dress code masculino
MODA

Dress code masculino: como se vestir em qualquer ocasião? Tempo de leitura: 4 min

O dress code masculino é usado como referência para a escolha de uma indumentária compatível com a ocasião e para padronizar as vestimentas dos convidados a fim de que ninguém se sinta deslocado com uma roupa formal demais ou desleixado.

Essas regras existem para facilitar a vida dos convidados, não para complicar. E apesar de reconhecer que, na dúvida, bom mesmo é ligar para o dono da festa, se você ainda não sabe qual traje escolher ou quer conhecer mais sobre dress code masculino, continue a leitura deste post!

Esporte

Esse traje pode ser confundido com o esportivo, mas é completamente diferente. Ele pode ser traduzido como um casual mais arrumado e escolhido, principalmente, para um evento mais informal, como um jantar na casa de amigos ou um aniversário.

Para se adequar a esse dress code masculino, opte por uma calça jeans, sarja ou chino. Combine com uma camisa, se estiver um clima ameno, ou camiseta de gola polo no calor. Complemente com um sapato casual, como um mocassim, ou um tênis (que não seja esportivo).

Dispense o uso da gravata e, se optar pela camiseta, finalize com um blazer bem cortado, de cores menos sóbrias, como o azul ou bege.

Esporte fino ou passeio

Esse dress code é um pouco mais formal que o esporte, para ser usado preferencialmente em eventos diurnos ou vespertinos, como um almoço, coquetéis ou vernissage. Nele, a gravata é opcional e o jeans pode ser escolhido para calças, contando que seja em um tom bem escuro.

Utilize um sapato do tipo Brogue, aqueles com furinhos, que caem super bem com uma calça de alfaiataria bege ou Monk strap, os de fivela na parte superior. Opte pela cor marrom, que é menos tradicional que o preto. Finalize com um blazer e escolha sua cor de acordo com o horário do evento: quanto mais cedo, mais claro.

Social ou passeio completo

Esse dress code masculino é utilizado, principalmente, em formaturas e casamentos. Por isso, opte por um terno ou costume e, para se diferenciar no evento, escolha um acessório, como relógio, abotoadura ou uma pulseira de metal.

A gravata é de uso indispensável e pode ser variada também para compor o look. O uso do colete é opcional e as cores preferenciais são bege e cinza claro para eventos diurnos e azul marinho, grafite e preto para ocasiões noturnas.

Prefira as calças mais ajustadas ao corpo, que permitem melhor caimento e complete o visual com um sapato tradicional, como o derby.

Black Tie

O traje mais formal, utilizado em bailes de gala, grandes premiações e eventos oficiais que, geralmente, exigem essa indumentária no convite. Para montá-lo é preciso smoking, com a calça costurada com uma tira de cetonas em cada lateral e uma faixa na cintura, camisa tradicional e gravata borboleta.

Para eventos noturnos, o clássico preto não tem erro, mas se o evento acontecer antes das 18h, o paletó pode ser branco. O sapato Oxford é exigência para manter a elegância.

Business dress code masculino

Esse tipo de dress code é exigido por algumas empresas para o trabalho e, por isso, deve ser composto por cores mais sóbrias, como ternos em tons de bege e cinza, camisa branca e sapatos de couro.

Vestir paletós ainda é preferível, mas não mandatório. Um blazer azul navy ou bege sempre cai bem para dias mais quentes, assim como o jeans, desde que sejam em tonalidades mais escuras e com a padronagem lisa.

Uma opção interessante para brincar com a seriedade da vestimenta é utilizar meias coloridas e estampadas, tendência da estação que permite que o usuário tenha um pouco mais de liberdade. Opte também por outros acessórios, como pulseiras de couro e metais, óculos escuros e relógio.

Saiba que o dress code masculino também pode transmitir a sua personalidade para outras pessoas, pois traços de comportamento são facilmente lidos na aparência. Por isso, mantenha sua roupa bem alinhada e nunca se esqueça do perfume!

Agora que você sabe tudo sobre dress code masculino, o que acha de conhecer melhor quais são as tendências da moda para se vestir cada dia melhor?

Powered by Rock Convert