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Tudo o que você precisa saber sobre marketing pessoal e profissional Tempo de leitura: 17 min

O conhecimento de marca é essencial para alcançar bons resultados no mercado. Não obstante, a construção de uma imagem abrange os mesmos aspectos trabalhados no âmbito pessoal e organizacional. Por isso, é preciso criar um marketing pessoal e profissional que se relacione a esse sucesso.

Por ser a ciência de criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público, o marketing pode ser a estratégia mais eficiente para destacar as vantagens de alguma coisa ou de alguém.

Apesar do marketing pessoal e profissional servirem a propósitos distintos, ambos devem ser trabalhados em conjunto para estabelecer uma experiência mais abrangente. Dessa forma, a marca profissional será uma extensão da marca pessoal.

Quer entender mais sobre marketing pessoal e profissional e como essas duas formas de promoção se integram para melhorar o desempenho da sua imagem no mercado? Continue a leitura deste post!

O que é o marketing profissional?

A construção de uma marca tem muito a ver com a sua identidade profissional. Ou seja, como as pessoas te veem e o que se espera das relações criadas com aqueles que estão ao seu redor.

Juntos, o marketing pessoal e o profissional compõem os valores fundamentais que estreitam o relacionamento com os outros. As marcas não são criadas apenas pelo uso de nomes corporativos e logotipos, mas também pelas interações que é possível estabelecer com clientes, colegas de trabalho e outros profissionais do setor.

Elas ajudam a ampliar os resultados de campanhas e projetos. Por isso, é necessário identificar os elementos que devem serem considerados ao criar uma estratégia de marketing pessoal e profissional.

É preciso prezar pela imagem corporativa, a marca, a mensagem e os canais usados para se conectar com seu público. Essa humanização do negócio pode aumentar a confiança do mercado e criar uma base de clientes ou parceiros consistente para o sucesso do profissional ou do empreendimento.

Brand personas — pessoas fictícias criadas para interagir com os clientes em nome de uma marca — são bons exemplos de estratégias de marketing para a humanização da relação entre empresas e seus consumidores.

Da mesma forma, por meio do marketing profissional, os profissionais podem estreitar essa relação para se promover no mercado de trabalho e aumentar a percepção de valor de seus projetos, produtos e serviços.

O que é o marketing pessoal?

Uma marca pessoal inclui as percepções, qualidades e outras características que a sociedade associa a uma pessoa. Abrange dados pessoais, como um nome mais emblemático, e também a forma como essa pessoa se comporta, tanto no ambiente profissional quanto no meio pessoal.

Sua posição profissional também interfere nessa interpretação, assim como marcas pessoais podem ser decisivas para influenciar resultados em estratégias corporativas. Um bom exemplo são os influenciadores digitais, que usam a força da sua imagem para divulgar produtos ou serviços.

Quando uma pessoa desenvolve seu marketing pessoal, isso significa que ela se mune de ferramentas para buscar uma promoção pessoal, de modo a alcançar o sucesso ou um objetivo específico.

Logo, o marketing pessoal é uma forma de vender uma imagem no mercado, por meio da exaltação de qualidades — características físicas e psicológicas, por exemplo, e habilidades, para ser notado. Com isso, influenciam a forma como as outras pessoas olham, anseiam pelo seu serviço ou desejam os produtos indicados.

Resumidamente, pode-se dizer que, por meio do marketing pessoal, é possível atribuir valor à imagem de uma pessoa.

E atenção: o marketing pessoal pode até mesmo exaltar qualidades que a pessoa não tem e transmitir uma imagem que não corresponde à realidade. Por isso, é preciso estar atento para não promover propaganda enganosa, que seja negativa para os envolvidos e para uma possível marca em questão, quando a informação for colocada à prova.

Quais os aspectos mais importantes para o marketing pessoal?

Existem algumas características comuns às pessoas que desenvolvem, de forma bem-sucedida, seu marketing pessoal:

  • pragmatismo;

  • espírito de liderança;

  • confiabilidade;

  • inteligência emocional;

  • carisma;

  • visão;

  • capacidade de trabalhar em equipe;

  • maturidade;

  • integridade;

  • ética;

  • iniciativa;

  • empatia;

  • otimismo;

  • paciência;

  • resiliência;

  • perseverança.

Quando o marketing pessoal é bem desenvolvido, o indivíduo consegue demonstrar, principalmente por meio de suas atitudes, a confiança e a capacidade necessária para agregar valor a tudo o que promove ou realiza.

Dessa forma, o marketing profissional acontece automaticamente, uma vez que as mesmas habilidades podem contribuir para o crescimento da empresa onde esse indivíduo atua.

O maior desafio do marketing pessoal é se fazer notar sem ser invasivo ou inconveniente. A estratégia deve ser implementada de forma sutil, para não transparecer prepotência ou arrogância.

Como fazer um marketing pessoal e profissional eficiente?

O marketing pessoal e profissional bem executado não consiste apenas em uma única ação de sucesso. A estratégia deve ser embasada em um conjunto de hábitos que precisam ser assumidos e revistos de forma contínua. Veja algumas ações que podem ser importantes nesse contexto.

Defina objetivos

Não adianta colocar uma estratégia em prática se não forem estabelecidos objetivos claros para embasar decisões. Por exemplo, se você deseja traça um plano ligado a como ter estabilidade financeira, precisa estabelecer metas específicas ligadas a isso.

Esses objetivos devem ser tangíveis, mas o indivíduo nunca deve permitir que “pés no chão” o impeçam de sonhar. Delimitar metas e objetivos é importante porque permite acompanhar os resultados à medida que eles acontecem.

Por isso, pergunte-se: quem você quer ser, por quais ações quer ser lembrado, que tipo de pessoa você almeja conhecer e a que tipo de profissional quer ser relacionado, antes de colocar em prática algumas ações.

Defina seu público-alvo

Uma estratégia de marketing bem executada parte do pressuposto de que pessoas serão diretamente impactadas com as estratégias e os resultados alcançados. Isso significa que, se o seu marketing pessoal e profissional forem bem-sucedidos, você terá um público a quem deve prezar.

Por isso, é preciso conhecer a fundo seu público em potencial. Atualmente, existem inúmeras ferramentas que ajudam as empresas e pessoas nesse sentido, apontado as preferências de consumo dos indivíduos que mais engajam com uma marca, por exemplo.

Ao conhecer seu público profundamente, é possível se comunicar de forma eficiente e aumentar a relevância das ações que serão implementadas para garantir melhores resultados.

Quando abordamos o termo público ou público-alvo, não falamos apenas de algumas pessoas isoladas, como um chefe ou alguém da família. Falamos de forma mais abrangente, segmentos da sociedade, como indivíduos de uma determinada faixa etária ou classe social, por exemplo.

Ao delimitar as características desse público, é possível escolher melhor a linguagem da comunicação, termos-chave para aumentar a visibilidade da estratégia e conteúdo adequado para propiciar maior engajamento.

Trabalhe sua imagem

A máxima “a primeira impressão é a que fica” não poderia fazer mais sentido para abordar essa questão. Ninguém tem uma nova chance para melhorar a imagem quando a primeira não foi satisfatória.

As pessoas tendem a evitar a relação pessoal e profissional com outros indivíduos quando sentem, num primeiro momento, algum incômodo visual, por exemplo. Por isso, é preciso cuidar da aparência tanto quanto das habilidades cognitivas e aptidões técnicas.

Além disso, é preciso prezar pelas qualificações e, atualmente, ainda mais pela imagem virtual, para obter resultados mais abrangentes. Descrevemos cada um desses requisitos a seguir.

Como cuidar da aparência

Não é necessário ser a pessoa mais bonita, ou se vestir com roupas caras, para se manter elegante no dia a dia ou durante uma rotina profissional. A má impressão causada por uma pessoa desleixada interfere diretamente no modo com o qual as outras pessoas se dirigirão para se relacionar.

Por isso, manter uma imagem apresentável é fundamental. Vista-se diariamente de acordo com as questões delimitadas anteriormente: seus objetivos e público-alvo. Por exemplo, se você tem um canal de streaming que aborda temas sobre o segmento country, não será interessante fazer um vídeo vestindo uma camisa de heavy metal!

Da mesma forma, se o seu objetivo é fazer um marketing profissional eficaz, principalmente em um âmbito corporativo mais sério, será preciso criar uma identidade visual condizente com essa estratégia.

Seja num estilo moderno ou formal, o mais indicado é seguir o dress code da empresa. Em alguns casos, será necessária uma indumentária social completa: terno bem alinhado, gravatacinto e sapato social! Para as mulheres, vestidos mais sóbrios, com pouco babado ou sem estampa e na altura do joelho, calça social e blusas mais fechadas.

Além da postura profissional e dos trajes adequados, é de suma importância manter a higiene pessoal: cabelos cortados adequadamente, unhas limpas, barba bem feita etc.

Como valorizar suas qualificações

Faça uma autoavaliação para descobrir pontos fortes e fracos da sua personalidade, habilidades que podem ser exaltadas e deficiências que podem ser combatidas ou minimizadas para evidenciar melhores resultados junto ao seu público-alvo.

Esse autoconhecimento permite que você se prepare para responder adequadamente às expectativas do seu público. Busque constantemente valores pessoais e profissionais que sejam condizentes com a marca pessoal que deseja criar ou a marca corporativa que se quer promover.

Como cuidar de sua imagem virtual

O contexto atual exige que uma nova identidade seja criada para disseminar as estratégias de marketing pessoal e profissional. Por meio dela é possível aumentar a eficácia dos resultados.

A identidade virtual é a imagem que se consegue transmitir em plataformas digitais e redes sociais, por exemplo.

Muitas pessoas têm uma imagem virtual diferente da real. Isso pode ser positivo para conquistar um público novo e maior, mas, em longo prazo, pode ser prejudicial, uma vez que as características evidenciadas no âmbito digital não condizem com a realidade.

Por isso, é preciso manter certa coerência entre o que será transmitido e o que é real, assim como o que é dito e o que é colocado em prática.

Mesmo que o marketing pessoal esteja cada vez mais intrínseco a essa imagem virtual e garanta uma repercussão muito maior para as ações implementadas, recrutadores e líderes observam atentamente o que é publicado diariamente.

Logo, pense bem antes de postar algo comprometedor para sua estratégia de marketing pessoal e profissional. Use essa possibilidade de alcance para promover aptidões e enaltecer virtudes que podem ser diferenciais num mercado tão competitivo.

Mantenha suas aptidões e cursos sempre atualizados e uma rede de contatos qualificada em sua rede social corporativa. O LinkedIn é uma boa ferramenta para isso.

Ela se destaca quando o assunto é o marketing pessoal e profissional, porque, ao contrário de outras redes sociais, mantém apenas conteúdo de qualidade e possibilita estabelecer conexões com outros profissionais, em qualquer lugar do mundo.

Dessa forma, a plataforma é um excelente espaço para atrair clientes e parceiros de negócio. Aqueles que disponibilizam conteúdo qualificado nesse canal de contato conseguem atrair um público relevante para acompanhar o seu trabalho.

Apesar de ser importante criar uma identidade completa e condizente com os resultados almejados, nunca deixe de ser você para ser uma representação daquilo que pensa ser o mais indicado.

Seu público ideal é aquele que respeita suas individualidades e suas características, mesmo que elas não estejam dentro do padrão considerado “ideal” pela sociedade.

Seja comunicativo

A eficácia do seu marketing pessoal e profissional também está relacionada à forma com que as pessoas reagem às suas ações. A comunicação é imprescindível para auxiliar nesse aspecto, principalmente para implementar melhorias.

Fale com clareza, mas, principalmente, saiba ouvir com atenção e agir em função desse feedback. A empatia também acontece por meio dessa conexão.

Algumas estratégias de PNL (Programação Neurolinguística) podem ajudar nesse sentido. Uma boa dica é falar sorrindo, olhar nos olhos do seu interlocutor e realizar movimentos corporais menos bruscos.

Dessa forma, além de conseguir expor melhor suas ideias, é possível transmitir mais confiança sobre o assunto que está sendo tratado.

Seja proativo

Uma pessoa de visão consegue ser proativa porque reconhece um gargalo antes que ele aconteça. Assim, implementa ações antes de precisar corrigir problemas. Além disso, a proatividade está relacionada à eficiência.

Uma pessoa proativa consegue realizar mais porque enxerga além, antecipando eventos em detrimento de pessoas reativas, que tomam atitude apenas quando precisam corrigir algo.

Para o marketing pessoal, esse requisito é um grande diferencial competitivo, já que demonstra maior capacidade de resolução de problemas e autonomia para agir e tomar decisões.

Uma pessoa com esse requisito não precisa ser comandada, é um líder por natureza e pode ser forte candidato a crescer profissionalmente. Por isso, sempre que possível tente exaltar essa qualidade em sua estratégia de marketing pessoal e profissional.

Seja visto: faça networking

Não adianta se apresentar corretamente, manter uma aparência impecável, ter conteúdo e todas as características de uma pessoa de sucesso, se você não pode ser visto pelas pessoas que realmente podem contribuir para o seu crescimento pessoal e profissional.

A visibilidade digital é abrangente e muito importante, mas também é preciso criar uma base sólida para se tornar referência, principalmente no mercado de trabalho. Por isso, frequente lugares e eventos relacionados à sua área de atuação, conviva com pessoas que tenham os mesmos interesses que você, divulgue suas conquistas e seja visto para ser lembrado!

O networking é parte importante dessa estratégia de marketing pessoal e profissional. Essa rede de contatos garante uma visibilidade real, sem métricas que transparecem uma situação diferente do contexto real, como acontecem com as curtidas em redes sociais.

Se você frequenta lugares com os quais se identifica, as pessoas bem-sucedidas presentes são, naturalmente, sua referência para crescimento pessoal e profissional. Por isso, troque experiências e veja como elas conseguiram alcançar seus objetivos, para rever novamente suas metas e melhorar constantemente sua estratégia.

Além disso, manter essa rede de contatos ativa pode ser uma excelente oportunidade para estabelecer futuras parcerias.

Adapte seu perfil ao que o mercado precisa

Alguns profissionais com maior qualificação perdem espaço no mercado simplesmente por estarem limitados a seu próprio campo de atuação. Outros, são extremamente capacitados mas não são valorizados por isso.

É interessante buscar aperfeiçoamento constantemente, mas também é importante adaptar seu perfil às demandas de mercado. Esse marketing segmentado permite apresentar informações pertinentes apenas àquela área em que se busca atuação.

Por exemplo, se você já teve experiência em um segmento completamente diferente daquele em que deseja colocação profissional no momento, essa função não precisa ocupar destaque em seu perfil profissional ou currículo. Mas é preciso exaltar as habilidades conquistadas com o cargo, para demonstrar que houve aprendizado no processo.

Assuma responsabilidade pelos seus projetos e qualidades

Sempre assuma os créditos pelo seu trabalho ou projeto realizado. Esse posicionamento demonstra que o esforço para a conquista dos objetivos foi mais importante que a própria conquista. Apenas tenha cuidado para não transparecer arrogância, passar por cima de alguém ou ofuscar as realizações de outros da equipe. A comemoração pelos seus resultados deve acontecer de forma natural.

Seja atuante em outras áreas

Esteja aberto a novas experiências, em novas áreas de atuação. A multidisciplinaridade é um fator competitivo determinante para o profissional 4.0.

Para isso, invista na realização de atividades extracurriculares que vão além de seu campo de atuação. Priorize, ainda, aquelas que não sejam relacionadas. Se você atua na área de Humanas, por exemplo, procure algo completamente diferente, no âmbito das Ciências Exatas.

Por meio dessa interdisciplinaridade, é possível aprofundar mais o conhecimento já conquistado, interagir com outros profissionais, manter atividades e novos projetos que agreguem valor às suas habilidades e amplie sua capacidade de interação em novas experiências.

Quais é a diferença desses dois tipos de marketing?

Cultivar uma marca pessoal distinta não é uma tarefa difícil. Pessoas são produto do seu meio e da sua própria essência. Cada um tem suas particularidades e individualidades e isso pode ser sempre atraente para um público específico, já que as pessoas se interessam pelo que é diferente.

Da mesma forma acontece com o comportamento no trabalho, que está intimamente ligado a seu marketing profissional. É possível se distinguir dos demais, uma vez que o indivíduo pode participar de uma grande variedade de cursos e especializações ou ter aptidões que o diferem dos demais.

Mas manter uma marca corporativa de grande visibilidade pode ser um grande desafio, uma vez que existem várias outras empresas e profissionais atuando num mesmo segmento, oferecendo os mesmos produtos e serviços, o que demanda sempre maior diferenciação.

Como ambos podem ser trabalhados em paralelo?

Diariamente somos bombardeados pelas campanhas de marketing das empresas, que visam divulgar seus produtos e serviços. São elas que aumentam a percepção do público em relação a uma determinada marca.

Essas estratégias também podem ser usadas para aumentar a visibilidade de uma marca pessoal, virtual ou profissional. Os resultados são melhores oportunidades de trabalho, seu desenvolvimento como uma referência entre os indivíduos na sociedade e relações mais positivas com aqueles que estão ao seu redor.

Resumidamente, veja os principais requisitos para embasar sua estratégia de marketing pessoal e profissional:

  • mantenha uma comunicação pessoal — oral e escrita — mais precisa;

  • faça uma autoavaliação constante: veja quais características pessoais e profissionais são positivas e devem ser exaltadas e minimize os efeitos das características negativas sobre suas ações;

  • tenha uma linguagem corporal, gestual e de voz condizente com a postura desejada;

  • treine sua capacidade de influência e persuasão para garantir melhores resultados em negociações;

  • evite a timidez e a inibição;

  • tenha disciplina, mantenha um autocontrole e seu equilíbrio emocional;

  • desenvolva habilidades interrelacionais;

  • preze pela organização pessoal para conseguir administrar melhor seu tempo;

  • esteja sempre atento às regras da boa educação;

  • norteie-se segundo princípios éticos;

  • aja com inteligência e honestidade;

  • não se sinta inferior aos outros;

  • não seja arrogante ou pretensioso;

  • cultive o aprendizado constante;

  • leia ou estude diariamente;

  • participe, sempre que puder, de palestras, cursos e seminários;

  • amplie sua rede de contatos;

  • invista na sua saúde, no seu visual e no seu conteúdo;

  • seja o principal promotor da sua mudança pessoal para melhorar também sua imagem profissional.

A alta competitividade do mercado obriga que os profissionais deem mais importância ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Isso porque, a partir do momento em que sua imagem transmite credibilidade, tudo o que for relacionado a ela tem mais valor.

Uma estratégia de marketing pessoal e profissional pode caracterizar esse desenvolvimento. Isso porque a divulgação de uma marca pessoal, digital ou profissional está condicionada ao resultado individual de cada uma delas.

Quando alguma dessas estratégias não for bem-sucedida, as demais também estarão fadadas ao fracasso. Por isso, é preciso trabalhar ações, aptidões, características e competências para construir uma imagem integrada e positiva.

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