como usar mocassim
MODA SAPATOS

Saiba como usar mocassim com elegância Tempo de leitura: 6 min

O mocassim começou a ser utilizado entre os nativos norte-americanos que aqueciam e protegiam seus pés enquanto saíam para expedições e caçadas. Também foi muito usado por colonizadores europeus. Originalmente, era fabricado apenas com pele de alce e couro.

Em 1950, o calçado se popularizou entre os astros de cinema e, posteriormente, foi considerado como peça para o guarda-roupa de homens mais velhos. Hoje, mesmo sendo um calçado extremamente tradicional, se tornou peça-chave para quem gosta de se vestir de forma confortável sem deixar de lado a elegância.

Por isso, o mocassim ganhou novas propostas visuais e evoluiu para ser produzido em diferentes versões e de materiais distintos, como a camurça, tecido e o verniz, tornando-se uma alternativa muito versátil para todas as estações.

Neste post, vamos explicar melhor como se caracteriza os tipos mais populares e como usar mocassim com elegância. Quer transformar seu visual? Então, confira!

Como se caracteriza um mocassim?

O mocassim, em sua maioria, é comercializado em couro ou couro sintético. Mas também podem ser encontrados calçados feitos em tecido, camurça, verniz e outros materiais.

Sua base é ajustável, ou seja, se adapta facilmente aos pés e condiciona um uso cada vez mais macio a partir de uma maior frequência de utilização.

Existe no mercado uma grade variedade de modelos: tradicionais, sociais, modernos ou despojados, feitos com cores sóbrias ou coloridos. Além disso, é um calçado barato e fácil de ser encontrado.

Alguns possuem cadarços ou detalhes e franjas de couro. Outros, apenas uma costura mais evidente, nas laterais do calçado. Apesar disso, essa distinção não interfere na agilidade em calçá-lo e na facilidade de combiná-lo para o dia a dia.

Clássico

Esse modelo não possui cadarço. Além disso, é mais baixo do que os outros tipos. Pode ser encontrado com uma variação que possui franjas, aplicadas numa espécie de língua situada na parte superior do calçado.

Driver

Esse estilo permite um conforto extra, pois praticamente não possui solado, mas sim gomos de borracha que permitem um caminhar mais macio e aderente ao piso.

Dockside

O famoso modelo, que possui o cadarço mais fino no cabedal, é o dockside. Ele tem um formato alongado e, mesmo sendo mais tradicional, oferece um visual mais robusto para a produção.

Em quais ocasiões ele é indicado?

A peça é imprescindível para um look esporte fino e pode ser usado até mesmo de forma despretensiosa para ir ao trabalho. Inicialmente, foi um calçado muito utilizado em regiões de baixas temperaturas, mas atualmente é o calçado preferido para compor looks em localidades que possuem um clima mais quente.

Dessa forma, com a chegada do verão, vale a pena investir nesse calçado para dar um passeio pela praia ou parque, sem perder o estilo e o conforto. São calçados que também caem bem em situações mais descontraídas, para reduzir a formalidade de visuais mais sofisticados, como as calças de alfaiataria.

Apesar disso, vale a regra básica quando o assunto é como usar mocassim: roupas neutras, mais sóbrias e discretas pedem um tipo de calçado mais clássico, num tom mais sério. Já os mocassins coloridos podem ser escolhidos para compor peças descoladas e mais modernas.

Em quais combinações ele não é indicado?

Assim como qualquer tipo de roupa, existem combinações que reduzem a elegância do calçado. A maioria dos especialistas de moda não indicam o uso do mocassim com meias, mesmo que sejam mais curtas.

Por isso, utilize sempre esse calçado sem meias ou com meias invisíveis (aquelas mais finas que ficam escondidas pelas laterais do sapato).

Além disso, jamais utilize mocassins com moletons, bermudas abaixo do joelho, roupas fabricadas com tecidos sintéticos ou de tamanhos mais largos e desproporcionais ao seu corpo.

Como usar mocassim?

A primeira dica é verificar o comprimento da calça que irá compor o look. Aqueles que optam pelo mocassim e não sabem por onde começar, o jeans skinny é certeza de um visual de sucesso.

Já aqueles menos temerosos podem arriscar o mocassim com outras peças, como bermudas e calças de alfaiataria, mas devem prestar atenção a detalhes como:

  • a largura da boca da calça, que não pode ser grande;
  • o comprimento da calça, que não deve ser longo.

Opte por calças com o comprimento de aproximadamente dois dedos acima do calcanhar. Lembre-se: o sapato mocassim é único e foi feito para ser visto!

Os mocassins do tipo dockside, com solas de borracha, são ideais para serem combinados com bermudas, principalmente por terem sido popularizados entre velejadores no passado.

Combine ainda com camisas de tecido mais leve, como as de linho ou aquelas mais finas usadas com as mangas dobradas. Também vale escolher bermudas de sarja e combiná-las com camisetas básicas. Atenção para a combinação das cores: siga a cartela de cores, que orienta o uso de tons sóbrios entre si ou coloridos complementares.

Para sair à noite, aposte nas calças chino, utilize camisas mais leves e mocassins produzidos a partir de materiais lustrados, como o couro e o verniz. Aumente a elegância combinando tons terrosos, cores neutras e tradicionais, como o marrom, bege, branco e azul, que remete ao estilo navy.

Se preferir calças de alfaiataria, complemente a parte de cima com camisas de linho e não se esqueça de preferir peças com a barra mais alta que o tradicional. Finalize o look com mocassins mais simples, sem muitos detalhes.

Atualmente, o mocassim é o calçado preferencial dos homens que esbanjam estilo de forma mais despojada. Tornou-se peça essencial nos guarda-roupas de pessoas, das mais clássicas até as mais modernas. Afinal, não há quem não goste de uma peça versátil e confortável!

Agora que você já sabe como usar mocassim, organize seu guarda-roupa para a estação e coloque em prática as nossas dicas. Se você ainda não possui um exemplar desse calçado tão querido pelos homens, não perca mais tempo!

No site da CNS+ é possível encontrar ótimos modelos de mocassim, de qualidade superior e preços especiais. Quer ficar estiloso, manter a elegância e não abrir mão do conforto? Acesse agora a nossa página e escolha o seu!

 

Powered by Rock Convert