carreira de sucesso
ESTILO DE VIDA

Os 5 segredos para ter uma carreira de sucesso Tempo de leitura: 4 min

Você já reparou como o número de homens que se preocupa com o futuro e se questiona como ter uma carreira de sucesso só aumenta? Às vezes é um amigo, um colega, um parente e isso não é à toa!

Afinal, o mercado de trabalho está cada vez mais global, sujeito ao avanço das tecnologias, com uma leva de novos profissionais competentes disponíveis e uma maior competitividade por cargos estratégicos nas grandes organizações a nível nacional.

Diante de tudo isso, se tornou fundamental saber alguns segredos para acompanhar todas essas mudanças, manter o currículo relevante e trilhar uma trajetória de sucesso. Foi pensando nisso que reunimos 5 deles neste post. Acompanhe e se inspire!

1. Não pare de se capacitar

O primeiro segredo é bem simples: nunca pare de se capacitar. Isso porque só se graduar já não é mais o suficiente para diferenciá-lo no mercado.

As empresas buscam cada vez mais profissionais multifacetados, bilíngues, atualizados com as tendências do setor em que atuam, especialistas em determinada área de atuação etc.

Justamente por tudo isso, é crucial ser perseverante quanto à sua formação, dando continuidade a ela. Você pode fazer uma pós-graduação (MBA, especialização, mestrado profissional etc.), cursos de idiomas, workshops, treinamentos etc.

2. Amplie sua rede de contatos

Além de se qualificar constantemente, não deixe de apostar no seu networking. Isso porque ter uma rede de contatos profissionais é bastante útil para conquistar novas oportunidades de trabalho, realizar parcerias, iniciar o próprio empreendimento, ficar por dentro das novidades do ramo etc.

E o melhor é que você pode ampliá-la não só com colegas no ambiente de trabalho e comemorações corporativas, mas com outros profissionais em universidades, palestras, eventos nacionais e internacionais, redes sociais (LinkedIn e Behance, por exemplo) e muito mais.

3. Faça o que você gosta

Outro ponto importante para uma carreira de sucesso é fazer aquilo que você gosta. Sim, a gente sabe que parece clichê dizer isso, mas acredite: é a verdade.

Quando você atua com algo que não lhe agrada ou que não lhe motiva a dar o melhor de si, inevitavelmente a rotina de trabalho se torna estressante, o seu desempenho fica abaixo do esperado e a sensação de estagnação profissional só cresce.

Portanto, procure se envolver com algo que seja, de fato, a sua paixão. Assim, a sua carreira será repleta de desafios e novas conquistas e você se sentirá realmente realizado em relação à profissão escolhida.

4. Trace metas para o seu futuro

Fora tudo o que já foi dito, é essencial não se portar como aquele cara que vive apenas o dia de hoje e não se preocupa com o futuro. Tenha em mente que se planejar quanto ao dia de amanhã é importante não só para se organizar e ser um profissional mais responsável mas, acima de tudo, para garantir que você alcance os seus objetivos.

Afinal, você pode querer ser promovido, trabalhar no exterior ou mesmo se tornar diretor da empresa em que atua, por exemplo. Por isso, trace metas a serem alcançadas para ficar mais perto de conquistar os seus sonhos.

5. Invista em sua imagem

Por fim, não descuide do seu visual nem da sua aparência. Isso porque uma imagem desleixada é capaz de afetar a forma com qual as outras pessoas notam você.

Sem mencionar, é claro, que pode passar uma ideia errada a seu respeito — de que você não tem identidade própria, não respeita os valores e princípios da companhia, não tem senso de profissionalismo e por aí vai. Por esses motivos, procure manter cabelo e barba devidamente aparados e pele bem cuidada.

Além disso, invista em um guarda-roupa (com peças, acessórios e calçados) que passe credibilidade e esteja adequado ao seu local de trabalho, principalmente quando ele for mais formal — que é algo comum em ambientes corporativos.

Agora que você já sabe quais os segredos para ter uma carreira de sucesso, comece já a colocá-los em prática para ter êxito na vida profissional e, consequentemente, na vida pessoal.

E, já que falamos sobre visual, aproveite para conhecer todos os nossos modelos de sapatos sociais para uma produção impecável!

Powered by Rock Convert