comportamento no trabalho
ESTILO DE VIDA NEGÓCIOS

Como a sua imagem pode afetar seu comportamento no trabalho? Tempo de leitura: 3 min

Já parou para pensar na maneira como você é visto por fornecedores, colegas e clientes da empresa em que atua? Muitos caras não dão a devida importância ao assunto e acabam, sem querer, tendo um comportamento no trabalho que não condiz com a posição que assumem na organização.

Para completar, têm atitudes que afetam negativamente a própria imagem e, com isso, se tornam menos confiáveis, responsáveis e seguros do que dizem — o que, eventualmente, pode atrapalhá-los nos negócios. Bastante complicado, não é?

Pensando nisso, reunimos alguns aspectos que influenciam na construção da sua imagem. Fique atento para não reproduzi-los no seu dia a dia e prejudicar a sua carreira!

Comunicação muito informal

Nada pior que sentar à mesa para fechar uma transação com um representante de uma companhia e, durante a conversa, ele usar excesso de gírias, expressões regionais ou demonstrar que não sabe nada de português.

Isso acaba com a credibilidade de qualquer profissional e só contribui para deixar o potencial cliente/fornecedor em dúvida se está fazendo a coisa certa. Agora imagina se você é um gerente de contas e faz isso. Não dá, né?

Tom de fala agressivo e/ou condescendente

Outro problema relacionado à comunicação é usar um tom de fala agressivo e/ou condescendente — como se tivesse pena do outro ou o considerasse inferior.

Ao se comportar assim, você transmite a ideia de que é arrogante, metido e que se considera melhor que os demais. Resultado: ninguém vai querer trabalhar ao seu lado e vão chover reclamações sobre a sua conduta dentro da empresa.

Postura corporal folgada e espaçosa

Sim, a postura também influencia no seu comportamento no trabalho. Afinal, não é indicado que você se esparrame pelos lugares, sentando de qualquer jeito, se debruçando sobre as mesas e até deitando sobre poltronas e sofás.

Lembre-se de que você representa uma organização e os interesses dela. Logo, a maneira como se porta, especialmente em ambientes formais, pode causar problemas à imagem da companhia.

Uso excessivo do celular

Sabemos que muitos profissionais utilizam o celular não só como meio de comunicação, mas também como ferramenta de trabalho para ler e-mails, acessar a nuvem, gerenciar redes sociais etc. Porém, é preciso ser sensato quanto à hora de usá-lo.

Tenha em mente que da mesma forma que você acharia desrespeitoso estar em uma reunião ou conversa séria com alguém que sequer olhar na sua cara por conta do smartphone, o mesmo pensam os clientes e fornecedores da empresa.

Falta de pontualidade

Por fim, um profissional que não é capaz de cumprir com horários preestabelecidos dificilmente ganha a confiança dos demais, e é fácil entender o porquê.

Afinal, quando os outros precisarem de você, é provável que chegue atrasado ou até mesmo nem compareça à reunião marcada. Isso, é claro, sem mencionar as desculpas para justificar a falta de pontualidade — que não convencem ninguém!

Agora que você já sabe como evitar uma imagem arranhada, não perca tempo e invista em melhorar o seu comportamento no trabalho.

Para tanto, faça justamente o oposto de tudo o que falamos e sirva de exemplo aos demais, mostrando que a comunicação, a forma de se expressar e a maneira de se portar nos lugares podem ser constantemente aperfeiçoadas.

Se curtiu o assunto, aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de outras dicas e sugestões para alavancar a sua carreira!

 

Powered by Rock Convert