MODA

Guarda-roupa masculino: saiba como montar o ideal Tempo de leitura: 17 min

Ao contrário do que muitos pensam, o guarda-roupa masculino oferece diversas opções de combinações para diferentes estilos. No entanto, é preciso investir um pouco de tempo para aprender a montar um vestuário versátil e estiloso que seja um reflexo da sua personalidade.

No entanto, é aí que mora o problema. Muitos homens têm dúvidas sobre que tipos de peças devem ter, quais sapatos são essenciais e quais acessórios não podem deixar de fora do seu vestuário. A dificuldade só aumenta quando eles não conseguem encontrar tais informações reunidas de forma simples em um único lugar.

Então, se identificou com a situação? Não se preocupe: elaboramos este post pensando exatamente nisso. Nele, vamos esclarecer essas e outras dúvidas para ajudá-lo a ficar ainda mais estiloso e sofisticado. Confira!

Por que é importante saber montar um guarda-roupa masculino?

Talvez você já tenha ouvido falar que as nossas roupas dizem muito sobre o tipo de pessoa que somos. Isso não é nenhuma mentira e ter esse fato em mente pode te ajudar em diversos momentos. Por exemplo: em uma reunião importante da empresa em que trabalha, como você se vestiria? De uma maneira mais formal e discreta ou de um jeito descontraído e extravagante.

Obviamente, na maioria das empresas — tirando as que não exigem dress code corporativo — a primeira opção seria mais adequada. Porém, para montar um look que atenda a esse requisito, é preciso conhecer bem as peças, acessórios e sapatos do vestuário masculino, além de ter um conjunto de roupas bastante versáteis.

É daí que vem a importância de se saber montar um bom guarda-roupa masculino. Pense conosco: se a intenção é passar uma determinada imagem ou personalidade por meio do seu vestuário, como você fará isso sem antes entender como funcionam as regras de composição dos looks e quais peças são mais indicadas para cada ocasião?

Parece impossível, não é mesmo? Mas fique tranquilo: ao final deste post, você já estará por dentro de tudo isso!

O que é um guarda-roupa masculino ideal?

Antes de nos aprofundarmos nesse assunto, precisamos compreender o que é considerado um guarda-roupa masculino ideal. Basicamente, trata-se de um conjunto de peças básicas e essenciais para o vestuário do homem moderno. Com elas, é possível montar diferentes looks de diversos estilos, mesmo que você não conte com uma grande quantidade de roupas.

Ele envolve também os calçados mais indispensáveis, tanto para o dia a dia quanto para eventos que pedem uma certa formalidade. Os acessórios não ficam de fora e incluem, por exemplo, relógio, cinto, carteira, óculos de sol, entre outros. Resumindo, o guarda-roupa masculino ideal é básico e compacto, mas versátil o suficiente para que se possa encontrar qualquer tipo de peça e acessório para as mais variadas situações.

Como montar um guarda-roupa masculino?

Agora que você já sabe o que é um guarda-roupa masculino ideal, vamos ao que interessa: aprender como montar o seu. Inicialmente, será necessário fazer uma pequena análise. Mas fique tranquilo, pois ela é bem simples e envolve apenas dois passos. Veja!

Conheça seu estilo pessoal

O primeiro passo a ser dado é conhecer seu estilo pessoal. Pense bem: que tipo de imagem você deseja passar com suas roupas? Como você quer ser visto pelas outras pessoas? Reflita também sobre suas características. Ou seja, você se considera mais sério e discreto ou mais moderno e despojado?

Após fazer essas considerações, será possível perceber que estilo se adéqua melhor a você. Assim, suas roupas vão acentuar ainda mais sua personalidade e mostrar ao mundo quem você realmente é.

Considere seu estilo de vida

O estilo de vida que levamos, sem dúvidas, tem grande influência na hora de montar o guarda-roupa perfeito. Reflita conosco: um atleta que passa grande parte do seu tempo treinando certamente terá diversas peças esportivas em seu armário. Já um empresário que precisa estar presente em reuniões e comandar grandes equipes, por outro lado, deverá ter diversas peças mais formais.

Portanto, observe seu dia a dia e veja quais situações são mais comuns no seu cotidiano. Com isso, você conseguirá escolher as peças ideais para cada uma delas. Porém, lembre-se também das ocasiões menos comuns, como casamentos e festas familiares, e inclua vestimentas específicas para elas. Afinal, você não vai querer ser pego desprevenido quando um desses eventos ocorrer, não é mesmo?

Quais são os diferentes tipos de peças que ele deve ter?

Existem diversos tipos de peça no vestuário masculino. Porém, algumas são extremamente importantes e você não pode deixar de tê-las. Veja:

Camisa social

Não importa seu estilo, em algum momento de sua vida será necessário usar uma camisa social. Esse é um item indispensável para o homem que quer manter a elegância sem sair do tradicional, sendo peça-chave em diversas composições.

Você pode usá-la no trabalho, em um evento mais formal ou até em um look mais despojado para uma festa noturna. Ou seja, é um item versátil e basta ter criatividade para incluí-la em diversos visuais bacanas.

Camisa polo

Muito comum no guarda-roupa masculino, a camisa polo vai bem para as ocasiões mais casuais, já que não é muito formal, nem sossegada demais. Com ela, você estará bem-vestido e, ao mesmo tempo, ainda manterá uma certa descontração no visual.

É possível usá-la em um encontro, em uma reunião de família ou em um simples passeio do dia a dia. Além disso, a peça cai bem com jeans e tênis e a cor pode ser escolhida de acordo com seu gosto.

Suéter

Essencial para os dias mais frios, o suéter é mais uma peça que não pode faltar no seu guarda-roupa masculino. Ele funciona bem com camisa comum ou social, calça jeans, bermuda e jaqueta. Suas cores variam bastante, mas é indicado dar preferência para aqueles de cores mais neutras, como preto, cinza e azul-marinho.

Porém, para os homens mais ousados, suéteres com estampas de losango são uma ótima opção. Por fim, vale citar que os de gola V são usados frequentemente com camisa social e os de gola redonda podem ser combinados com camisetas.

Blazer

Ideal para quem gosta de um visual que mantenha o equilíbrio entre o casual e o formal, o blazer é mais uma peça indispensável para o homem moderno. Ele deixa até os looks mais despojados com um ar de elegância e sofisticação, podendo ser combinado com uma calça jeans e um belo par de tênis.

Assim, dependendo das peças que forem escolhidas para complementar o look, você pode usá-lo tanto no trabalho quanto em uma festa mais informal, por exemplo. Por fim, fica a dica: se for abotoá-lo, lembre-se de sempre deixar o último botão do blazer desabotoado, ok?

Bermuda de alfaiataria

Vivemos em um país de clima tropical e, devido a isso, muitas regiões apresentam temperaturas mais elevadas durante boa parte do ano. Sendo assim, as bermudas não podem ficar de fora do seu guarda-roupa, concorda?

É interessante optar pela bermuda de alfaiataria, pois elas são extremamente confortáveis, não aquecem excessivamente o corpo e ainda garantem uma dose extra de estilo. Também podem ser usadas com camisa comum, polo ou social.

Calça chino ou sarja

Esse tipo de calça é bastante semelhante à tradicional calça social. Contudo, apresenta uma diferença: ela é feita com algodão. Trata-se de um modelo que apresenta diversas cores e texturas, tendo também um corte mais ajustado ao corpo.

Na hora de montar o look, você pode apostar em uma camisa simples ou social com um tênis informal ou um sapato mais clássico. Além disso, uma dica para deixar a combinação mais estilosa é usar a calça chino com a barra dobrada.

Quais tipos de sapatos são fundamentais?

Assim como as roupas, os tipos de sapatos masculinos são bastante variados. Por isso, você não deve se contentar apenas com aquele básico sapato preto. É importante trazer mais variedade ao look e apostar nos seguintes calçados. Observe:

Tênis e sapatênis

tênis é o calçado mais básico do vestuário masculino e você não pode deixar de tê-lo no seu. Ele é também um dos mais informais. Porém, é bastante versátil e, em alguns casos, pode ser usado até em looks mais sérios — isso vale, especialmente, para os tênis de sola baixa.

Já o sapatênis é o famoso meio-termo. Ele é mais formal do que o tênis comum e menos formal do que os sapatos tradicionais. Você pode usá-lo com uma bermuda jeans e camisa comum, por exemplo. Para um visual mais jovem é interessante apostar em um sapatênis preto, jaqueta e calça de sarja.

Derby

derby é um calçado que traz muito estilo à composição e pode ser usado com blazer, terno mais casual, calça jeans e calça chino. Um detalhe interessante desse calçado é que o local dos furos fica solto em relação ao corpo do calçado. Isso permite que o sapato se ajuste melhor ao peito do pé, tornando-o mais confortável e querido pelo público masculino.

Oxford

oxford é um verdadeiro clássico quando se trata de sapato masculino. Ao contrário do derby, esse modelo tem o local onde ficam os furos para o cadarço fixo ao corpo do calçado. Trata-se de um sapato mais social que, em geral, é indicado para ocasiões formais ou eventos e festas noturnas.

Você pode fazer uma bela combinação usando-o com calça de alfaiataria cinza chumbo e camisa social branca. Porém, para um look mais despojado, ele também pode ser usado com peças mais básicas, como jeans e camiseta.

Mocassim

Esse é outro calçado que entra na lista de sapatos mais informais. O mocassim é um modelo de calçado sem cadarço e que tem o formato da letra “U” na parte de cima do cabedal. Por ser considerado mais informal, ele combina bem com bermuda, camisa polo, camisa comum, calça chino e calça jeans. Em dias mais frios, também é possível utilizá-lo com calças de veludo.

Slip on

Também chamado de tênis iate ou slipper, o slip on masculino é um calçado confortável, sem cadarço e extremamente prático. Ele vem se tornando cada vez mais querido entre os homens, pois compõe looks modernos e descolados.

Para acertar em suas combinações, é importante utilizar o slip on com peças do guarda-roupa casual, ou seja, com bermudas, calça jeans, camisa polo e calça de alfaiataria.

Mule

Inicialmente, o mule era um calçado encontrado exclusivamente no vestuário feminino. No entanto, esse modelo de sapato sem cadarço e aberto no calcanhar invadiu o universo masculino e vem conquistando muitos fãs.

Apesar da popularidade crescente, ainda existem muitos homens que não sabem como usar mule masculino. Mas, para contornar o problema, basta ter uma coisa em mente: esse é um calçado informal que vai bem em ocasiões casuais. Por isso, você pode usá-lo com bermudas, shorts, calça de alfaiataria e camisa de botões.

Quais acessórios são indispensáveis?

Agora que você já sabe quais peças de roupas e quais sapatos são considerados fundamentais, deve estar se questionando: afinal, que acessórios eu preciso ter para combinar com esses itens? Mantenha a calma! Neste tópico, vamos mostrar os acessórios masculinos indispensáveis. Confira!

Carteira

Apesar de ser um item que não fica visível no look, a carteira é um acessório que todo homem deve ter. As mais fininhas, também chamadas de slim, são as preferidas pelo público por serem espaçosas e estilosas. Os modelos em couro também são muito comuns, pois seu material resistente ajuda a aumentar a durabilidade do acessório.

Cinto

cinto, muitas vezes, é um acessório que não recebe a atenção de grande parte dos homens. No entanto, quando usado corretamente, ele pode transformar a produção. É importante que a cor do metal da fivela do cinto combine com a do relógio, pulseiras, alianças ou abotoaduras e sua largura esteja entre 2,5 e 4 cm. Além disso, o tamanho deve ser obtido a partir da medida do cós da calça mais o acréscimo de 15 cm.

Meias

Desde as tradicionais meias sociais até as modernas meias coloridas, esse é outro acessório indispensável no guarda-roupa masculino. No caso das sociais, a cor deve combinar com a tonalidade da calça.

Já as meias coloridas vieram para trazer mais jovialidade e estilo para as composições. Elas podem ser encontradas com listras, formas geométricas e até com estampas florais. Por fim, é interessante adequar o tamanho da meia ao tipo de roupa. Ou seja, opte por meias curtas para usar com bermudas e meias longas para vestir com alças.

Relógio

Mesmo fazendo parte do visual masculino há muito tempo, esse acessório nunca sai de moda. Além de ser um item com uma funcionalidade essencial, o relógio é capaz de revitalizar um look básico, trazendo mais personalidade.

É possível optar pelos mais tradicionais, que são produzidos com aço inox e couro. Porém, os mais modernos chamam cada vez mais atenção, já que alguns contam com funcionalidades diferenciadas, como calendário, e outros permitem até a troca de pulseiras.

Óculos de sol

Os óculos de sol estão, sem dúvidas, entre os acessórios que mais definem o estilo e a personalidade de um homem. Seja um modelo mais retrô ou um mais moderno com lentes coloridas, o importante é que você se sinta confortável com o item.

Porém, vale lembrar que, além da função estética, os óculos de sol também são responsáveis por proteger os olhos dos raios solares. Por isso, é fundamental contar com itens originais e de qualidade. Afinal, não adianta nada ficar estiloso e prejudicar a própria saúde, não é mesmo?

Como montar um guarda-roupa de acordo com as estações do ano?

Esse é um ponto um pouco mais complexo, pois você precisará ser um pouco mais atencioso para fazer as escolhas certas. Contudo, existem alguns passos simples que podem ser usados para que seu guarda-roupa tenha peças úteis para qualquer estação do ano.

Observe o clima da região em que você mora

Ao contrário de outros países, as estações do ano no Brasil não são muito bem definidas. Por isso, é mais aconselhável montar o seu guarda-roupa de acordo com o clima da região em que você mora. Para isso, observe se o clima é mais quente ou mais frio, se as mudanças de temperatura são mais bruscas e repentinas ou mais amenas e menos frequentes.

Baseado nesses dados, caso esteja em uma área de altas temperaturas, você pode optar por investir mais em peças leves, confortáveis e que não prejudiquem a respiração da pele. Ao contrário, em regiões onde o frio é mais intenso, é importante ter vários tipos de agasalho, incluindo jaquetas e suéteres.

Invista em peças complementares e sazonais

Muitas vezes, um bom look é composto por três peças: uma para a parte de baixo do corpo, outra para o tronco e uma terceira para finalizar a composição. Essa última é a peça complementar, que tem a finalidade de trazer mais personalidade ao visual. Em geral, ela pode ser escolhida de acordo com o clima: coletes para dias mais quentes e blazer ou casacos pesados para momentos mais frios ou chuvosos.

Também é importante investir nas peças sazonais. Roupas masculinas de verão, como short, camisa estampada e calça de linho, não podem faltar em seu armário. Além disso, jaqueta de couro, casaco oversized e cardigã são algumas peças interessantes para se ter em épocas de baixa temperatura.

Aposte em peças curinga

As peças curinga são extremamente importantes para montar um guarda-roupa masculino completo. Basicamente, elas são aquele item-chave que pode ser usado de diversas formas e em diferentes looks. Tendo elas em seu armário, você conseguirá trazer mais diversidade para o seu visual, mesmo que não conte com uma grande quantidade de peças.

Outra vantagem das peças curinga é que, geralmente, elas podem ser usadas em várias estações e em diferentes tipos de clima. Isso porque se tratam de peças mais básicas e práticas. Por isso, são a base de inúmeros looks, tanto para as épocas frias quanto para os períodos mais quentes.

Caso não saiba quais peças são consideradas curinga no guarda-roupa masculino, não se desespere. Listamos as mais essenciais a seguir!

Quais peças curinga são essenciais?

Se você chegou até aqui, já aprendeu bastante sobre como montar um guarda-roupa masculino. Porém, esse último tópico é extremamente importante e não poderíamos deixar de incluí-lo em nosso guia. Resumindo, existem algumas peças curinga no vestuário masculino e as listadas abaixo são as mais básicas.

Camisa neutra

Todo homem que se preze deve ter, no mínimo, três camisas neutras em seu armário. Para ficar mais claro, devemos ressaltar que essas camisas precisam ser extremamente básicas, sem estampas e de cores clássicas, como branco, preto e cinza. Isso porque esse modelo pode ser usado para formar a base de inúmeros looks.

Com ela, você poderá ir a uma reunião do trabalho, participar de festas de família, encontrar os amigos em um bar e até mesmo sair para um jantar romântico. Só com esses exemplos já foi possível notar a importância e a versatilidade dessa peça, não é mesmo? Mas saiba também que ela combina com inúmeros tipos de roupa, como bermuda, calça jeans, suéter, jaqueta, blazer, colete, entre outros.

Calça jeans

A calça jeans é, sem dúvidas, um item curinga no guarda-roupa masculino. Ela combina tanto com peças mais informais, como a camiseta comum, quanto com peças mais elegantes, como blazer e camisa social. Mas, para contar com essa versatilidade, é preciso optar pelos modelos mais sóbrios, ou seja, por aqueles de tonalidade escura e com pouca lavagem.

Obviamente, caso seja do seu gosto, pode-se investir nos modelos mais estilosos, como os rasgados. Porém, esses têm o uso mais restrito. Além disso, é importante evitar economias e adquirir uma peça de qualidade, pois ela terá mais durabilidade e um bom caimento.

Jaqueta

A jaqueta, principalmente a de couro, é outro item curinga para um homem de estilo. Além de trazer um charme a mais para o visual, ela é uma boa pedida para os dias mais frios e tem excelente durabilidade.

É fácil combiná-la com diversas peças do guarda-roupa masculino, como calça jeans, suéter, camiseta e tênis. As ocasiões em que ela pode ser vestida também são variadas — indo desde uma festa noturna até um dia comum no trabalho.

Como você pôde perceber, montar um guarda-roupa masculino não é uma tarefa tão complicada. No entanto, é preciso atenção para escolher as peças, acessórios e sapatos corretos para o seu estilo. Também é fundamental estar disposto a investir em peças de qualidade, pois elas não estragam facilmente e deixam o look mais elaborado.

E aí, este conteúdo foi útil para você? Esperamos que sim. Caso tenha interesse em outros conteúdos com temas semelhantes, não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Assim, você receberá todas as nossas novidades direto no seu e-mail!

 

Powered by Rock Convert