorações azul-marinho, preto e cinza.

Caso queira dar um toque a mais no visual, ao usar o terno em ocasiões especiais, invista em uma camisa mais colorida ou em uma gravata com uma padronagem diferente. No entanto, em ambientes mais formais, o ideal é não sair muito do padrão.

Não se esqueça de combinar o terno com os sapatos

Os sapatos sociais são a melhor escolha de calçados para combinar com um terno. Invista em modelos como o derbybrogueoxford ou loafer, que são os mais clássicos. As cores também devem acompanhar a tonalidade do terno. Mas, se você quiser montar um visual mais moderno e descolado, apostar em um mocassim é uma boa ideia, apesar de uma combinação como essa não ser muito indicada para ambientes muito formais.

Acessórios como meias, cinto, relógio e, até mesmo, o uso do colete ficam a seu critério, tentando sempre combinar com a situação em que o look será usado. Sabendo essas dicas sobre como um escolher terno, é muito mais fácil se manter bem-vestido e estiloso, não é mesmo?

Agora que você já aprendeu como escolher um terno, que tal dar uma olhadinha também em como escolher sapatos sociais?

 

 

Powered by Rock Convert