materiais para calçados
SAPATOS

Saiba quais os principais materiais para calçados Tempo de leitura: 4 min

Assim como a moda, a indústria calçadista passa constantemente por transformações. Elas são impulsionadas pela inovação nos materiais utilizados para confecção e pela exigência de consumidores ávidos por conforto e exclusividade.

Para atender a essas exigências estéticas e de conforto, os materiais para calçados são aprimorados. Além dos que são usados no cabedal, existem os dublados, alocados estrategicamente como um forro, a fim de garantir maciez no contato com a pele.

Essa dublagem é feita por meio de técnicas que não modificam as características originais dos materiais (índice de respirabilidade, textura, cor, capacidade de modelagem).

Este post tem o objetivo de apresentar os principais materiais para calçados utilizados pela indústria calçadista que sempre deseja trazer inovações constantes para seus consumidores. Confira!

Couro

O calçado fabricado em couro oferece a grande vantagem de ser extremamente resistente e durável, além de também ser poroso, permeável e térmico, o que permite a troca de calor e umidade com o ambiente sem prejudicar os pés.

É o material mais nobre usado pela indústria calçadista, sendo de origem animal (pele tratada por um processo químico de curtimento), geralmente de bovinos, mas também pode ser de animais como cobra e avestruz.

Por esse motivo, muitas pessoas optam pelo sintético, imitação do couro produzido a partir de fibras plásticas (poliuretano, polipropileno ou polivinílico) de custo menor e, devido às inovações do mercado, cada vez mais similar ao verdadeiro, com exceção da durabilidade. Este dura cerca de 4 anos, enquanto o couro pode durar acima de 100 anos.

Já o couro ecológico se difere do tradicional pelo processo de curtimento, que utiliza somente curtentes denominados taninos, de origem natural sem adição de cromo, menos nocivo ao meio ambiente.

Existe ainda o recouro, ecologicamente mais correto pois é constituído por fibras de couro reaproveitada de sobras, látex de origem natural (da seringueira) e outros agentes vegetais que, combinados, produzem um material de aparência, resistência e flexibilidade similar ao couro.

Camurça

A camurça é o “couro virado do avesso”, ou seja, a parte de fora da pele do animal, que passa por um processo de lavagem e lixamento até ser obtida uma textura mais macia.

Oferece um visual mais rústico, pois simula uma superfície coberta por pelos mais curtos. Compõe principalmente calçados como botas e mocassins, mas também está presente em sapatos com uma pegada mais country.

Pode ser tingido e, nas cores azul, verde-musgo e laranja, por exemplo, os sapatos ficam modernos e casuais, combinando perfeitamente com jeans e até calças de alfaiataria.

Nobuck

Matéria-prima feita a partir da parte externa da pele do animal, que é lixada até ficar opaca e suave. Pode ser confundida com a camurça, mas tem sua aparência menos rústica, além de ser mais resistente. É mais usado em botas de cano curto, próprias para caminhadas e trilhas.

Lona

Esse tecido para calçados, feito de fibras resistentes de algodão, é prioridade para itens confortáveis, por isso está presente na linha mais esportiva em tênis e mocassins. Fica ótimo para ser usado com camisetas e roupas mais básicas.

O exemplo mais conhecido de calçado feito desse material foi criado em 1917: o All Star foi idealizado para performances de jogadores de basquete e se popularizou depois que Charles “Chuck” Taylor sugeriu mudanças no modelo, que recebeu seu nome.

Verniz

O calçado de verniz também é feito de couro, mas refinado com uma camada de Poliuretano (plástico PU), que lhe confere essa superfície espelhada. Exige certos cuidados especiais para manutenção, como guardá-lo longe dos raios solares, em local fresco, e realizar a limpeza com pano limpo, umedecido em glicerina.

Esse material voltou com tudo e garante modernidade e elegância, sendo indicado para compor o look black-tie em eventos mais formais, como casamentos, festas e formaturas, que exigem sofisticação. Mas tenha em mente que, como o calçado chama mais atenção, é indicado para ser usado com roupas discretas.

Existem diversos materiais para calçados, mas o couro, a camurça e o nobuck são clássicos que nunca saem de moda. Seu processo produtivo acompanha as novidades tecnológicas e garante resistência, conforto e elegância sempre.

Gostou de conhecer mais sobre materiais para calçados? Assine agora nossa newsletter e receba novidades sobre as tendências que acompanham essa indústria inovadora!

 

Powered by Rock Convert