sapato preto
MODA SAPATOS

Sapato preto: peça curinga no guarda-roupa masculino Tempo de leitura: 3 min

Não por acaso, o sapato preto é aquela peça curinga do guarda-roupa masculino, pois eles são bonitos, estilosos, práticos e versáteis. No entanto, você sabe quais são os modelos mais conhecidos e em quais situações deve usá-los?

Preparamos uma lista com os principais tipos de calçados masculinos para que você acerte o passo ao compor os próximos looks. Confira a seguir!

Estilo Oxford

O sapato Oxford tem como características principais a ausência de abas e o fato de ser todo costurado e ter cadarço para amarração. Originário da Irlanda e da Escócia, o calçado ganhou esse nome devido à preferência dos jovens que estudavam na Universidade de Oxford.

O sapato Oxford é, sem dúvida, o mais elegante calçado masculino. Compõe looks elegantes se combinado com blazers, ternos e camisas sociais. Experimente também coordenar o sapato preto Oxford com calça de alfaiataria risca de giz e camisa social slim branca ou azul clarinho.

Estilo Derby

Esse modelo tem cadarço e pode ter o bico mais quadrado. O calçado Derby tem ainda abas na altura do cadarço e, por isso, é indicado para quem tem o peito do pé alto.

Ele é menos formal que o sapato Oxford. No entanto, também confere elegância ao look. O sapato preto de estilo Derby combina bem com jeans escuro, blazer, casaco de couro ou malha de lã. Opte sempre pelas camisas, a fim de garantir sofisticação ao visual.

Estilo Brogue

Chamamos de Brogue os calçados que têm furinhos decorativos na sua superfície. Esse estilo pode aparecer tanto no modelo Oxford quanto no Derby, assim como em botas.

Em sapatos de bico arredondado ou comprido e fino, a ornamentação característica do estilo aparece ainda em biqueiras com detalhes em formato de W.

O sapato Brogue é uma ótima opção para ser usado com calça jeans escura e camisa esportiva, mas também pode ser usado com calça e camisa social. Isso significa que o sapato nesse estilo transita muito bem em ocasiões tanto formais como informais.

Estilo Mocassim

O sapato estilo mocassim é fechado e não tem cadarço. Distingue-se por ter uma faixa de couro com desenho vazado ou detalhes na parte superior do peito do pé, como fivelas decorativas.

Esse tipo de calçado é conhecido pela praticidade e versatilidade, sendo mais indicado para uso com calça jeans ou de sarja. O look pode ser coordenado com camisa polo ou t-shirt em cores neutras e sem estampas.

Dicas para conservar os calçados

Para que os calçados tenham vida útil maior, é necessário ter alguns cuidados. Dessa forma, você poderá usá-los por mais tempo e terá sempre sapatos bonitos e bem conservados. Veja algumas dicas:

  • guarde os sapatos em locais secos e, se possível, em formas de madeira. Assim, eles não ficam com rugas ou dobras desnecessárias;
  • evite usar o mesmo par de sapatos por vários dias seguidos. O ideal é variar os modelos. Lembre-se de sempre deixá-los tomar ar depois de usá-los;
  • evite cremes e graxas à base de querosene para limpá-los. Esses produtos conferem brilho aos calçados, mas com o tempo podem ressecá-los.

Seja em uma situação mais formal ou em uma ocasião mais informal, o sapato preto confere elegância e sofisticação na medida certa. Porém, vale lembrar que investir em um calçado de boa qualidade é essencial para deixar o look bem alinhado!

Quer conhecer mais modelos para sempre acertar no visual? O driver, por exemplo, é um modelo que dá um ar descontraído, mas sem perder a elegância. Confira!

 

Powered by Rock Convert