como aliviar o estresse
ESTILO DE VIDA

Fique por dentro de como aliviar o estresse e relaxar mais Tempo de leitura: 3 min

“Fulano está uma pilha de nervos” — quem nunca disse essa frase (ou foi alvo dela)? Afinal, é rotina puxada de trabalho com funcionários e projetos para gerir, trânsito caótico na cidade, diversas obrigações diárias com família, entre outras tantas atividades que sobrecarregam qualquer um. Não é à toa que tantos homens se perguntam sobre como aliviar o estresse.

Do contrário, podem acabar sucumbindo e sofrendo os vários efeitos desse mal, como fadiga mental, moleza no corpo, mau humor, dor de cabeça, insônia, irritabilidade constante, maior propensão a desenvolver transtornos de ansiedade e até mesmo vícios.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas de como aliviar a pressão do dia a dia e relaxar mais para você não ter que lidar com esse problema. Acompanhe!

Desprenda-se do celular

A primeira dica é se desprender do seu celular, especialmente ao chegar em casa após um longo e cansativo dia de trabalho. Dessa forma, nada de ficar 24 horas conectado ao aparelho checando os e-mails, as notificações de redes sociais ou as mensagens de aplicativos de comunicação (Skype, Hangouts, WhatsApp, Telegram etc.).

É importante agir assim para que a sua vida profissional não sobressaia à sua vida pessoal, de forma que você possa aproveitar as suas horas livres sem preocupações e fazendo o que gosta: descansando, ouvindo música, meditando ou cozinhando, por exemplo.

Pratique uma atividade física

Uma segunda dica é praticar algum esporte ou alguma atividade física, como corrida, ciclismo, crossfit ou musculação. Isso porque, ao se exercitar com frequência, você reduz a presença do hormônio cortisol no seu corpo. Produzido no nosso organismo quando estamos em períodos de estresse, ele é responsável por todos os problemas físicos e/ou psicológicos citados no início do texto.

O melhor de tudo é que, além de colocar o estresse para escanteio e ter uma vida mais saudável, você ganha muito mais resistência, aumenta o seu condicionamento físico e ainda fica em forma. Ou seja, realmente vale a pena investir nisso!

Tenha um hobby

Além das duas sugestões anteriores sobre como aliviar o estresse, também é uma excelente ideia ter um ou mais hobbies no seu dia a dia e fazer algum programa regularmente (seja sozinho, seja acompanhado) por puro prazer e entretenimento. Por exemplo, você pode:

  • bater uma bola com os seus amigos no final de semana;
  • sair pela cidade fotografando pontos turísticos ou de seu interesse;
  • participar de campeonatos de videogame;
  • matricular-se num curso para aprender um novo idioma;
  • viajar aos sábados e domingos para cidades que você ainda não conhece;
  • ir ao teatro e ao cinema assistir a apresentações, filmes e espetáculos;
  • fazer trilhas na serra ou em reservas ecológicas.

Como você viu neste post, saber como aliviar o estresse pode ser mais fácil do que se imagina e só requer a mudança de alguns hábitos. Por isso, siga as nossas dicas e tenha uma vida muito mais leve e tranquila. Afinal, você merece, meu amigo!

E já que falamos sobre hobbies, veja como montar uma noite de jogos para relaxar e se divertir com a rapaziada!

Powered by Rock Convert