sapato e tênis
Life Style SAPATOS

Aprenda a usar sapato e tênis: desmistificando o famigerado “sapatênis” Tempo de leitura: 4 min

Sapato e tênis são em quase tudo diferentes, exceto pelo conforto que devem proporcionar. Enquanto o primeiro é indicado para ocasiões mais formais, em que a aparência preza pela elegância, o outro é usado em atividades físicas e passeios.

Mas, e o famigerado “sapatênis”? Será esse um meio-termo? Apesar de o termo inferir a união entre as duas opções, é importante saber que, na prática, ou é sapato ou é tênis — não os dois.

Neste post, falamos mais sobre sapato e tênis, além de como combiná-los nas ocasiões mais adequadas. Boa leitura!

A elegância do sapato

Quando a ocasião exige um dress code formal, o sapato é a escolha certa. Apesar disso, muitas pessoas desconhecem os tipos que podem ser usados para ampliar o efeito de uma boa produção.

Por exemplo, um Oxford, modelo que conta com cadarços e bico alongado, é mais tradicional e sofisticado que o Derby, que tem a aba dos furos dos cadarços soltas e não fixas ao cabedal, mas ambos podem ser usados em ocasiões como casamentos e formaturas.

Já o Monk conta com tira e fivela e é mais prático, pois não tem cadarços. Por outro lado, ele é menos formal, sendo indicado para combinações mais modernas, como calças de alfaiataria.

Ao escolher um sapato, além de considerar o design, é preciso se preocupar com o solado, que deve ser harmônico com o restante do calçado e oferecer conforto ao caminhar. O bico também influência nesse aspecto, assim como o tipo de material usado, que deve ser resistente ao tempo e às intempéries.

A usabilidade do tênis

O tênis é um calçado versátil, que, mesmo sendo indicado para atividades físicas, pode ser peça curinga em ocasiões menos informais, como um passeio à noite.

Para que a combinação não seja comprometida, é preciso verificar o modelo escolhido:

  • tênis de atividades físicas não devem ser usados para outra finalidade;
  • cores discretas, entre as tonalidades gelo e grafite combinam com todas as roupas e ocasiões;
  • tênis com solados altos estão em alta e podem ser usados até com blazer;
  • tênis de cano alto são opções mais descoladas para serem usados com camisas xadrez, casaco varsity, camisetas largas, jaqueta jeans ou de couro;
  • modelos de cano baixo e sola fina ficam bem em ocasiões diurnas, com bermudas.

Como escolher o tênis certo

A escolha do tênis, principalmente se for para praticar caminhada ou corrida, não deve ser embasada somente em sua aparência e resistência.

Alguns fatores precisam ser considerados no momento da compra para que o conforto e a usabilidade do tênis garantam uma pisada que potencialize o rendimento da atividade e não provoque dores ou lesões:

  • procure por um tênis leve, flexível e com solas macias, que proporcione maior absorção do impacto da atividade;
  • a palmilha pode prevenir desequilíbrios posturais e corrigir possíveis desajustes. Escolha uma que se adapte bem às solas dos pés;
  • a textura de nylon permite maior ventilação, e assim controla melhor a umidade dos pés;
  • a largura do calçado ideal deve permitir que os dedos se movam ligeiramente de um lado para o outro;
  • para verificar se o tamanho está certo, a linha da dobra do tênis deve ser a mesma do pé;
  • escolha o calçado sempre no final da tarde, quando os pés estão inchados, como ficariam durante uma atividade física;
  • experimente-o com os cadarços por completo e com as meias adequadas, de preferência as mais grossas que as de costume.

Portanto, em casamentos, priorize um sapato do modelo oxford ou derby. No ambiente corporativo, aposte em mocassim, loafer ou tênis, quando permitido. Para um passeio ou balada, preze sempre pelo conforto, mas nunca deixe de lado a elegância.

Percebeu as diferenças entre sapato e tênis? Cada opção pode ser usada da melhor forma de acordo com a ocasião, tornando todo o conjunto mais agradável. Sabendo disso, não vale cometer a gafe de nomear o seu sapato ou tênis de “sapatênis”, já que existe uma fronteira entre as duas opções.

Gostou das dicas? Agora que você sabe a diferença entre sapato e tênis, que tal escolher um modelo ideal para o seu estilo? Confira!

Powered by Rock Convert