Entenda o que é linguagem corporal e como interfere na sua imagem
NEGÓCIOS

Entenda o que é linguagem corporal e como interfere na sua imagem Tempo de leitura: 3 min

Saber o que é linguagem corporal pode abrir muitas portas para uma pessoa, tanto na sua área pessoal quanto profissional. Trata-se da comunicação não verbal expressa pelo corpo, muitas vezes, de forma inconsciente. Expressões faciais, postura e gestos são exemplos disso.

Tem interesse em saber mais sobre a linguagem corporal? No post de hoje, vamos abordar alguns sinais que expressamos inconscientemente. Confira!

Sinais comuns de linguagem corporal

Geralmente, a linguagem corporal é muito abordada em filmes e séries de investigação criminal para saber se o suspeito está falando a verdade ou não.

No entanto, ela vai muito além da ficção ou da detecção de mentiras, e pode ser usada a favor de muitas pessoas, especialmente em âmbito profissional. Afinal, ela está diretamente relacionada à imagem corporal.

Sabendo a importância da linguagem corporal, aprenda a identificar os sinais mais comuns que o corpo faz!

Postura inadequada

A sua postura é o seu cartão de visita. A forma que o corpo se dispõe em um ambiente revela muito sobre o que um indivíduo está sentindo. Por exemplo, pessoas que mantêm uma postura ereta e movimentos abertos e expansivos estão associadas com posições de poder e acomodação.

Ao mesmo tempo, ombros contraídos e tensionados revelam insegurança ou medo de uma situação. Comportamentos como esse são vistos de forma negativa no ambiente de trabalho, podendo fazer com que a visibilidade e credibilidade da pessoa seja diminuída por não passar confiança.

Uma postura amigável seria aquela em que as mãos se mantêm naturalmente ao lado do corpo e as costas estão alinhadas de maneira leve, passando a imagem de firmeza e solicitude ao mesmo tempo.

Olhar desfocado

Muito do que se passa na cabeça de uma pessoa pode ser percebido por meio dos olhos. Um olhar desfocado, voltado para as laterais ou para cima costuma indicar desconcentração ou confusão mental.

Isso acontece porque, quando tentamos imaginar ou organizar os pensamentos, temos a tendência de desviar os olhos. Quando isso ocorre durante um discurso, pode apontar insegurança ou falta de domínio sobre o assunto.

Testa contraída

O semblante contraído raramente é um bom sinal. Os músculos da região da testa se contraem em momentos de tensão, nervosismo ou dúvida. Em uma entrevista de emprego, por exemplo, pode indicar incerteza se deseja ingressar na equipe de colaboradores de uma empresa.

Caso você sinta a sua testa se contrair e não queira que outra pessoa note a sua tensão, tente pensar em coisas positivas e piscar com mais frequência, desviando o pensamento negativo e fazendo com que o seu corpo relaxe.

Respiração profunda

A variação de emoções também interfere no ritmo cardíaco e respiratório. Respirações profundas indicam a tentativa de controle de sentimentos negativos, como o medo, raiva ou nervosismo.

Muitas vezes, essa técnica é usada para organizar os pensamentos e mostrar autoconfiança, dispersando os sentimentos de ansiedade ou estresse.

Braços cruzados

Cruzar os braços ou as pernas indica o desejo de criar uma barreira física entre a pessoa — ou assunto — com que está conversando. Ainda que as expressões faciais indiquem tranquilidade, muitas vezes, o corpo diz o contrário. Afinal, é muito mais fácil ter controle facial do que das microexpressões corporais.

Conhecendo o que é linguagem corporal, é possível identificar quais gestos devem ser evitados durante uma conversação, seja íntima, profissional ou casual. Entretanto, é importante ressaltar que muitos sinais podem ser confundidos. Portanto, ao tentar analisar alguém, leve em consideração o contexto, o ambiente e a sua personalidade.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro do universo da moda masculina. Estamos no Instagram, Pinterest e Facebook!

 

Powered by Rock Convert