Saiba como programar uma viagem em 5 passos
ESTILO DE VIDA

Saiba como programar uma viagem em 5 passos Tempo de leitura: 4 min

Seja a trabalho ou para fazer um break na rotina, antes de pegar as malas é preciso saber como programar uma viagem. Afinal, seguindo alguns passos básicos, é possível evitar contratempos e curtir o passeio ao máximo. A programação deve incluir os preparativos pré-viagem, roteiros, hospedagem e passagem, mas não apenas isso.

Os detalhes do passeio também consideram seu lado profissional, sendo muito importante deixar todas as tarefas concluídas e, se preciso, outras delegadas. Saindo de recesso com toda a agenda organizada, você mostra seu profissionalismo.

Quer viajar tranquilo? Neste post, apresentamos algumas dicas primordiais para os viajantes de plantão! Confira:

1. Escolha o mês ideal

Dependendo do local para o qual você pretende viajar, pesquisar sobre o clima e saber se o mês é de alta ou baixa temporada é fundamental. Isso porque, para alguns pontos turísticos, é mais vantajoso viajar em épocas específicas do ano. Geralmente, os melhores meses são abril, maio, agosto, setembro e, claro, fora dos feriadões.

Após verificar e decidir pelo melhor período, você deve checar com o RH da sua empresa se já pode tirar férias. Confirmados seus 30 dias de recesso, é necessário certificar com antecedência a data escolhida para descontá-los. Tenha em mente que o prazo mínimo exigido pelas empresas é de 20 dias para comunicar a sua decisão aos responsáveis.

2. Faça um planejamento financeiro

Ver quanto você pode gastar é, de longe, a forma mais importante de como programar uma viagem. Afinal, endividar-se no passeio dos sonhos ou ficar sem dinheiro para um roteiro tão desejado, não é uma opção legal.  Não tem segredo, basta pesquisar e calcular!

Será preciso entender quantas pessoas da família vão viajar, qual o meio de transporte mais vantajoso, o local que você deseja ficar etc. Também cheque se é mais proveitoso contar ou não com uma agência, pois os valores finais podem variar muito.

Ah, uma super dica de economista é: mesmo que você tenha uma reserva de dinheiro para pagar à vista, caso o seu cartão de crédito tenha um programa de bônus e as parcelas forem sem juros, vale a pena pagar com ele.

Dessa forma, você acumula bônus que podem ser convertidos em milhas e contribuir para as próximas férias. Pense nisso!

3. Decida como você vai viajar

Cada meio de transporte tem sua vantagem, seja ele o tempo do percurso, comodidade ou economia. E, claro, isso também depende do destino. Então, na hora de verificar a melhor alternativa, não considere apenas o preço, inclua na conta a comodidade porque, muitas vezes, o barato pode sair caro.

Para quem decidiu por um tipo de locomoção que dependa da compra de passagem, como avião, é interessante começar a checar com certa frequência os valores dos voos. Quem sabe você não se depara com aquela promoção?

4. Reserve a hospedagem

Quanto mais procurado for o destino, mais rapidamente as hospedagens se esgotam. Então, se você encontrar o lugar ideal, não perca tempo! Pesquise, também, em aplicativos de reservas, alguns deles permitem que você reserve o local sem taxa de cancelamento.

Antes de fechar negócio, confira o horário de saída, entrada, exigências e permissões da hospedagem e veja se está tudo alinhado às suas expectativas.

5. Elabore um roteiro

Inclua os pontos turísticos e locais que tenham mais a ver com a sua personalidade e tipo de viagem — em família, a trabalho etc. Para garantir a diversão, não reserve muitas atividades para o mesmo dia, tente manter uma média de, no máximo, três passeios diários. 

Confira as avaliações de visitantes sobre os lugares e considere, também, as distâncias entre os pontos de visitação e sua hospedagem. Se for possível fazer reservas de roteiro online, não se acanhe, pois é uma ótima forma de poupar tempo.

Não quer ter transtornos na viagem? Agora você já sabe como é fácil evitar isso! Basta escolher corretamente o mês, hospedagem, roteiro e, claro, fazer o planejamento financeiro. Tudo isso com antecedência, pesquisas e referências! Aí sim, só faltará dizer: boa viagem!

Saber como programar uma viagem e deixar tudo organizado no trabalho antes de ir é garantia de tranquilidade! E aí, curtiu este post? Aproveite a visita e conheça nosso texto sobre comportamentos profissionais!

Powered by Rock Convert