como fazer um churrasco
ESTILO DE VIDA

Como fazer um churrasco surpreendente? Tempo de leitura: 4 min

Quem não curte encontrar com os amigos para conversar, enquanto aproveita uma picanha suculenta acompanhada de uma cervejinha gelada, não é mesmo? Porém, quando você é o anfitrião do evento a história fica um pouco diferente e bate aquela dúvida de como fazer um churrasco sensacional.

Para agradar a todos e finalmente conseguir o posto de churrasqueiro da galera, você não pode deixar de conferir as dicas que preparamos para você. Continue a leitura para conferir!

Planeje o churrasco

Ficar procurando ingredientes e utensílios enquanto as carnes estão no fogo é uma péssima escolha. Por isso, um dia antes, faça uma lista com tudo o que você vai precisar — carnes, bebidas, acompanhamentos, petisco e o carvão — e vá às compras. O segundo passo é cortar e picar tudo o que será utilizado.

Além disso, não se esqueça dos seus acessórios de churrasqueiro. Tenha ao alcance das mãos um garfo para churrasco, tábua de carnes, uma boa faca, grelha e um jogo de espetos.

Acerte nas carnes

Além de reunir os amigos, o churrasco é um evento para se deliciar. E para acertar em cheio, é preciso saber quais tipos de carnes comprar.

Escolha o melhor corte

Alguns cortes muito apreciados pelos brasileiros são a picanha, o contrafilé, a alcatra, a maminha, a fraldinha e a costela — famosa no sul do país. Mas nem só de carne de boi se faz um churrasco, portanto, para diversificar, as carnes de frango como a asinha, coração e sobrecoxa desossada são ótimas opções. A carne suína também é muito bem-vinda: invista na panceta e no lombo.

Calcule a quantidade ideal de carne

Agora que você sabe quais carnes escolher, é necessário considerar a quantidade que você precisará. Para ajudar, existe um cálculo que pode servir de base.

Considerando que, geralmente, o consumo recomendado por pessoa são 400 a 500 gramas de carne, pegue o número de convidados e multiplique por 400 gramas — ou 500 gramas, como preferir. Depois, divida o resultado pelo tipo de carnes que pretende comprar.

Aposte nas bebidas

Churrasco sem bebida, não é churrasco! Contudo, o diferencial é investir naquelas que harmonizam com o tipo de carne que você escolheu servir. Vale apostar nas cervejas artesanais, vinhos, coquetéis, caipirinhas e drinks!

Calcule a quantidade de bebida por convidado

A indicação base é que cada convidado consuma 1 litro e meio de bebida. Para quem gosta de cerveja, o calculo pode ser em torno de quatro latas. Porém, é preciso considerar o perfil dos seus amigos.

Invista nos petiscos

Enquanto a carne está na churrasqueira, chegando ao ponto perfeito, nada melhor do que servir petiscos. Algumas opções simples e saborosas são o queijo coalho, linguiça artesanal, espetinhos de frutas — aposte no abacaxi, manga e banana — castanhas, amendoins e, claro, o tradicional pão de alho.

Evite fazer muita fumaça

Você acertou em tudo, a comida está uma delícia e, de repente, começa a subir aquela fumaça da churrasqueira. Esse é um momento tenso e que põe as suas habilidades de churrasqueiro da turma em perigo! Mas, felizmente, existem formas de minimizar ou evitar que a churrasqueira faça tanta fumaça.

  • não deixe a carne queimar: coloque a carne no centro da churrasqueira de 10 a 5 minutos. Depois, passe os cortes para a borda para que assem por completo;
  • nunca jogue água no carvão: para reduzir as chamas use areia ou cinzas de um churrasco passado;
  • não compre carvão de baixa qualidade: prefira os de acácia ou eucalipto, com pedaços grandes e homogêneos;
  • opte por uma churrasqueira a gás: ela praticamente não faz fumaça.

Adicione diversão

Não fique 100% focado na preparação do churrasco. Afinal, esse é um evento social! Por isso, aproveite para cumprimentar, se divertir e bater um papo com os seus convidados. Além disso, solte o som com playlists bem ecléticas e que agradem a todos. Outra boa opção é animar a galera com alguns jogos como o beer pong. O importante é que todos se divirtam!

Com planejamento, produtos de qualidade e uma galera animada, seu churrasco tem tudo para ser um sucesso! 

Agora que você já sabe como fazer um churrasco sensacional, confira algumas receitas de petiscos que vão surpreender seus convidados!

 

Powered by Rock Convert