comportamento profissional
NEGÓCIOS

Comportamento profissional: por que é tão importante? Tempo de leitura: 3 min

Ser organizado, comunicativo, pontual, sociável, ter capacidade de liderança e visão estratégica, saber se vestir adequadamente de acordo com a ocasião. Ufa! Bastante coisa, não é? Mas todas essas características definem um comportamento profissional e são cada dia mais visadas pelo mercado.

Afinal, alguém que não tem postura adequada no local de trabalho dificilmente vai conseguir se adaptar à cultura organizacional da companhia, desenvolver um bom relacionamento com colegas e gestores ou ter uma trajetória ascendente.

É justamente por isso que reunimos três motivos que mostram a importância de prestar mais atenção à sua conduta e em como ela influencia na sua carreira. Confira!

Transmite confiança e respeito

O primeiro motivo, sem dúvida, é que ter um comportamento profissional mantém você em destaque entre seus colegas de trabalho e faz com que seja visto de forma diferente (no sentido bom, é claro!). Isso porque você demonstra, no dia a dia, que não está ali apenas para cumprir com as suas funções ou para contar quanto tempo falta para ir embora.

Ao contrário, você contribui com o que pode para ajudar os demais, evita conflitos e desentendimentos internos, capricha no que faz para não ter alterações e refações, não empurra as atividades com a barriga e ainda é comprometido com o sucesso do setor. Ou seja, como diz o ditado, é pau para toda obra!

Logo, seus supervisores — e, consequentemente, a empresa — vão vê-lo como alguém que transmite confiança e inspira respeito, o que vai resultar em maior valorização e até mesmo aumento no retorno financeiro.

Funciona como um diferencial competitivo

Quando se fala em diferencial competitivo para o mercado de trabalho, o comum é pensar em um currículo turbinado com formação superior e diversas experiências, não é verdade? No entanto, esse é um engano comum cometido por muita gente.

Basta parar para refletir que com o acesso cada vez mais democrático às universidades e as inúmeras chances de entrar nas mais distintas companhias (estágio, trainee, vaga temporária, substituição etc.), mais e mais pessoas podem se enquadrar nesse perfil. Portanto, não basta ter um bom CV. É preciso ir além e ter uma conduta profissional única.

Gera novas oportunidades

Por fim, ter um bom comportamento profissional abre as portas para você — e acredite, não é exagero dizer isso! Tanto é que muitas pessoas conquistam ótimas oportunidades porque são lembradas por colegas, supervisores e até mesmo por clientes para promoções, novos projetos, futuras parcerias e vagas de emprego recentemente abertas.

Afinal, elas já provaram por A + B que não só são competentes e dedicadas, mas que têm postura adequada para assumir novos desafios e representar a empresa nos mais diferentes trabalhos — algo que as grandes organizações estão valorizando muito.

Como você viu, investir em um comportamento profissional pode ser a chave para o sucesso na sua carreira. Por isso, não marque bobeira e escreva a sua trajetória a partir de hoje!

Se curtiu nosso post, aproveita para seguir a gente no Facebook, Instagram e Pinterest para ficar por dentro de como ter o melhor visual para o trabalho!

Powered by Rock Convert