SAPATOS

Como usar oxford? Aprenda já a usar esse tipo de sapato Tempo de leitura: 6 min

Geralmente feito em couro e com amarração na área interna do cabedal do sapato, ele começou a ser usado na cidade de Oxford (é justamente daí que vem o seu nome) pelos alunos da universidade do município britânico e ganhou o mundo como um dos modelos de calçados sociais mais adorados pelos homens. Porém, ainda há muitos que quebram a cabeça tentando saber como usar oxford com estilo e bom gosto.

Alguns caras, inclusive, até confundem ele com o brogue, que é outro modelo popular e que também surgiu no Reino Unido, mas que tem como principal característica os vários furos na superfície dele. Logo, ambos não são a mesma coisa, certo?

Por essa razão, reunimos neste post os questionamentos mais comuns a respeito desse sapato para você sanar suas dúvidas e entender de uma vez por todas como mandar ver no visual. Confira!

Como combinar a cor do calçado com a da roupa?

A primeira dúvida, como não poderia deixar de ser, é como combinar a cor do calçado social com a dos demais itens da produção.

A razão disso é que muitos caras ficam receosos na hora de usar roupas com tonalidades que não estão acostumadas. Geralmente, fazem uma mistura visualmente desagradável e, com isso, acabam reduzindo o guarda-roupa somente a peças neutras.

Se esse também é o seu caso, não se preocupe: há solução para o seu problema! A grande sacada é pensar nas cores que, geralmente, o oxford tem, que são o preto e o marrom, e escolher calças, camisas, ternos e afins que tenham tons complementares ou análogos a elas, como os pastéis, os terrosos, os cinzas, os verdes e os azuis.

Oxford combina com jeans?

Essa é outra dúvida bastante comum entre quem quer aprender a como usar oxford. Afinal, desde cedo, a maioria dos homens escuta que sapato social só se deve usar com calça de alfaiataria e que jeans é, segundo o senso comum, um item despojado e informal. No entanto, ambas as afirmações são verdadeiros mitos e você não deve se deixar levar por eles!

Isso porque, das principais características do modelo oxford, é justamente a versatilidade dele que o permite se encaixar não só em visuais formais, como também naqueles que são casual chic ou esporte fino. Ou seja, ele pode, sim, ser usado com jeans, sem problemas.

Porém, o segredo para que haja uma harmonia entre as duas peças é que a calça seja nas cores azul-marinho ou preto, apresente costura reta ou slimfit, não tenha lavagem — em outras palavras, aquele desbotamento típico de muitas versões — e não conte com rasgos ou riscos.

E com outras opções de calça?

“Certo, eu entendi que, além da tradicional calça de alfaiataria, o jeans está liberado. Mas e os outros tipos de calça? Também dá para usá-los com esse sapato masculino?”, você deve estar se questionando. Por isso, saiba que há sim mais uma alternativa: a sarja.

E o interessante é que ela vem para completar a opção anterior e diversificar ainda mais o seu guarda-roupa, já que são encontradas nos mais diferentes tons pastéis, terrosos, cinzas, verdes e azuis — justamente as cores que citamos no primeiro tópico e combinam facilmente com o couro preto e marrom. Portanto, pode investir nelas sem medo!

Além do terno, com o que usá-lo para ir ao trabalho?

Oxford e terno são, sem dúvidas, uma combinação infalível para o ambiente de trabalho, as reuniões com fornecedores e os jantares de negócios. Porém, nem sempre você está disposto a usar todo dia o mesmo visual ou simplesmente não conta com tantos modelos de terno no seu guarda-roupa — o que é completamente normal, viu?

Por isso, é importante saber com que outras opções esse sapato vai bem para não ficar na mão e comprometer o visual. E o bom é que, como já falamos, o oxford é um calçado versátil, o que o ajuda (e muito) na hora de se vestir.

Prova disso é que você pode explorar blazers, paletós, camisas sociais e calças jeans e de sarja. Abaixo, nós reunimos algumas sugestões de composições para inspirá-lo. Veja:

  • paletó, camisa social, calça jeans e sapato;
  • blazer, camisa social, calça jeans e sapato;
  • camisa social, calça de sarja e sapato;
  • camisa social, calça jeans e sapato.

E para um visual menos formal/clássico?

Se você deseja um visual menos formal/clássico para um evento, uma confraternização da empresa, uma celebração de matrimônio, um workshop ou um meeting com outros profissionais, por exemplo, vale a pena investir na pegada esporte fino ou casual chic ao se arrumar.

Na prática, isso significa ir além das sugestões anteriores e adotar no visual os itens que vão trazer um estilo mais leve e antenado com as tendências da moda, como cardigans, blusões, suéteres, jaqueta jeans, calças de linho e calças de alfaiataria cropped.

Quais as roupas que não caem bem com esse sapato?

Já falamos (e muito) sobre como usar oxford e com o que combiná-lo no dia a dia. Agora, é o momento de prestar atenção ao que não deve ser usado com ele para não parecer que você acordou atrasado e simplesmente vestiu as primeiras coisas que viu pela frente! De uma forma geral, é muito fácil saber o que deve ser utilizado.

Basta lembrar que peças muito informais não são uma boa escolha pelo contraste com o calçado que é social. Logo, regatas, calças moletom, bermudas de tecido, shorts tactel, camisetas básicas ou longlines devem ser evitados!

Quais acessórios harmonizam com o oxford?

Por fim, não dá para encerrar este post sem falar sobre os acessórios que harmonizam com o sapato oxford, não é verdade? Afinal, esses itens estão presentes no dia a dia do homem moderno que se preocupa com o próprio visual e sabe a importância de ter estilo, independentemente da situação.

Prova disso é que eles ocupam cada vez mais o papel de destaque em muitas produções. Entre os principais, podemos citar, é claro, os relógios sociais — que têm pulseira de couro e caixa de aço — e os óculos com armações no formato aviador ou vintage.

Além deles, você pode apostar em pulseiras e anéis de metal ou prata, carteira de couro e chapéus (do tipo homburg, panamá, porky pie e/ou fedora).

Agora que você já está ciente de como usar oxford, não há mais como errar na hora de se vestir. Por isso, capriche na produção e fique com o visual sempre impecável, seja para o trabalho ou um evento.

E se você está atrás de adquirir mais modelos de sapatos, aproveite e ​confira nossa loja virtual!

Powered by Rock Convert