tipos de sapatos masculinos
MODA SAPATOS

Tipos de sapatos masculinos: como escolher a melhor opção? Tempo de leitura: 6 min

Você costuma se confundir na hora de comprar calçados masculinos? Acreditamos que sim, pois são muitos os modelos disponíveis no mercado, não é mesmo? Para facilitar o dia a dia de quem quer comprar novos pares, preparamos um miniguia com os principais tipos de sapatos masculinos.

Acompanhe a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Oxford

No sapato Oxford, o local onde estão os furos (abas) para o cadarço é fixo ao cabedal ou corpo do calçado. Em geral, ele é indicado para ocasiões formais em eventos noturnos.

Experimente sofisticar o look, usando o modelo de sapato social masculino Oxford CNS Houston na cor preta com calça de alfaiataria cinza chumbo, camisa social branca e cinto de couro preto.

Derby

O local dos furos (abas) é solto em relação ao corpo do calçado, gerando maior ajuste ao peito do pé. Esse detalhe permite que o calçado Derby seja mais confortável e, por isso, ideal para quem tem o peito do pé alto.

O Derby está entre os tipos de sapatos masculinos que podem ser usados com terno mais casual, blazer, jeans e calças chino. Na CNS você encontra modelos variados de calçados Derby nas cores preto e marrom. Vale o investimento!

Brogue

Os furos presentes no sapato Brogue não estão ali por acaso. Dizem que eles foram feitos para drenar a água da chuva quando os homens estavam fazendo atividades no campo.

O estilo Brogue combina bem com trajes casuais, como jeans, camisa esportiva e blazer. Também podem ser usados com calça de sarja e camisa polo. A nossa dica é o sapato CNS Brogue Kenner na cor café + jeans + camisa social slim azul-marinho. Aposte nesse look elegante e casual para eventos mais informais diurnos ou noturnos.

Mocassim e Loafer

O mocassim é um sapato sem cadarço com formato da letra “U” na parte de cima do cabedal. O termo também é usado para descrever a seguinte construção: um pedaço de couro segue da sola até a lateral do calçado e é costurado a um outro pedaço de couro.

Esse tipo de calçado deve ser usado em ocasiões informais. Combina com jeans, calça chino, bermuda, t-shirt e camisa polo. Mocassins também coordenam com calças de veludo em dias mais frios.

Boat Shoe

Também conhecido como Top Side ou Dockside, esse tipo de sapato costuma ser feito em lona ou em couro e tem o solado riscado. Ele é indicado para ser usado em produções diurnas e completa o look com bermuda e t-shirt.

Mas também combina com jeans slim e t-shirt sem estampas para compor um visual moderno e descontraído. Ideal para viajar e para o churrasco de final de semana.

Monk Strap

O sapato Monk não tem cadarço. Ele apresenta uma faixa que passa por cima do peito do pé e culmina com uma ou duas fivelas de metal posicionadas nas laterais.

Atualmente, o sapato Monk é considerado o queridinho da moda. Depois de longas temporadas sendo “desprezado” por não ser social nem esportivo, ele ressurge nos pés de homens antenados e descolados. Use sempre com looks mais informais!

Side Gore

O Side Gore é considerado uma variação do Mocassim e do Monk também. O que difere esse modelo dos demais é a presença de duas tiras de elástico colocadas nas laterais do calçado.

É usado apenas em looks informais e, se tiver o cano mais alto, pode ser usado como bota.

Bota Chelsea

O modelo de bota Chelsea diferencia-se das demais por ter elásticos no lugar de cadarços. Ela é prática, confortável e confere estilo ao look. Aposte em um par de botas Chelsea na cor preta e também nas cores bege, marrom e cinza.

O couro e a camurça são os materiais eleitos para esse tipo de calçado, ou seja, vale investir em ambas!

Coturno

A origem desse tipo de bota é o uso militar e suas principais características são o solado grosso, o cano alto com amarração de cadarço e o couro rígido. O coturno difere da work boot por ter biqueira na ponta do calçado.

Pode ser usado com jeans, calças de sarja ou veludo. Porém, evite as clores claras. Indicado para os dias frios, o coturno cria looks interessantes se combinados com casacos pesados ou jaquetas de couro.

Em geral, as botas são calçados versáteis e práticos, que compõem tanto looks formais (sociais), quanto looks informais. É interessante ter um ou mais pares delas para serem usados no inverno e nos dias chuvosos.

Sapatênis e Tênis

O sapatênis está entre os tipos de sapatos masculinos mais esportivos. Ele não é formal como os calçados tradicionais, mas também não é tão informal como o tênis esportivo. Seu uso é estritamente casual e pode ser aplicado no dia a dia com jeans, bermuda de sarja e t-shirts.

O sapatênis ou tênis branco pode ser usado com bermuda jeans e t-shirt listrada, por exemplo, em dias de muito calor. Já o sapatênis preto compõe um look urbano e despojado, se for usado com calça de sarja e jaqueta jeans!

Tênis Slip-On

O tênis Slip-On ou Iate é prático, versátil e extremamente confortável, e por esses motivos tornou-se um dos calçados preferidos de homens modernos e descolados. Eles não têm cadarços e criam looks incríveis com jeans tradicionais e slim, calças de sarja e bermudas. Ideal para o clima tropical.

Experimente combinar um dos modelos Slip-On CNS com bermudas jeans ou de sarja e camisa polo em tonalidade clara para usar em um dia de verão. Você terá um look casual e adequado para o clima!

Mule

A mule saiu do guarda-roupa feminino e invadiu o universo masculino! Caracterizado por ser fechado na frente e aberto atrás, a mule masculina tem ganhado destaque nos pés de homens antenados e descolados.

Transita bem em ambientes informais, como passeios ao ar livre e espaços litorâneos. Pode ser usada com bermudas de sarja e t-shirts.

É importante que o homem tenha vários tipos de sapatos masculinos no guarda-roupa, pois cada situação exige um modelo específico. Trabalho e reuniões de negócios, festas e jantares formais, almoço informais e viagens são algumas dessas situações, nas quais apresentar-se bem fará toda a diferença!

Na CNS + apostamos em Tênis de Couro e Sapatênis de diversos estilos, desde os mais esportivos aos mais formais. Aqui você encontrará o par ideal para o seu dia a dia. Acesse o link e adquira já o seu par!

Powered by Rock Convert