estilo alternativo
ESTILO DE VIDA

Estilo alternativo masculino: como usá-lo em qualquer situação? Tempo de leitura: 4 min

Um estilo alternativo nunca sai de moda, pois não segue um padrão, não é ditado pelas regras das novas tendências, sendo assim chamado por esse motivo. Também chamado de hipster, entrou em evidência no cenário brasileiro há pouco tempo, apesar de ser mais antigo do que se possa imaginar.

Neste artigo apresentamos algumas características e acessórios obrigatórios para os que querem assumir esse estilo alternativo masculino, que cresce exponencialmente no mercado da moda. Confira!

As características do estilo alternativo

Quem assume o estilo alternativo tem características mais despojadas, são pessoas que não entendem das tendências, querem se sentir confortáveis, mas não abrem mão de se sentir elegantes e bem vestidas, não se encaixando em nenhum dos estilos vigentes: esportivo, clássico ou moderno, por exemplo.

Na verdade, não deve haver um padrão para que a pessoa siga um estilo alternativo, apesar de que, na maioria das vezes, o hipster mantém barba e cabelos compridos.

O que importa é a personalidade, que fica em evidência nesse caso, por se diferenciar na construção do estilo. Assim, comportamento, características físicas e preferências são o que influenciam no estilo e na forma de comunicação da pessoa por meio da sua imagem.

O estilo alternativo e o visual diferente

O visual é diferente porque a configuração do vestuário nunca é o mesmo: o conceito de conjunto é abolido, com validade apenas para as combinações inusitadas.

Nesse caso, cabe a customização, como as de camisetas e sapatos tatuados. Para fugir das imposições comerciais do mercado, os hipsters consomem de forma alternativa, como em brechós, contribuindo para a sustentabilidade da moda, e não se sentem obrigados a vestir marcas famosas para se sentirem incluídos no padrão.

As peças mais indicadas

O que importa é o conforto. Por isso, camisas de flanela são as mais usadas porque, além de agradáveis, são soltas e estão sempre prontas. Camisas de botão costumam ser abotoadas até o topo.

O jeans é a peça mais versátil, que fica bem em qualquer produção. Outro curinga é o cardigã, que complementa o estilo hipster, assim como a jaqueta de couro e os calçados feitos desse material, como botas, coturnos e sapatos sociais. Os tênis usados são All Star e Sneakers, desde que tenham à mostra logomarcas bem pequenas.

Os acessórios mais usados

Por dar menos atenção ao consumismo na aquisição de roupas, os acessórios se transformaram nas verdadeiras estrelas do estilo alternativo:

Chapéus

Os chapéus são itens que transformam o visual de qualquer composição. Para o estilo alternativo são peças obrigatórias e podem abranger os modelos fedora, que voltam em 2018 com força total, e o estilo coco. Para aqueles que não se identificam, os gorros de tricô compõem da mesma forma e ainda esquentam nas noites mais frias.

Óculos

Os modelos mais usados são os retrô, com armações arredondadas, grossas e de acetato. O Wayfarer, lançado pela Ray-Ban, é um exemplo nesse estilo, pois é leve, resistente e, acima de tudo, confortável.

Meias

As meias deixaram, há algum tempo, de ser coadjuvantes nas composições de looks urbanos. É importante que o material seja de algodão, mas o estilo monocromático com cores sóbrias foi substituído pelas estampas, como xadrez e listras, e motivos engraçados.

Bolsas

A bolsa é um acessório indispensável para o hipster, que faz questão da funcionalidade de tudo que usa. As mochilas são as mais queridas, mas as do tipo carteiro e as de saco também são boas opções.

Cachecol

Os cachecóis mais volumosos e compridos são os mais utilizados, e não precisam, necessariamente, combinar com o restante do look. Opte pelos de estampa xadrez e os de cores mais vivas.

Bijuterias

As bijuterias e acessórios fazem toda a diferença e podem ser combinadas, como várias tiras de couro, ou de materiais distintos (madeira, couro e metal).

O estilo alternativo não deve ditar uma tendência, mas uma forma diferenciada de comportamento, único das pessoas com personalidade. Por isso, um homem elegante também pode usar calça rasgada e camiseta. O importante é se sentir bem e confortável com a roupa e os acessórios escolhidos.

Você conhece outros aspectos do estilo alternativo? Deixe o seu comentário aqui no post e enriqueça a nossa discussão!

Powered by Rock Convert