Dress code corporativo: elegância também no trabalho Tempo de leitura: 4 min
Quando se fala de ambiente de trabalho, especialmente o empresarial, é difícil não se lembrar do dress code corporativo. Isso porque as companhias adotam uma série de políticas e normas internas de conduta profissional e querem que os funcionários sejam capazes de respeitá-las e passá-las adiante.
Para isso, é necessário “vestir a camisa” da organização e ter não só uma postura, como um também um visual condizentes com os valores, princípios e objetivos dela. Contudo, quando você se descuida da própria aparência e não se preocupa com o que veste no dia a dia, a sua imagem fica arranhada e muda a opinião que os seus colegas — e principalmente o seu chefe — têm sobre você.
Mas calma! Vestir-se no trabalho com estilo e bom gosto não é nenhuma missão impossível! É preciso apenas estar atento aos erros que devem ser evitados para não dar nenhuma bola fora, já que, como diz o ditado, “a primeira impressão é a que fica”.
Por isso, acompanhe nosso post e veja quais são alguns desses equívocos!
Apostar em visuais sensuais
Para começar, nada de se vestir de forma sensual. Ou seja, mostrando partes do corpo, como o peitoral, as coxas ou os bíceps, certo? Lembre-se de que você não está em uma cena da novela das nove, na qual tem que seduzir alguém e, para isso, precisa mostrar todos seus atributos físicos.
Ao contrário, está na empresa onde tem que trabalhar e exercer continuamente o seu profissionalismo para o sucesso dela. Portanto, bom senso para não acabar se tornando uma piada entre os seus colegas ou, ainda pior, ser advertido!
Descuidar da higiene pessoal
Um visual de atitude e que impressiona a todos não se resume apenas a ter um vestuário moderno e antenado com a moda.
Também é crucial que você não se descuide da sua aparência, pois isso corrobora com a ideia de negligência e indiferença consigo mesmo e com a marca que representa. Logo, nada de deixar, por exemplo, unhas sujas, cabelo volumoso e sem corte. Ah, e não se esqueça de manter uma barba de respeito.
Faça justamente o oposto e mostre que não só se preocupa com cada detalhe, como sabe valorizar o próprio físico e tirar proveito dele para atestar a sua conduta profissional.
Não se atentar ao estado das roupas e acessórios
Outro erro que não deve ser cometido no dress code corporativo é o descuido com os itens que fazem parte do seu visual. Afinal, nada mais constrangedor do que ir ao trabalho com a camisa social amarelada, a calça remendada, o sapato com a sola descolando, a carteira com o tecido todo craquelado, a mochila com rasgões e/ou furos e por aí vai.
Portanto, se você tem alguma que peça está velha e desgastada, não funciona ou não cabe mais, não insista em usá-la! Pratique o desapego e renove o seu guarda-roupa!
Pesar a mão na escolha do vestuário
Por fim, cuidado com os exageros! Lembre-se de que você quer chamar a atenção e se destacar pelo seu estilo e pelo seu bom gosto, não por ser alguém que usa coisas absurdas. Tenha em mente que esse comportamento tira a sua credibilidade e passa uma ideia de total falta de noção.
Por isso, não se esqueça: seu ambiente de trabalho é formal e sério? Então, nada de peças com cores berrantes, acessórios escandalosos, roupas demasiadamente apertadas ou frouxas e sobreposições desnecessárias.
Como você viu, adotar um dress code corporativo não é tão difícil como parece. Apenas é preciso fazer escolhas inteligentes, ser coerente quanto às exigências no ambiente de trabalho e saber valorizar o físico adequadamente. Assim, é possível passar uma imagem de credibilidade e segurança que se mesclam com refinamento e estilo.
E já que falamos sobre guarda-roupa masculino, aproveite para saber mais sobre o sapato preto, que é uma peça curinga que todo homem deve ter!
Inspire-se nestas ideias para usar meias masculinas coloridas!
9 de novembro de 2018 at 10:14[…] Esse estilo foi para as ruas, ganhando fama com listras e desenhos. Enfim, a peça chegou ao escritório quebrando a sobriedade e revelando a criatividade de muitos profissionais — claro que nem todos os ramos permitem o uso em seu dress code. […]