Como ter estabilidade financeira
NEGÓCIOS

Afinal, como ter estabilidade financeira? Tempo de leitura: 3 min

Como ter estabilidade financeira? Essa é uma das questões mais abordadas no mundo atual. Afinal, manter as contas equilibradas nem sempre é uma tarefa fácil. Pelo contrário: com tantas tentações, sobretudo com o formato de compras online, ficar no azul parece quase uma missão impossível, não é mesmo? Nada disso! Com algumas ações, é possível sim manter a balança financeira favorável.

Lembre-se de que a estabilidade financeira é essencial para ter um futuro tranquilo, ou seja, manter a qualidade de vida mesmo que aconteçam situações adversas. Afinal, você fez o dever de casa e tem uma reserva suficiente para se bancar. Quer saber como isso é viável? Continue a leitura!

Crie o hábito de poupar

Sabe aquelas pessoas que guardam dinheiro quase que de forma involuntária? Isso acontece porque elas desenvolveram a ideia de que juntar dinheiro é importante para não correr riscos. A partir de então, o ato de poupar é automático.

O primeiro passo para que esse cenário se concretize é criar uma consciência em relação às finanças. Para facilitar o processo, estabeleça objetivos e metas a curto, médio e longo prazo e coloque em mente que, para alcançar voos mais altos, é preciso fazer concessões.

Elimine os gastos supérfluos

Você já colocou na ponta do lápis todos os seus gastos? Ainda não? Então, faça logo essa tarefa. Você vai perceber que os cafezinhos da tarde, junto com aquelas clássicas viagens de fim de semana, ocupam um valor expressivo do orçamento. Isso sem falar nas inúmeras compras desnecessárias — desde vestuários a aparelhos eletrônicos.

Por isso, a expressão de ordem aqui é: controle os impulsos. Não se deixe levar pelo momento. Assim, você não só evitará ficar no vermelho, como também conseguirá administrar melhor as suas contas. 

Pague em dia os boletos

A frase é bem autoexplicativa, não é mesmo? Ao não honrar os seus compromissos, é bem provável que a sua vida financeira vire uma bagunça. O motivo? É simples! Os juros cobrados pelos atrasos, como de cartão de crédito, são exorbitantes, sendo o pontapé inicial para gerar o cenário mais conhecido como “bola de neve”

Por isso, é importante se organizar financeiramente. Além do mais, quando for comprar algo, independentemente do que seja, dê preferência para realizar o pagamento na condição à vista. A maioria das empresas têm preços diferenciados para esse formato.

Seja um empreendedor

Para ser empreendedor, você precisa abrir uma grande empresa, certo? Não mesmo. Ser empreendedor está mais associado à capacidade de identificar uma oportunidade promissória de negócio, organizando-se para conquistar os recursos necessários e, assim, tirar do papel suas ideias.

O empreendedor tem uma visão mais ampla do mundo. Ele consegue antecipar cenários e apresentar soluções, uma vez que o seu pensamento está à frente. Nesse sentido, verifique a possibilidade de começar o seu próprio negócio — por menor que ele seja.

Além do mais, saiba aplicar corretamente o seu dinheiro. A poupança, apesar de segura, nem sempre é o melhor caminho para garantir a tranquilidade nas finanças. Existem opções de investimento mais rentáveis, como o Tesouro Direto e as bolsas.

Fato é que, para manter a estabilidade financeira, você jamais deve gastar mais do que recebe. Isto é, as despesas precisam ser menores do que a receita. Essa lição, por mais básica que seja, é a principal para conseguir manter a saúde do seu bolso.

Aprendeu como ter estabilidade financeira? Já colocou em prática alguma das ações apresentadas? Compartilhe a sua opinião e, claro, suas experiências. Deixe seu comentário!

Powered by Rock Convert