como usar camisa polo
MODA

Conheça 3 dicas de como usar camisa polo Tempo de leitura: 4 min

A camisa polo é um item do guarda-roupa masculino bastante versátil e pode ser usada em vários ambientes e ocasiões. Apesar disso, muitos homens não sabem como usar camisa polo da forma ideal.

Por isso, selecionamos algumas dicas e formas de combinação, para ajudar os homens a explorarem todo potencial dessa peça atemporal, que fica bem em qualquer tendência. Confira!

Uma breve história da camisa polo

Com uma adaptação da camisa utilizada em partidas de tênis, o esportista René Lacoste ampliou a fama da peça na década de 1920, assim como criou a marca que mais é associada a esse estilo de camisa, que levou seu sobrenome.

Com a adoção do modelo pelas marcas mais famosas, como a Ralph Lauren, a camisa polo se popularizou e hoje é peça quase obrigatória nos guarda-roupas masculinos.

A peça adequada para cada ocasião

A primeira forma de acerto é saber escolher a peça adequada para o tipo de ocasião. Isso se refere às estampas, cores e tecidos. Acompanhe as diferenças:

Dia a dia

As melhores opções para um look diário são as combinações de camisa polo com bermudas mais curtas, até a altura do joelho. Opte pelas peças de modelagem mais reta, como as de alfaiaria, e evite as cargo, que deixam a aparência mais pesada.

No ambiente de trabalho mais informal, combine sua camisa polo com calça jeans: é impossível essa dupla ficar mal!

Para os mais ousados, faça composições divertidas, com uma bermuda xadrez, por exemplo, ou combine cores mais vivas, sempre respeitando a paleta de cores complementares ou análogas.

Eventos formais

Em eventos formais, opte por cores mais sóbrias, sem estampas para não destoar dos demais. O contraste diminui as chances de erro, logo, se a camisa for clara, escolha uma calça mais escura.

Usar a camisa por dentro da calça pode não cair bem, dependendo do tecido da peça. Mas, usualmente, em eventos mais formais não há problemas. O importante é lembrar que a camisa polo nunca deve ser usada no dress code esporte fino.

3 dicas de como usar camisa polo

1. Escolha o tamanho correto

A peça deve estar confortavelmente adaptada ao corpo, sem estar colada ou folgada demais, o que transmite a impressão de desleixo. Para isso, é preciso garantir comodidade nos braços e no tronco.

O corte ideal é aquele em que a linha de costura do ombro recai exatamente sobre o meio do ombro e com o comprimento alcançando a linha do quadril.

O ajuste não é possível devido à falta de elastano na composição do tecido e, por isso, se estiver muito justa pode se tornar desconfortável e marcar demais o tronco.

Em relação às mangas, as curtas são as mais comuns. Por isso, o comprimento deve estar entre o ombros e o cotovelo. A largura pode ser um pouco mais apertada, mas tome cuidado para não incomodar nas axilas.

2. Combine a peça com acessórios

A camisa polo fica perfeita se combinada com acessórios que acentuem o estilo e a personalidade do usuário. Por isso, abuse de pulseiras, que podem ser de couro, metal ou com detalhes dos dois materiais. Além disso, nunca dispense o relógio, peça também imprescindível na indumentária masculina.

Quanto aos pés, é possível combiná-las com sapatos, tênis e botas, por isso é tão democrática. Basta saber qual estilo você quer assumir. Não se esqueça dos cintos, chapéus ou óculos escuros.

3. Saiba explorar as opções do mercado

Se a intenção é ter estilo, usar opções diferenciadas, como as estampadas, pode ser boa opção. Existem modelos com estampas listradas, minimalistas, também conhecidas como POÁs (âncoras, animais, bigode, por exemplo), que podem ser exploradas de forma sutil, sem sobreposições para não carregar demais a produção.

A camisa polo é um item imprescindível no guarda-roupa masculino, pois é elegante e ao mesmo tempo casual.

Agora que você sabe como usar camisa polo, que tal entender mais sobre os diferentes dress code masculinos?

Powered by Rock Convert