tipos de tênis
ESTILO DE VIDA

5 tipos de tênis que todo homem deve ter no armário Tempo de leitura: 6 min

É preciso dar importância para os tipos de tênis masculinos e suas devidas combinações. São cores e estilos que se sobressaem ao look e, quando bem empregados, demonstram um poder bem maior que o de proporcionar extremo conforto: o de ser curinga na produção!

O objetivo deste artigo é mostrar como alguns tipos de tênis são imprescindíveis em qualquer guarda-roupa. Quer saber qual deles falta no seu? Acompanhe nosso post!

A origem desse calçado tão eclético

Esse calçado, que foi idealizado com o propósito de ser um acessório para a prática de esportes, ganhou mais importância pela resistência adquirida em 1839 por Charles Goodyear, que, por meio de um processo chamado de vulcanização, tornou a borracha imune às mudanças de temperatura.

O tênis se tornou popular e tido como peça aliada ao conforto quando, a partir dos anos 1950, foi utilizado por nomes como James Dean e Elvis Presley. A partir daí, recebeu a denominação “sneakers” — que significa calçado que não faz barulho — e até os dias atuais se tornou o calçado mais versátil e eclético que conhecemos.

A usabilidade do tênis

Presente no guarda-roupa de mulheres, homens e crianças, o tênis também é um calçado casual, sendo indicado para compor looks mais descontraídos e, principalmente, para a prática de atividades físicas.

Apesar disso, o acessório sempre foi evitado em ocasiões sociais, o que hoje pode se tornar uma tendência — que ainda deve ser explorada moderadamente, já que alguns modelos, como os de mola, logicamente, não conversam com calças de alfaiataria.

Há, ainda, designs diferenciados que tiram essa impressão esportiva e podem ser utilizados nos mais diversos ambientes, com roupas inusitadas — como um blazer, por exemplo. Por isso, apresentaremos alguns modelos que não podem faltar no seu armário. Acompanhe!

Tipos de tênis que não podem faltar em seu armário

1. De couro

Materiais como o couro e seus similares são peças-chave para looks mais sociais — e uma combinação mais certeira, se a ideia é utilizar esse tipo de calçado com terno: por ser um material mais nobre, faz a linha formal, sem abrir mão da personalidade. Porém, deve ser usado apenas se o ambiente permitir.

2. Casual branco

Quando o look pedir mais descontração, o casual branco é a peça ideal. Esse tipo de tênis sempre combina melhor com qualquer tonalidade de roupa, além de ser cheios de atitude:

  • combina perfeitamente com jeans, desde os de lavagem normal até os mais claros;
  • calças de tons terrosos a marrom também complementam a usabilidade do tênis branco;
  • roupas pretas e cinzas também complementam esse tipo de tênis, principalmente se formarem uma escala de cor;
  • experimente inovar o branco com meias coloridas;
  • tênis branco também fica ótimo com tons pastéis;
  • opte por esse calçado claro em dias quentes e não nos dias chuvosos!

3. Esportivo

Qualquer homem que se preze precisa ter um tênis esportivo, mesmo que não pratique atividades regulares! Na verdade, isso é mau, pois é preciso cuidar bem do corpo assim como do visual. Mas até mesmo para uma pequena caminhada é preciso estilo: por isso, nunca deixe de lado um tênis desse tipo, adequado para o tamanho do seu pé, de material resistente, confortável e de fácil absorção do suor.

4. All Star

Um homem moderno e descolado não pode deixar o tradicional Converse de lado. Pode ser de cano curto ou alto, de couro (que fica ótimo com calça de alfaiataria) ou de tecido. Independentemente da cor escolhida, o All Star transmite personalidade, além de ser extremamente fácil de combinar.

Abuse do calçado com calça jeans e camiseta, não omita o seu uso com bermuda e até mesmo com a barra da calça dobrada.

5. De trilha

A corrida em trilha — ou trail running — é uma atividade que tem ganhado cada vez mais adeptos. O tênis ideal para essa prática esportiva deve ter o cabedal feito de material resistente, mas macio (como couro ou nobuck), solados que garantem estabilidade nas passadas e flexibilidade.

Além disso, é preciso contar com material respirável e um sistema de drenagem, que ajudam na respirabilidade dos pés. O ideal é que o tênis de trilha tenha o mínimo de costuras possíveis, para garantir o conforto.

Principais combinações do tênis

Você conhece vários tipos de tênis, mas não sabe como escolher o melhor para o seu estilo? Acompanhe nossas dicas!

Entre tons

Antes de escolher as cores do seu calçado, tente se lembrar qual é a tonalidade favorita das suas roupas. Se você não pode ter vários modelos, opte por cores mais fáceis de combinação e não arrisque nos modelos muito chamativos.

Os tons mais neutros (como azul, verde-musgo, marrom e bege) são mais tradicionais e curingas no guarda-roupa. Aqueles de camurça são mais estilosos e passam bem em ocasiões formais.

Lembre-se que as cores podem ser análogas (vermelho, laranja e amarelo, por exemplo) ou complementares (azul e marrom). Utilize essa tática ao pensar na sua roupa e no tênis para combinar. Por exemplo, se você tem um tênis bege, invista numa calça mostarda.

A cor cinza está em alta e pode criar combinações modernas com amarelo, laranja ou vermelho, mas também pode acompanhar aquele preto básico e o branco, que combina com tudo!

Se você gosta de arriscar e quer chamar atenção com cores mais fortes, também pode combinar o tênis colorido com roupas mais sóbrias. Tons fechados nunca ficam mal, como o verde, por exemplo.

Pelo estilo

Jamais utilize tênis casuais, para o dia a dia, para fazer atividades físicas, mesmo que eles tenham cara de academia! Isso porque fazer exercícios físicos com tênis inapropriados podem causar problemas na coluna, nas articulações etc.

Por outro lado, o modelo fica excelente se combinado com jeans e camiseta, para um passeio pelo parque, um encontro com os amigos ou um cineminha.

Pra quem pretende viajar para a praia, o ideal é optar por modelos de cano baixo e sola mais fina, que podem ser utilizados tanto durante o dia quando a noite.

Tênis branco também fica ótimo, principalmente com bermudas e camisetas mais estampadas — como as florais que chegaram para ficar.

Se não quiser arriscar, aposte na calça de tom gelo ou mostarda, camiseta mais básica e um tênis colorido: você terá um look despojado, sem abrir mão do tradicional!

Seja qual for os tipos de tênis escolhidos, é importante que a composição seja pensada para transmitir sua personalidade. Às vezes, não é preciso muito para parecer descolado. Basta um calçado adequado para a ocasião, alguns acessórios interessantes e um sorriso no rosto!

A CNS+ é uma loja fiel ao público masculino e oferece produtos de qualidade, customizações e serviços diferenciados aos seus clientes. Acesse nosso site e conheça nossos calçados agora mesmo!

 

Powered by Rock Convert