Tipos de cervejas: descubra quais são os principais Tempo de leitura: 3 min
Atualmente existem no mercado mais de 100 tipos de cervejas com diferentes características e sabores determinados pela proporção de ingredientes como o malte, a cevada germinada e o lúpulo e pelos métodos de fermentação e leveduras utilizadas.
Essa diversidade de sabores transforma a bebida mais querida do Brasil numa opção ideal para um encontro com os amigos e aventuras gastronômicas, já que propicia diferentes harmonizações. Quer saber quais são os principais tipos de cerveja? Continue a leitura!
Lager
De baixa fermentação, a levedura presente em sua composição se encontra principalmente no fundo do recipiente onde é fermentada. Destacamos as mais conhecidas no Brasil:
Pilsner
Primeira cerveja clara, leve e transparente do mundo, além de ser um dos tipos de cervejas mais consumidos no Brasil. Tem aroma e sabor acentuados pelo lúpulo, baixo teor alcoólico, gosto final mais seco e é produzida por baixa fermentação.
American lager
Também são fáceis de beber, pois apresentam pouco amargor, final seco, cor dourada e aroma suave de cereais. São exemplos dessa cerveja: Brahma, Skol e Kaiser.
Premium lager
É a American lager com mais lúpulo e malte. Apresenta cor mais dourada e é mais encorpada que as anteriores. São exemplos dessa cerveja no Brasil a Heineken e a Stella Artois.
Dark Lager
Como o nome já diz, é uma bebida escura. Por conter xarope de açúcar ou caramelo em sua composição, apresenta sabor mais adocicado, além de baixo teor alcoólico.
Bock
De alto teor alcoólico, a bebida apresenta uma tonalidade mais avermelhada e malte em sua composição, o que confere notas de caramelo e pão tostado no sabor. Famosa na Alemanha, tem seu consumo recomendado no frio.
Ale
Produzida com uma levedura que age em temperaturas mais elevadas e na superfície do tambor de fermentação, a bebida é conhecida como cerveja de alta fermentação. Abrange as Pale Ale, Altbier, Trigo, Porter e Stout.
Destacam-se:
Weizenbier ou weissbier
Da família do trigo, composta por metade de malte de trigo e o restante por cevada, apresenta aromas de banana e cravo, apesar de não conter esses ingredientes. Sua aparência é turva devido ao fermento, que permanece em suspensão.
Pale Ale
Apresentam amargor médio com final suave e sabores com toques delicados de amêndoa, podendo ter aromas cítricos ou terrosos. Sua cor varia entre o dourado e o cobre e subdividem-se em:
- American Pale Ale;
- English Pale Ale ou Índia Pale Ale (IPA);
- American Amber Ale (Red Ale);
- American Strong Ale.
Stouts
De coloração quase negra, são mais encorpadas e apresentam aroma que remete ao chocolate, café ou malte torrado. Além disso, tem alto teor alcoólico. A cerveja mais conhecida mundialmente desse tipo é a Guinness. Subdivide-se em:
- Dry Stout;
- American Stout;
- Sweet Stout;
- Oatmeal Stout;
- Russian Imperial Stout.
Um dos fatores que torna a cerveja uma bebida ideal para o clima do país é a temperatura em que é consumida. Durante alguns eventos, quando é preciso gelar rapidamente a cerveja para que o consumo se torne mais agradável, muitos empecilhos podem surgir, como a falta de tempo ou de espaço.
Por isso, ao escolher entre os tipos de cervejas disponíveis, preocupe-se com a forma que ela será gelada. Se for necessário apressar o processo, acondicione-as em um recipiente com gelo, sal e álcool antes do consumo ou envolva a garrafa ou lata em um guardanapo molhado antes de colocá-la no congelador.
Seja qual for o seu estilo, com tantas opções como as apresentadas, o interessante é apreciar os tipos de cervejas com um prato que harmonize e uma companhia agradável, certo?
Experimente sabores contrastantes, como uma cerveja maltada com queijo gorgonzola, semelhantes, como uma Dark Lager com uma sobremesa ou combine por corte, como ocorre com a IPA e um prato gorduroso.
Agora que você conhece alguns tipos de cerveja, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e combinar com os amigos uma noite de degustação?
Deixe um comentário