como ser influente no ambiente de trabalho
NEGÓCIOS

Entenda como ser influente no ambiente de trabalho Tempo de leitura: 3 min

Embora o retorno financeiro e a carreira estável ainda sejam apontados como os principais desejos dos profissionais no mercado, muitas pessoas seguem compartilhando um terceiro objetivo: o de saber como ser influente no trabalho.

Afinal de contas, quem consegue esse feito alcança um status diferenciado, se tornando fundamental em momentos de crise financeira, gestão de conflitos internos e sucesso dos negócios. Isso tudo acontece devido ao poder de persuasão que o profissional exerce dentro da organização. Não é por menos que homens influentes são frequentemente cotados para cargos estratégicos.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas de comportamento que você deve adotar a partir de hoje para se destacar e aumentar a sua influência no ambiente laboral. Confira!

Conheça todos os setores da empresa

Para começar, não seja do tipo muito fechado, que se atém somente ao próprio setor e ao que acontece nele. Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado!

Ao contrário, tenha esperteza e busque conhecer os profissionais de outras áreas da companhia e até circular dentro delas. Assim, você constrói não apenas uma rede de contatos, mas também de informações que deixarão você em uma posição privilegiada no ambiente de trabalho.

Mostre resultados

Um colaborador que tem objetivos bem definidos, sabe aonde quer chegar em sua carreira e se dedica a dar sempre o seu melhor, mostrando empenho nas atividades que desempenha e, acima de tudo, apresentando resultados, também adquire influência.

Afinal, ele se solidifica no cargo que ocupa, se tornando um funcionário exemplar — e, consequentemente, alguém mais bem-visto pela direção da organização —. Além disso, fica mais fácil conquistar promoções, bonificações e prêmios não só para si, mas também para a equipe da qual faz parte.

Adote a empatia na sua rotina

Outra dica de como ser influente é adotar a empatia no seu dia a dia. Afinal, você dificilmente trabalhará sem a ajuda de ninguém, especialmente quando se trata do ambiente corporativo de grandes empresas — em que é comum a formação de equipes. Portanto, não deixe de agir ao ver que um colega está com problemas e precisa de ajuda.

Faça o oposto e se coloque no lugar do outro. Ou seja, seja o primeiro a estender a mão e mostrar que seus colegas de trabalho podem contar com você sempre que for possível. Essas ações, mesmo que pequenas, estimulam os demais a enxergarem você com alguém que companheiro e que merece respeito e estima.

Tenha ética e integridade

Fora a empatia, sempre leve o máximo de ética e integridade para seus afazeres, seus compromissos e sua relação com os demais trabalhadores. Isso é importante para que as pessoas ao redor saibam que você é uma pessoa de palavra, confiável e honesta. Esses traços que são simples, mas acredite: colocam você facilmente como um profissional diferenciado, especialmente na visão dos seus superiores.

Agora que você entende como ser influente na área em que atua, não deixe de seguir as nossas sugestões para se destacar e se tornar uma referência a ser seguida por colegas e supervisores. Além disso, para fechar com chave de ouro, jamais descuide do seu visual para não comprometer a sua imagem profissional, combinado?

Por isso, saiba como ter um dress code sempre impecável no ambiente de trabalho!

Powered by Rock Convert