sapato masculino casual
MODA

Como usar sapato masculino casual com estilo? Tempo de leitura: 5 min

Você já escolheu todo o look e, quando olha para os pés, não faz ideia do que calçar? Acredite, todos nós já passamos por isso! Na dúvida, acabamos sempre saindo com o mesmo calçado e perdemos a oportunidade de criar novas combinações, especialmente quando o assunto é sapato masculino casual.

Se você já se viu em uma situação como essa, saiba que existem vários tipos de calçados para quem é adepto ao estilo casual e combiná-los é muito fácil — ainda mais depois das dicas que vamos apresentar!

Então, amigo, pode ficar tranquilo: a partir de agora você não vai mais perder seu tempo sem saber o que calçar! Confira o miniguia que preparamos para você acertar em cheio na escolha do seu sapato masculino casual.

Saiba identificar o estilo casual

Antes de conhecer os melhores sapatos para o estilo casual, você precisa primeiro saber o que é ser casual, não é mesmo? Pois bem, o estilo casual surgiu da união do clássico com o informal, adicionando simplicidade e conforto.

Ele é ideal para um homem mais descontraído, moderno e esportivo. Além disso, a palavra-chave desse estilo é praticidade.

Diferencie o sapato casual do social

Entendemos que alguns sapatos são bem fáceis de identificar como social — esse é o caso do Oxford, que é um companheiro fiel dos ternos. Porém, o assunto pode ficar um pouco mais complicado quando citamos outros modelos.

Características que você deve observar

Felizmente, alguns detalhes podem te ajudar a identificar o estilo casual em um calçado específico. Lembre-se que é necessário observar o modelo em si, essas dicas são apenas para facilitar e treinar seu olhar, ok?

  • fivela: geralmente, as ferragens quebram a formalidade, conferindo um ar mais descontraído para o calçado;
  • couro envelhecido: manchas, detalhes envelhecidos ou o efeito desgastado são muito utilizados em sapatos casuais;
  • costuras: aqui é importante compreender que o sapato social é, por natureza, mais clean. Por tanto, quando adicionamos mais costuras, o sapato fica com mais detalhes, o que pode levá-lo a ser casual;
  • verniz: independente do modelo, o verniz deixa o calçado com um visual mais sofisticado. Ele é ideal para eventos formais;
  • cadarços: as opções coloridas ficam apenas para os sapatos casuais. Porém, em modelos mais sociais como o Oxford, o cadarço dá um ar a mais de seriedade;
  • cor: os sociais abusam do preto e marrom. Já as opções coloridas e com mais de uma tonalidade são casuais.
  • brogue: tem aqueles pequenos furos no sapato, que podem deixar o calçado mais casual. Combina com jeans, camisetas e até blazers.

Acerte no sapato masculino casual

Bom, agora que você já sabe como identificar o estilo casual e algumas características para reconhecer esses calçados, é hora de conhecer alguns modelos casuais e nunca mais errar na produção!

Sneakers

O sneaker é um calçado urbano que representa o street style. Uma de suas características mais evidentes, e que combina perfeitamente com o casual, é o fato de o modelo ser extremamente confortável. Seu uso é exclusivo para momentos descontraídos e ele vai bem com bermudas, jeans e camisetas.

Tênis

Assim como o sneaker, o tênis é muito confortável e veio direto das quadras de esportes para os pés do homem moderno. Não tenha medo de investir nos modelos coloridos, mas também garanta alguns mais sóbrios no armário, pois eles são mais fáceis de combinar nas produções.

Se seu objetivo é criar um look casual com o tênis, e ainda assim fugir um pouco do estilo esportivo, aposte nos calçados com detalhes em couro e camurça. Lembre-se que esse sapato vai bem com jeans, bermudas e calça de sarja.

Dependendo do modelo ele também pode marcar presença em looks mais sofisticados ao ser combinado com a camisa de alfaiataria, por exemplo. Inclusive, esse calçado consegue frequentar o ambiente corporativo — no caso de empresas com dress code informal. Nesses casos também vale adicionar um blazer para finalizar a composição.

Bota

As botas criam visuais com mais atitude. E engana-se quem pensa que elas são utilizadas só no inverno ou em temporadas chuvosas: elas são ótimas opções para a meia estação.

Os modelos mais casuais são os de cano médio, em camurça ou couro. Já para quem gosta de inserir mais informação de moda na combinação, as botas brogue ou com fivelas são excelentes aquisições.

O jeans, t-shirts e o xadrez são companheiros clássicos das botas, mas nada impede de utilizá-las com bermudas e camisa de botão.

Drive

O drive é a adaptação de um clássico dos calçados, o mocassim. Eles são bastante parecidos ao primeiro olhar, mas não se engane: o drive possui o solado diferente, com vários gomos. O objetivo desse design é conferir conforto e também dar mais aderência aos motoristas. Daí surgiu o seu nome, do inglês “drive”, que em português significa “dirigir”.

Uma combinação clássica e muito apreciada com o modelo drive é a calça de alfaiataria ou o jeans escuro.

Sider

Ele também é uma variação do mocassim. Dessa vez, vem em um modelo com inspiração náutica e com uma novidade, o cadarço — originalmente, o sider era fabricado com lona, para evitar escorregões em embarcações.

Atualmente, o modelo pode ser encontrado em couro e harmoniza muito bem com as calças de sarja e camisas lisas ou com estampas singelas.

Aderir ao estilo casual ficou bem mais fácil depois destas dicas, não é mesmo? Afinal, agora você não tem mais desculpas para não investir em calçados novos , já que eles vão bem com diversas roupas.

Considerando a vida corrida que levamos atualmente, nossa dica bônus é que você aproveite para garantir seu calçado ideal on-line, de onde estiver. A melhor parte é que, além de contar com diversos modelos, você também pode optar por um calçado exclusivo e personalizado de acordo com seu gosto.

Quer encontrar as melhores opções de sapato masculino casual? Conheça a nossa loja on-line e, se precisar de ajuda, basta utilizar nosso chat!

Powered by Rock Convert