Afinal, o que é imagem corporal? Tempo de leitura: 3 min
O modo como enxergamos nosso próprio corpo muitas vezes não condiz com a realidade ou está muito influenciado por padrões inalcançáveis, o que pode gerar problemas de autoaceitação e até distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia.
Tudo isso está ligado ao modo como elaboramos nossa imagem corporal, um processo fundamental para desenvolvimento da autoestima e que pode influenciar tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.
Para saber mais sobre o assunto, continue lendo este post e entenda de uma vez por todas o que é imagem corporal e como trabalhar essa questão pode melhorar aspectos da sua vida!
O que é imagem corporal?
Em linhas gerais, a imagem corporal diz respeito ao modo como cada pessoa enxerga seu próprio corpo. Desse olhar, resultam pensamentos e sentimentos, que podem ser positivos ou negativos e são diretamente influenciados por questões individuais e sociais.
Dificilmente a percepção sobre nosso próprio corpo será a mesma ao longo da vida, pois o organismo passa por modificações da infância até a velhice. Assim, podemos ter uma opinião positiva em determinadas épocas e estarmos infelizes em outros momentos.
Quais são os pilares desse conceito?
Há quatro pilares da imagem corporal: perceptual, afetivo, cognitivo e comportamental. Eles correspondem, respectivamente, aos modos como você enxerga, sente, pensa e se comporta em relação ao seu corpo.
No caso da percepção, é importante frisar que ela nem sempre corresponde à realidade, pois uma pessoa pode ter uma visão distorcida de como ela se apresenta. Já a afetividade diz respeito ao grau de satisfação que se tem em relação à imagem.
As preocupações com a forma e o peso estão ligadas ao nível cognitivo. Por fim, os comportamentos são aquelas atividades que você pratica e que estão diretamente relacionadas ao modo como se vê, como exagerar na prática de exercícios para adquirir músculos ou usar roupas escuras para esconder o excesso de peso.
Por que ela é importante?
A nossa imagem corporal anda lado a lado com o sentimento de autoestima, pois ambos estão intimamente ligados. Isso porque a autoavaliação de nosso corpo pode afetar o modo como nos sentimos em relação a nós mesmos, tornando-nos mais confiantes ou mais inseguros.
Assim, uma imagem corporal negativa terá como consequência a perda da autoestima e menos segurança para praticar atividades cotidianas. Ir à praia, por exemplo, pode ser muito difícil para alguém que está infeliz e sente vergonha do próprio corpo.
Como aprimorá-la?
O primeiro passo deve ser no sentido de se livrar dos padrões de beleza das revistas de moda. É necessário compreender que existem diferentes corpos e aprender a respeitar o seu como ele é. Com isso, é possível estabelecer a autoconfiança e iniciar um processo de elevação da autoestima.
Um segundo passo a ser dado é descobrir o seu estilo pessoal e desenvolvê-lo. Para tanto, é possível contar com o serviço de consultoria de estilo ou começar a experimentar diferentes modelos de roupas e sapatos até escolher o que mais se adapta a você, dando prioridade ao seu conforto.
Como você pode ver, elaborar nossa imagem corporal é um processo muito importante para manter nossa autoestima mais elevada. Assim, ela interfere não somente em nossas vidas pessoais, mas também no trabalho, já que é fundamental nos apresentarmos como profissionais seguros.
Depois de aprender sobre o que é imagem corporal, que tal ficar por dentro de outros conteúdos com dicas sobre moda e comportamento? Siga a CNS+ no Facebook, Instagram e Pinterest!
Deixe um comentário