como usar gravata
MODA

Você sabe mesmo como usar gravata? Aprenda já! Tempo de leitura: 3 min

Muitas pessoas não sabem como usar gravata porque a peça, antes larga e sem alternativas para uso casual, era sempre associada à indumentária social. Hoje ela pode ser usada em diferentes composições, sem deixar de ser um item de status e elegância.

Indispensável em qualquer guarda-roupa, existem, basicamente, quatro modelos de gravata — padrão, slim, borboleta e ponta reta.

Neste artigo, além de explicarmos algumas diferenças entre os tipos de gravata, também ensinaremos como escolher o comprimento, tamanho, cores ideais e como usar gravata em diversas ocasiões. Confira!

Tamanhos e modelos

O mercado deixou de comercializar gravatas largas para atender uma necessidade minimalista do homem moderno. A largura padrão, que antes variava de 8 cm a 9,5 cm, atualmente pode ser encontrada em até 4 cm. Veja, agora, os modelos mais comuns.

Padrão

Ideal para ser usada no ambiente de trabalho ou em ocasiões mais formais, com terno. Combina com todas as estruturas corporais, além de ser mais fácil de compor looks sem errar.

Slim

Mais fina e versátil, pode ser usada em composições casuais, eventos diurnos, inclusive com jeans. Apesar disso, é mais indicada para trajes ajustados ao corpo ou ternos se as lapelas forem estreitas. Também fica bem com colete e camisas estampadas.

Borboleta

A gravata borboleta é comumente usada em indumentária de gala, o smoking, para eventos como casamentos e formaturas. Apesar disso, com a liberdade de uso para homens modernos, também fica bem com:

  • camisa jeans de lavagem clara;
  • camisa branca, suspensório e colete;
  • jaquetas mais pesadas e casacos de frio;
  • blazer, se usado em cores que se aproximam da gravata.

Ponta reta

Também usada em composições mais casuais. Fica interessante com camisas estampadas e com jaquetas despojadas.

Cores e estampas

A combinação de cores é imprescindível em qualquer look. Eventos formais pedem gravatas de cores quentes, como dourada e marrom, e as frias mais tradicionais, como azul royal. 

Para homens que optam por usar gravata em looks diurnos, as cores rosa e vermelho chamam atenção e mantêm a elegância. Cores como cinza e preto são curingas, ficam bem em qualquer combinação.

Estampas para gravatas são sempre perigosas, principalmente se não forem minimalistas, pois podem transparecer informalidade. Se essa não for a intenção, opte pelas microestampas e as listradas.

Também tenha a certeza de que as cores escolhidas (se a gravata for estampada) combinam com o restante da roupa. Para isso, opte sempre por cores complementares ou análogas.

Comprimento

O comprimento é o aspecto mais controverso e discutido na hora de entender como usar gravata. Esse tamanho deve ser escolhido em função da altura da pessoa, porque é importante chegar somente até a ponta da fivela do cinto.

O comprimento maior ou menor do que isso reflete na harmonia de todo o visual. Também nunca se deve usar por dentro da calça ou sobre a barriga.

Os prendedores de gravata são acessórios interessantes para finalizar a composição mais formal, mas também devem ser presos à camisa e usados no ponto correto, que é 20 cm acima da ponta da gravata.

Combinações

Para não errar nas composições, é preciso ter em mente que, camisas estampadas pedem gravatas lisas, enquanto camisas lisas podem ser combinadas com gravatas lisas (com cores respeitando a paleta complementar ou análoga) ou estampadas.

O tom sobre tom também fica incrível, as combinações preferidas são em tons terrosos. Para eventos formais, use gravata lisa de cores neutras; para eventos informais, opte por estampas leves, minimalistas, listradas ou xadrez.

A manutenção da gravata também é essencial para garantir um visual sempre bonito: lave-as à mão e guarde-as penduradas sem o nó.

Agora que você sabe como usar gravata com elegância, entenda que o sapato também é imprescindível para manter o efeito: saiba como escolher o sapato social masculino!

 

Powered by Rock Convert