Tipos de corpo masculino: saiba escolher as roupas certas para o seu! Tempo de leitura: 6 min
Existem diferentes tipos de silhueta masculina. Elas têm uma grande influência na harmonia visual e na hora de escolher uma composição. Além disso, a constituição física masculina também pode ser caracterizada de acordo com os tipos de corpo masculino. Uma designação ligada mais aos atributos estruturais e não tanto com a forma.
Apesar de ninguém nascer com estilo pronto, é possível criar um conforme percebe-se essas diferenças, conseguindo um efeito mais bonito e de acordo com o estilo pessoal do indivíduo. Independentemente se a pessoa não se enquadra nos parâmetros de beleza do mundo da moda, com as dicas certas é possível criar um efeito visual muito interessante.
Neste texto, selecionamos os principais tipos de corpo e silhuetas masculinas para que você se identifique, esconda aquilo que não agrada e ressalte as suas qualidades. Vamos lá?
Qual é a diferença entre silhueta e tipo de corpo?
Primeiramente, precisamos corrigir um equívoco que é bastante comum quando falamos de tipos de corpos. Não é raro que as pessoas confundam silhueta com o tipo corporal. Neste texto, nós vamos mostrar as duas definições, porém, antes precisamos deixar claro o que é cada uma.
A silhueta, em um significado mais amplo, está relacionada com a visão geral da forma de um corpo. O contorno, a proporção que aquele corpo representa. Dito isso, nós veremos que o corpo masculino pode se encaixar em 5 tipos de silhuetas.
Já o tipo de corpo tem uma relação mais profunda com as características musculares e estruturais do corpo humano. Isso quer dizer que, ao falar sobre a tendência de ganhar ou perder peso, como a massa muscular se distribui no corpo e formatos dos ossos, estamos nos referindo ao tipo de corpo.
Quais os tipos de corpo?
Podemos separar o corpo masculino em 3 tipos essencialmente: Mesomorfo, Ectomorfo e Endomorfo. Aqui, vamos entender quais são as principais características de cada um.
Endomorfo
O homem que tem mais gordura corporal e também consegue produzir mais tecidos musculares é conhecido como endomorfo. Além dessas características, um corpo endomorfo também tem ossos largos, coxas e quadris grandes. Em contrapartida, os braços e pernas são curtos, sendo um homem de estatura baixa. O rosto é, geralmente, arredondado.
Mesomorfo
De corpo magro e com bastante facilidade para ganhar massa muscular. O mesomorfo tem um porte mais atlético e o metabolismo mais acelerado, o que significa que tende a perder peso rapidamente.
Pessoas com esse tipo de corpo têm uma cintura fina e ombros largos, ao contrário do endomorfo, os braços e as pernas são bem definidos, tem uma estrutura mais forte. As mandíbulas são quadradas e as maçãs do rostos salientes.
Ectomorfo
Corpos como um todo estreitos e que têm baixo índice de gordura se encaixam nas características de ectomorfo. Os ombros e o rosto costumam ser triangulares. Perdem peso rápido, mas não ganham massa muscular com a mesma facilidade que um mesomorfo. Além disso, costumam ter uma estrutura mais delicada.
Quais são os tipos de silhuetas?
Para homens, existem 5 tipos de silhuetas: trapézio, triângulo, retângulo, triângulo invertido e oval. A seguir vamos entender como é cada uma e como escolher a melhor roupa para elas.
Trapézio
Nessa silhueta, os ombros e o peito são um pouco mais largos do que a cintura, mas as proporções são harmônicas. A maior parte dos itens de vestuário é pensada para esse tipo físico. Logo, o homem com corpo trapézio tem mais facilidade para escolher seu look.
Apesar disso, se ele tiver uma barriga saliente e quiser disfarçar, a dica é evitar roupas que chamem a atenção para a área do abdômen. Para os mais baixos, pode não ser uma boa ideia apostar em combinações monocromáticas e em listras verticais. Já os mais altos ficam bem com peças contrastantes.
Triângulo
Quando o quadril é mais largo que o tórax. Existe um truque para destacar o peito, a fim de equilibrar a parte de cima com a de baixo. É só utilizar listras na altura do peito, golas polo, cachecóis, echarpes e jaquetas volumosas — estilo bomber. No entanto, se seus ombros forem caídos, não recomendamos as blusas de malha.
A questão para garantir a harmonia é tirar a atenção da área inferior, principalmente se as pernas forem grossas. Para isso, considere utilizar calças mais secas, em tons mais escuros e sem detalhes chamativos. Não é aconselhado usar cinturas altas, mas blazers acinturados podem ajudar.
Saiba que as bermudas cargo aumentam o volume das coxas por causa dos bolsos e dos cintos muito chamativos. Se não quiser esse efeito, prefira tons próximos da calça.
Triângulo invertido
O peito e os ombros são muito largos, enquanto a cintura é mais fina e o quadril estreito. Para disfarçar as diferenças, é bom evitar calças skinny, por exemplo, pois elas destacam que as suas pernas são mais finas. Um truque para equilibrar o look é usar uma blusa escura com uma calça de corte reto ou slim fit.
Sendo assim, se você está nesse grupo, não indicamos camisas com listras horizontais, malhas muito pesadas e com relevo. Em vez de jaquetas volumosas, prefira as de corte seco, como as de couro, tipo biker e trucker jeans. Camisetas do tipo gola V também caem bem, pois alongam o dorso.
Outras peças que dão um resultado bacana são as calças com bolsos estilo faca, como as chino. Não podemos dizer o mesmo dos casacos com ombreiras, dos paletós ou dos blazers que estruturam os ombros.
Retângulo
Nessa silhueta, o peito, a cintura e os quadris têm praticamente as mesmas medidas. A proposta, aqui, é aumentar os ombros. Você pode usar listras horizontais, camisas de corte mais justo (com bolsos na altura do peito, levemente acinturadas), além de casacos de volume moderado.
O que acha de marcar a cintura para passar a impressão de um tipo físico mais atlético? Basta optar por calças retas ou slim fit e cintos, com tom similar ao do usado no sapato.
Oval
Mais comum em homens acima do peso. Nesse caso, sugerimos alongar o corpo e minimizar o uso de peças que chamem a atenção para a barriga. Veja o que costuma dar certo:
- golas V (para alongar o pescoço);
- acessórios (como cachecóis e óculos de sol);
- camisas com poucos botões abertos;
- tons escuros;
- listras verticais (em casacos e camisetas);
- composições monocromáticas;
- calças retas.
Para não mostrar esse formato de silhueta, temos duas dicas de mestre: evitar roupas muito apertadas ou largas demais, e não colocar a camiseta para dentro da calça.
Bem, a individualidade evidencia esses diferentes tipos de corpo masculino e silhuetas. A dica aqui é avaliar bem o formato do seu antes de escolher uma roupa. Mas não queremos que se limite a isso e acabe só se baseando em regras. Afinal, o importante é se sentir bem sempre. Seja livre para escolher aquilo que lhe agrada, mas use o bom senso para optar por peças que exaltam as suas qualidades e lhe deixam confortável.
Gostou do nosso texto sobre silhueta masculina e tipos de corpo masculino? Quer continuar aprendendo sobre moda? Que tal dar uma olhada em nosso texto sobre como escolher o seu estilo? Acesse agora e comece a definir o seu!
Deixe um comentário