relacionamento com colegas de trabalho
NEGÓCIOS

Relacionamento com colegas de trabalho: como melhorar? Tempo de leitura: 3 min

O relacionamento com colegas de trabalho, muitas vezes, se torna um grande desafio. Afinal, são tantas personalidades, crenças, gostos, objetivos e pensamentos diferentes reunidos no mesmo espaço que acaba sendo necessário muito jogo de cintura para se habituar.

Apesar da dificuldade, manter um relacionamento agradável no ambiente corporativo é fundamental para gerar bons resultados e ter mais chances de conquistar o sucesso na sua carreira.

Pensando nisso, elaboramos este post, no qual listamos algumas dicas que vão auxiliar você nessa missão. Confira!

Respeite as diferenças

Respeitar as diferenças de cada um dos profissionais com quem você convive é o primeiro passo para garantir um bom relacionamento com cada um deles. Isso pode parecer óbvio, mas é extremamente comum encontrarmos colegas de trabalho desrespeitosos e nada empáticos.

Pense bem: como você gostaria de ser tratado no seu ambiente de trabalho? Certamente, seria com cordialidade e respeito. Assim, não é difícil imaginar que os seus colegas desejem o mesmo.

Por isso, lembre-se de que cada pessoa tem a sua forma de agir, pensar e sentir. Buscar compreendê-las e respeitá-las, sem dúvidas, é um dos segredos que levam ao bom convívio de todos!

Busque a evolução contínua

Todos nós vivemos em um ritmo constante de mudança — e isso também se aplica ao ambiente profissional.

Precisamos acompanhar a evolução das tecnologias, métodos, ferramentas e processos usados no dia a dia do nosso trabalho para conseguir atender às nossas demandas. Mas, essa busca por melhorias deve abranger também nossas qualidades e defeitos.

Achou confuso? Calma, vamos explicar. Isso significa que, para construirmos um ambiente harmonioso e cooperativo no trabalho, é preciso evoluir e eliminar comportamentos negativos, como o hábito de participar e instigar panelinhas, fofocas e intrigas. Fora isso, também é interessante usar seus conhecimentos para ajudar e orientar seus colegas.

Faça pausas durante o expediente

À primeira vista, fazer pausas durante o expediente pode parecer algo sem qualquer ligação com o bom relacionamento com colegas de trabalho. Porém, isso é um grande engano. Na verdade, as pausas durante o expediente são um excelente momento para estreitar os laços com as pessoas ao seu redor.

Além disso, é extremamente difícil manter a cordialidade e o bom humor quando estamos o tempo todo lidando com as pressões do serviço. Nesse sentido, os intervalos servem para aliviar o estresse, o que permite manter a produtividade e o controle emocional.

Ter um breve descanso também ajuda a organizar melhor as ideias e tomar decisões mais sensatas — principalmente quando surgem momentos de desavenças e conflitos.

Saiba dar e receber feedbacks

Pessoas comentem erros e isso é absolutamente normal. Porém, no ambiente corporativo, é comum que venham acompanhados de críticas. Infelizmente, nem sempre elas são feitas da melhor forma possível, o que colabora para a criação de um ambiente desagradável e para a deterioração do relacionamento profissional.

Dar um feedback para um colega que cometeu uma falha é um ato que envolve empatia e amistosidade. É preciso ter em mente que o profissional não errou por vontade própria e ter disposição para orientá-lo a como melhorar.

Da mesma forma, ao receber uma crítica, é importante manter a humildade, reconhecer o erro e nunca levar a “puxada de orelha” para o lado pessoal.

Agora, você já sabe como melhorar o relacionamento com colegas de trabalho. Contudo, lembre-se de que um bom comportamento profissional também é essencial para aumentar suas chances de conquistar o sucesso em sua carreira!

E aí, gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de mais dicas sobre carreira? Então, não deixe de ler nosso próximo artigo e descubra a importância do comportamento profissional!

Powered by Rock Convert