como começar um negócio
NEGÓCIOS

5 dicas de como começar um negócio e manter o seu emprego Tempo de leitura: 3 min

Como começar um negócio quando é preciso tempo para se dedicar ao novo projeto, assim como dinheiro para pagar suas contas e investir?

É sabido que um empreendimento próprio não gera retorno imediato. Além disso, muitos fatores — como a incerteza de abrir uma empresa em um país com grande potencial empreendedor, mas pouco incentivo, excesso de tributação, mão de obra desqualificada etc. — acabam intimidando os futuros empresários, que deixam seus empregos para se aventurarem no mercado.

É possível ser bem-sucedido ao trocar o emprego certo pela empresa incerta? Esse é o medo de muitos funcionários têm uma posição estável, mas não deixaram de lado seu sonho de empreender.

Por isso, neste post, apresentaremos sugestões de como começar um negócio sem comprometer seu rendimento na dupla jornada. Confira!

1. Tenha um plano

O primeiro passo para começar qualquer empresa é criar um plano de negócio, ou seja, documentar todos os passos necessários para viabilizar o projeto: estudo de mercado, previsão de despesas e receitas etc.

Esse plano será ainda mais importante se o empreendimento funcionar em paralelo com a carreira anterior. Por isso, tenha foco: dedique-se apenas à empresa e ao emprego, para que o negócio não se perca.

Conceitos como Lean Startup e Scrum também podem auxiliar nesse planejamento.

2. Priorize o home office

O equilíbrio entre emprego e empreendimento pode ser o home office. O teletrabalho, ou trabalho em casa, é a opção para todas as pessoas que escolhem se dedicar a mais de uma rotina — seja ela a de cuidar do lar e dos filhos, ou a de empresário, por exemplo.

Um negócio em casa permite que sejam reduzidos custos fixos, como o aluguel de ponto comercial, energia elétrica, internet, infraestrutura, entre outros.

Nessa fase embrionária, é primordial cortar despesas e manter uma estrutura enxuta para testar novas ideias, além de avaliar a viabilidade financeira e a escalabilidade antes de fazer o investimento.

Além disso, é preciso que o futuro empreendedor se comprometa mais, concilie suas rotinas e assuma a dupla jornada, podendo trabalhar em horários diferenciados — como à noite ou nos finais de semana — até que o negócio se estabeleça.

3. Utilize coworkings

O coworking é uma possibilidade para aqueles empreendedores que necessitam apresentar o negócio para clientes, investidores ou parceiros de negócio. Assim, por meio de escritórios compartilhados, é possível aproveitar toda a infraestrutura disponível a custos muito mais baixos que o de um espaço exclusivo.

4. Administre bem o seu tempo

Qualquer tempo disponível — como parte do horário de almoço, por exemplo — pode ser usado para realizar mais do próprio negócio. Saber administrar isso requer certa organização, já que é estressante e cansativo a dupla jornada de trabalho.

Inicialmente, será necessário sacrificar parte do tempo livre para gerir o negócio. Porém, reserve folgas para encontrar os amigos e para o descanso mental: a sobrecarga poderá comprometer sua saúde e desempenho nos dois projetos.

5. Economize para investir

Certifique-se de reservar uma quantia para o início do negócio, principalmente porque é nessa fase que se necessita mais investimentos e o retorno é demorado. Esse valor é chamado de capital de giro e pode ser formado por parte do seu salário no atual emprego.

Além disso, é imprescindível reduzir gastos, evitar despesas desnecessárias e priorizar atividades que estão relacionadas ao trabalho. Portanto esqueça, temporariamente, sua vida social ou priorize a diversão em casa — principalmente porque os recursos gastos serão substituídos por investimentos no novo empreendimento.

Empreender no Brasil pode ser uma tarefa difícil, mas o brasileiro tem, naturalmente, um perfil inovador e uma coragem para se aventurar.

Por isso, mesmo que no início essa vontade comprometa grande parte do seu tempo e dos seus recursos, seu novo negócio pode ser a chance de se desvincular do atual emprego e aproveitar as oportunidades.

Agora que você já sabe como começar um negócio e manter seu emprego, descubra como ser um empreendedor bem-sucedido!

 

Powered by Rock Convert