dicas para empreender
ESTILO DE VIDA

5 dicas para empreender, mudar de carreira e sonhar alto Tempo de leitura: 3 min

É muito comum ver pessoas que estão cansadas de seus postos de trabalho, mas por comodismo ou medo de mudar acabam permanecendo neles. Para quem já ultrapassou essas barreiras e quer dar um salto de qualidade, o empreendedorismo pode ser a solução.

O empreendedor é o seu próprio patrão e tem a possibilidade de estabelecer seus horários de trabalho de acordo com suas necessidades. Dessa forma, vê-se que é uma alternativa muito flexível, permitindo reservar mais tempo para a sua vida pessoal caso você saiba como se organizar.

Para quem quer dar um passo nessa direção, mas ainda não sabe como, nós indicamos abaixo 5 dicas para empreender que são imperdíveis!

1. Comece em uma área que você já conhece

Nós sabemos que seu desejo é mudar de carreira, mas uma dica preciosa é usar suas experiências anteriores ao seu favor.

Trabalhando em uma área já explorada, você utiliza habilidades já desenvolvidas e evita dar passos em falso. Isso garante maiores chances de sucesso ao seu negócio.

2. Evite gastos desnecessários

Dar o pontapé inicial em um negócio vai exigir alguns investimentos, mas é preciso evitar todo e qualquer gasto supérfluo. Sabendo disso, comece empregando sua verba disponível apenas nas coisas essenciais e tente economizar ao máximo.

Seguindo essa dica, é possível guardar um dinheirinho para aplicar em ocasiões futuras, quando sua empresa já estiver estabilizada.

3. Aposte no home office ou em coworkings

Quem está começando a empreender precisa economizar, certo?

Por isso, em vez de investir em um espaço próprio para o trabalho, considere começar essa nova carreira com um escritório na sua casa. Esse modelo é perfeito para profissionais que não precisam ter contato constante com seu público, como designers, redatores e arquitetos.

Caso sua área de trabalho exija reuniões com clientes, aposte em escritórios de coworking, que são espaços compartilhados com outros profissionais. Eles costumam ter salas reservadas para encontros e o custo do aluguel é muito mais baixo do que um espaço exclusivo.

4. Tenha a mente aberta

Ser empreendedor exige estar sempre aberto a inovações, pois muitas vezes são elas que vão ajudar a impulsionar seu empreendimento.

Por causa disso, seja mais flexível e sempre esteja antenado às principais novidades do mundo dos negócios, seja em relação ao modelo de funcionamento, comunicação ou outras questões pertinentes.

5. Descubra qual o seu perfil de empreendedor

Esta é uma das dicas mais valiosas, pois antes de começar seu negócio é necessário conhecer a si mesmo para entender quais são as suas principais habilidades e fraquezas. Dessa maneira, é possível escolher o modelo de empreendedorismo mais adaptado ao seu próprio estilo de ser.

Destacamos 3 perfis mais comuns. Confira!

Franqueado

Em vez de se arriscar dando início a um projeto novo, esse tipo de empreendedor prefere investir em marcas já existentes. Esse modelo exige maior investimento inicial e um bom estudo de mercado para escolher a melhor franquia para o seu local.

Visionário

O visionário é uma pessoa que está à frente de seu próprio tempo, capaz de identificar negócios com potencial para fazer muito sucesso no futuro. Exemplos muito populares hoje em dia são o Facebook, IFood e Uber.

Inovador

Se você tem o talento de identificar necessidades que ainda não estão sendo atendidas, seu perfil tem a ver com a inovação. Esse é o modelo mais aplicado nas startups, que são pequenas empresas que arriscam seus esforços em um campo ainda não explorado.

Empreender no Brasil tem diversos desafios, mas pode trazer grandes vantagens. Ter conhecimento sobre o mercado, conhecer o seu próprio perfil de trabalho e seguir as outras de nossas dicas aqui apresentadas pode fazer a diferença no início do seu negócio.

Nossas dicas para empreender foram úteis para você? Então que tal dividi-las com seus amigos? Basta compartilhar este post nas redes sociais!

Powered by Rock Convert