5 dicas essenciais para encontrar qual o seu hobby
ESTILO DE VIDA

5 dicas essenciais para encontrar qual o seu hobby Tempo de leitura: 3 min

Você sabe responder qual é o seu hobby? A partir da fase adulta, a rotina passa a ser mais atarefada, corrida e até estressante. Por isso, é comum não fazer absolutamente nada depois de voltar para casa.

No entanto, um passatempo consegue influenciar positivamente na sua vida pessoal e profissional. Ele ajuda na saúde física e mental, consequentemente, aumentando o foco e produtividade. Tudo isso acontece graças ao sistema de recompensa do cérebro. Ao praticar uma atividade estimulante, são liberadas substâncias que elevam a sensação de bem-estar.

Pensando em ajudar você nessa tarefa de encontrar o hobby ideal, montamos este post com 5 dicas essenciais. Está interessado em encontrar algum entretenimento? Então confira mais a seguir!

1. Observe suas habilidades

É comum buscar por hobbies que dependam dos seus talentos. Tente encontrar atividades com as quais você tenha afinidade para começar a praticar frequentemente. Vale a pena, inclusive, lembrar do que você fazia durante a infância.

Por exemplo, se você gostava de desenhar quando criança, tente resgatar essa habilidade. Ou então, se estava sempre correndo pelos cantos, por que não voltar a correr antes ou depois de chegar do trabalho?

2. Preste atenção na sua personalidade

O exercício do autoconhecimento é fundamental para todas as pessoas. E ele serve também para encontrar alguma atividade de distração da rotina. Pense nas suas melhores características, se é corajoso, gosta de ajudar as pessoas ou admira algum esporte ou expressão artística.

Caso você tenha dificuldade em encontrar suas virtudes, conte com a ajuda de um papel e uma caneta durante o dia e, sempre que perceber alguma, anote rapidamente. É mais fácil buscar por aquilo que realmente gosta identificando os traços da sua personalidade.

3. Descubra o que desperta paixão em você

Sabe quando você está passando os canais pela televisão, encontra um programa que instintivamente o faz parar para assistir? Ou assuntos que você gosta de discutir ou debater com os amigos? Essas são formas de encontrar aquilo que lhe desperta paixão.

Coisas que você sempre quis fazer, mas nunca teve tempo ou disposição para sair da zona de conforto, geralmente, também indicam possíveis hobbies que combinam com a sua personalidade.

4. Lembre-se daquilo que começou e não terminou

Seja uma leitura, curso, artesanato, etc., sempre tem aquela atividade pela qual você se interessou, até chegou a começar, mas desistiu antes de terminar, não é verdade? Caso você esteja em busca de um passatempo novo, uma boa ideia é tentar retomar essa tarefa.

Se o problema é não saber por onde começar, você pode aproveitar os diversos sites e vídeos que estão na internet de forma gratuita, cheios de tutoriais e dicas para quem quer aprender algo novo.

5. Organize horários

Como a maioria das pessoas tem uma rotina cheia, organizar um horário para praticar um passatempo é essencial para conseguir conciliar com o seu trabalho, estudo e vida social. Para ajudar, faça uma lista de tarefas com tudo o que você obrigatoriamente precisa fazer e nos espaços livre, separe um tempo, mesmo que pequeno, apenas para relaxar e se distrair.

Sabendo qual o seu hobby favorito, você consegue uma maior qualidade de vida, influenciando até mesmo a sua imagem profissional. Afinal, uma pessoa bem-disposta é muito mais valorizada em um ambiente de trabalho.

Gostou do post? Então leia mais sobre como a sua imagem pode afetar o seu comportamento no trabalho.

 

Powered by Rock Convert