tipos de mocassim
SAPATOS

Fique por dentro dos tipos de mocassim e suas diferenças Tempo de leitura: 6 min

Muito se fala sobre ele, mas você sabe mesmo o que é e qual a origem desse famoso calçado? Você conhece os tipos de mocassim? Sim, tipos, no plural!

Às vezes usar tênis é tão cômodo que nos esquecemos que existem outros calçados bonitos e confortáveis. Em outras oportunidades, mesmo sem experimentar, nos convencemos de que determinado calçado não é para nós. No caso do mocassim, pode acontecer de você se identificar com um dos modelos.

Para resolver de uma vez por todas quaisquer que sejam suas dúvidas, criamos um miniguia sobre o assunto. Quer adicionar mais estilo ao seu guarda-roupas? Então leia este artigo até o fim!

O que é o mocassim?

Com um estilo bem moderno, você imaginava que esse calçado foi criado pelos índios norte-americanos no século 18? Clássico e histórico, não é? Nessa época, o principal objetivo dos índios era proteger os pés durante as caçadas.

Um século após ser desenvolvido, o modelo migrou para a Europa, onde se firmou como uma opção bem confortável em relação aos calçados da época. Apesar de ainda ser rústico, seu sucesso já era garantido.

Foi em 1950, com ninguém menos do que Elvis Presley, que o mocassim ganhou a merecida fama. O cantor praticamente se tornou um embaixador do calçado. Outra personalidade que popularizou a peça foi Michael Jackson — ou seja, já era sinônimo de sucesso!

Ideais para o verão, suas características são facilmente identificáveis, com um visual mais sofisticado, confortável e arrojado na medida certa.

Quais são os principais tipos de mocassim?

Os anos se passaram e o mocassim assumiu a função de proteger e oferecer conforto em diversos ambientes. Com essa versatilidade, o tipo clássico — melhorado ao longo das décadas — recebeu adaptações que, para nossa felicidade, renderam modelos belíssimos.

Clássico

Como o próprio nome diz, esse é o tipo mais próximo dos primeiros mocassins criados — é claro, com as atualizações necessárias.

Sua principal característica é a ausência de cadarços, já ele apenas se encaixa nos pés. Outro destaque está no solado mais fino do que o de outros calçados que seguem a mesma linha, além de um pequeno salto.

Geralmente o mocassim clássico é uma peça feita em couro e marcada pela pontualidade de detalhes das suas costuras.

Com franja

Esse pode ser o seu tipo de mocassim favorito ou até mesmo uma opção para variar o uso do seu sapato. A verdade é que o modelo com franja é tão clássico quanto o tradicional. A grande diferença desse tipo é a existência de uma espécie de língua desfiada na parte de cima, ligada pelas costuras laterais, criando as franjas. Esse elemento ainda reflete sua origem indígena.

Drive

drive tem uma história muito curiosa. Como o próprio nome diz, ele está diretamente relacionado aos carros. Isso acontece porque esse mocassim foi criado justamente para atender à necessidade de conforto e segurança dos motoristas.

O modelo drive é mais estreito do que o clássico, e apesar de ser confeccionado também em couro, tem um solado mais fino e flexível do que o do seu antecessor.

Na sola está o seu principal diferencial: a parte que fica em contato com os pedais contém pequenas bolinhas (modelo Rubber Driver) ou placas de borracha (modelo Pad Driver), que evitam que o sapato escorregue. Além de aumentar a aderência, elas massageiam os pés, o que contribui para a circulação sanguínea e oferece mais conforto para longas viagens de carro.

Com sua informalidade e alta durabilidade, o drive é um modelo ideal para o dia a dia. Outro benefício é que ele pode ser encontrado em vários tons, inclusive nos coloridos, e também pode contar com detalhes de fivelas, por exemplo.

Loafer

Se você é amante de mocassim, podemos dizer que o loafer é a saída ideal para levar a peça nesse estilo com você para lugares um pouco mais sociais. Esse versátil calçado, é mais elegante do que um sapatênis, mas não chega nem perto da formalidade de um sapato social com cadarço. Em ambientes menos conservadores, ele pode ser utilizado sem medo.

Seu uso não se limita apenas às combinações com peças de alfaiataria, pois é muito comum no Brasil encontrá-lo em harmonia com bermudas. Nesse contexto mais casual, destacam-se os acabamentos em camurça, as franjas e a presença de fivelas.

Sider

Sider ou dockside é o modelo que nasceu para os dias ao ar livre, e por isso sua história está ligada ao estilo de vida náutico.

Na década de 30, o velejador Paul Sperry percebeu como seu barco era escorregadio, e daí surgiu a necessidade de um sapato antiderrapante para a sua segurança.

Com um formato muito próximo ao mocassim, foi criado o sider. Nele, dois diferenciais chamavam a atenção: o solado branco para não sujar a embarcação — hoje é possível encontrar solas pretas também — e o cadarço, inspirado nas cordas de veleiros.

Com o passar dos anos, como é de costume, surgiram algumas leituras desse modelo, apresentando costuras à mão, a ausência dos cadarços laterais e muitos outros diferenciais.

Como usar os diversos tipos de mocassim?

Hoje, o mocassim é um dos must have do homem moderno. O motivo? Sua praticidade e a adaptação perfeita ao clima do nosso país.

Em elegantes trabalhos com couro, além do conforto o modelo oferece a sensação constante de estar pronto para praticamente todas as ocasiões. Quer ver só?

Em momentos de lazer

Todas as opções de mocassim são viáveis. Se você quiser se divertir com a temática do passeio, pode investir em um drive para levar a família para passear de carro e no sider para um final de semana na praia ou velejando.

Como estamos falando de momento de tranquilidade, bermudas, calças e blusas em sarja ou linho são ideais.

No trabalho

Loafer com calça de alfaiataria, blusa de botões e um belo cinto de couro faz uma combinação de sucesso no trabalho e em qualquer lugar. No entanto, é sempre bom ressaltar que ocasiões formais pedem sapatos sociais, ok?

Em casamentos na praia

Essa é uma dúvida que pega muito, não é? Casamentos ou mesmo festas na praia têm o inconveniente da areia — que quando entra no sapato é bem desagradável.

O mocassim sider é o calçado ideal, já que um casamento na areia geralmente não é tão formal — e fica fácil resolver o inconveniente da areia!

Em encontros românticos, com os amigos e em dias de jogo

Não quer ter preocupações não hora de escolher a roupa? Fácil! O mocassim clássico vai bem com calças (mesmo as jeans), bermudas e shorts. Só complemente com a camisa certa para dar o tom do look — polo, camisa de botão ou a do time do coração.

Agora que você sabe como identificar os tipos de mocassim, precisa saber onde comprar, certo? Entre no nosso site e conheça todas as nossas opções — são muitas, viu?

 

Powered by Rock Convert