MODA

Saiba como usar chapéu com estilo Tempo de leitura: 4 min

Bastante usado antigamente como item quase obrigatório na indumentária masculina, o chapéu voltou a ser tendência de moda. Mesmo assim, muitos homens ainda se sentem inseguros quanto às possíveis combinações desta peça.

Além de figurar como ótima alternativa ao boné, o chapéu deixa o visual mais sofisticado ou descolado, dependendo do modelo escolhido, e também disfarça qualquer descuido do cabelo.

Se você ainda não sabe como usar chapéu mas sempre quis ter esse acessório, continue a leitura do nosso post de hoje!

Como usar chapéu e se manter estiloso?

Panamá

Este chapéu é feito de palha e, na verdade, tem origem no Equador. O Panamá leva uma fita que envolve toda a coroa e está disponível para comercialização em três cores: preto, marrom e bege, sendo o último o mais tradicional.

Trata-se de um tipo de chapéu que, apesar de lembrar calor e verão, não se limita a looks tropicais. Por isso, pode ser usados com camiseta, bermuda e tênis, mas também com camisa, colete, calça de linho, mocassins ou alpargatas.

Fedora

Ao contrário do que muitos pensam, o termo Fedora não descreve um modelo específico de chapéu, mas qualquer um que não tenha um nome específico.

Apesar disso, o mais clássico entre os denominados Fedora é feito de feltro e conta com uma dobra no topo, assim como um desnível na parte frontal ou traseira da aba, abraçando a cabeça sem cobrir as orelhas.

Um look ideal para ser usado com esse tipo de chapéu é um terno bem cortado. O Fedora também cai bem com jeans, camisa e blazer, num dress code esporte fino.

Boater

É do mesmo estilo que o Panamá, mas tem o topo reto e a trama da palha mais densa. Foi eternizado como o chapéu dos cariocas e dos boêmios, figurando como excelente pedida para tomar uma cerveja à beira mar vestido com uma camisa pólo, bermuda e chinelo birken.

Como alternativa para lugares fechados, o chapéu pode ser combinado com uma camisa estampada, calça de sarja ou alfaiataria e um sapato derby, por exemplo.

Porky Pie

É um estilo mais usado no inverno, combinado com casacos pesados. Assim como o Fedora, é feito de feltro, apesar de também ser encontrado em couro. Os calçados ideais para combinar com esse chapéu são os coturnos e trench coats.

Homburg

Modelo pequeno, tradicional e bastante confortável por se encaixar perfeitamente na cabeça. Pode ser facilmente combinado com um look mais básico. Porém, o ideal é usá-lo com trajes formais, portanto vale optar por um terno e um sapato Oxford.

Como cuidar do chapéu?

É preciso ter muito cuidado para que as condições do chapéu se mantenham impecáveis.

Esse acessório nunca devem ser molhado, por isso mantenha-o em local seco, arejado e sem poeira. Caso suje, siga as instruções de limpeza do fabricante e guarde-o na caixa apropriada, para que ele não perca o formato original.

Quais os cuidados necessários?

Os principais cuidados de uso estão relacionados à etiqueta: sempre que estiver de visita em outra casa, em um restaurante, sedes religiosas ou quando o hino nacional de qualquer país tocar, tire o chapéu.

Além disso, a combinação de cores evita que o uso do chapéu fique estranho. Combine as cores do seu acessório com as da jaqueta, blazer ou sapatos. Para chapéus coloridos, nunca se esqueça de escolher a roupa com tons complementares ou análogos.

Também é preciso selecionar uma peça considerando o formato da sua cabeça: se for longa e magra, jamais opte por um chapéu de coroa alta. Caso seja larga ou arredondada, não opte por um item de abas largas.

Bastante cuidado ao colocar o chapéu com os cabelos úmidos ou molhados: isso pode impedir a secagem e causar sérios danos ao couro cabeludo, como fungos e outras doenças, além de estragar o acessório.

A grande vantagem de descobrir como usar chapéu masculino é perder o medo de não saber como combiná-lo. Os itens estão no mercado para serem usados, então tenha coragem e supere suas expectativas com um look super exclusivo e moderno!

Agora que já sabe como usar chapéu de um jeito estiloso, que tal conhecer os tipos de sapatos para definir outra peça do seu look?

Powered by Rock Convert