Como usar roupa social? Saiba tudo sobre ela!
MODA

Como usar roupa social? Saiba tudo sobre ela! Tempo de leitura: 17 min

Saber como usar roupa social pode parecer uma tarefa simples, mas poucas pessoas conseguem fazê-la bem. Esse estilo é composto por peças clássicas e sóbrias, que dão um ar mais sério e formal a um homem, sendo a escolha perfeita para ocasiões que exigem uma boa vestimenta.

No entanto, um conjunto social não se restringe apenas a camisas e gravatas. Na verdade, são inúmeros os itens que compõem esse visual e deixam qualquer homem mais bonito. E é exatamente isso o que vamos abordar neste post!

Quer entender tudo sobre o estilo social masculino? Então continue conosco e tenha uma boa leitura!

O que é roupa social?

Esse tipo de traje é composto por peças de cortes retos e elegantes, que se ajustam bem ao corpo e atribuem uma boa imagem a quem está vestindo. No entanto, o maior problema que muitas pessoas enfrentam é conseguir combinar, de forma harmoniosa, caimento, cor e componentes adequados ao look.

Para facilitar a compreensão desse estilo, é possível classificá-lo em diferentes categorias, como casual, passeio, esporte fino e, até mesmo, black-tie. Confira as suas principais diferenças e saiba como montar composições harmônicas!

Esporte

O esporte também é conhecido como casual. Seu objetivo é transmitir uma boa aparência, sem a necessidade de usar materiais nobres. Por isso, o seu uso é mais indicado para situações informais, como um passeio, festa da empresa, uma saída para se divertir e, dependendo do tipo de ambiente corporativo, ir ao trabalho.

Itens como camisa polo, sapatênis, calças e bermudas no tecido jeans ou sarja são muito bem-vindos para criar produção no padrão esporte.

Passeio

Chamado de esporte fino por algumas pessoas, é um meio-termo entre o casual e formal. Com tecidos mais sofisticados e peças com melhor acabamento, o passeio é um padrão de roupas ideal para uma reunião de trabalho ou um jantar à noite.

Nesse caso, uma camisa é indispensável, assim como o capricho nos sapatos. Vale a pena também investir em acessórios. Pense em adquirir um relógio e cinto. Falaremos deles em breve!

Passeio completo

Bastante formal, o passeio completo requer terno e gravata. O asseio é fundamental para um look desse tipo, por isso, tenha atenção redobrada em relação ao alinhamento da roupa. Esse é o tipo de traje ideal para adentrar ambientes ou situações formais.

Black-tie

O black-tie é o mais elegante de todos, sendo destinado às ocasiões com formalidade excessiva, como tapetes vermelhos, festas de gala e casamentos muito trabalhados. Em situações como essas, o smoking é indispensável, principalmente na cor preta, assim como uma gravata borboleta, camisa branca e sapato muito bem lustrado.

Como surgiu esse estilo de roupa?

Não se tem muita precisão quanto à origem desse modo de se vestir. Muitos estimam que tenha surgido na nobreza francesa, em meados do século XVII, com o rei Luís XIV. Conhecido como o Rei Sol, ele contava com muitos alfaiates em seu reino. Acredita-se que alguns deles foram os responsáveis por desenhar o corte daquilo que hoje conhecemos como terno.

Na época, o terno era constituído por uma casaca longa, um culote e um colete, todos na mesma cor e com o mesmo tecido. Recebeu esse nome, em português, devido ao conjunto de três peças.

Como a França é um dos berços da moda, tudo o que virava tendência no país era disseminado por todas as outras nações ocidentais. Dessa maneira, boa parte do mundo passou a adotar esse traje.

Com o passar do tempo, o uso de culotes foi se tornando antiquado, sendo substituído por calças e casacos mais justos. Depois disso, a vestimenta passou por várias transformações até chegar na combinação de um paletó, uma calça e um colete, como conhecemos hoje.

Desse modo, os séculos XIX e XX contaram muito com o terno, sendo um dos itens primordiais do vestuário masculino. Com essa tradição, foram surgindo maneiras diferentes de vestir essas peças. Houve a mistura com roupas de outros modelos, diferenciação de cores, retirada de um item ou outro, e assim se constituiu o estilo social masculino dos dias atuais.

Quais peças compõem o look social?

Como você viu, o look social é composto por apenas três peças: o paletó (ou blazer), o colete e a calça. É importante que todas elas sejam confeccionadas com o mesmo tecido — geralmente algodão ou lã fria, salvo algumas produções em tweed, que têm uma pegada mais informal —, e que ornem bem entre si.

Além disso, para que o visual fique completo, é importante caprichar na camisa, gravata e acessórios. Por isso, saiba mais sobre cada um desses itens!

Colete

O colete costuma ir dentro do paletó, por cima da camisa. Uma dica para garantir um bom caimento é assegurar que ele esteja bem ajustado ao corpo, com os botões sempre fechados e com a gravata por dentro. Dessa forma, a silhueta fica bem delineada para receber o blazer, e você ainda evita qualquer associação da sua imagem ao descuido.

Blazer ou paletó

Alguns chamam de blazer, outros chamam de paletó: o importante é que esse é o item que deve finalizar o seu look social. Para um bom acabamento, nada melhor que o caimento perfeito. Para ir em busca disso, saiba que as linhas da peça devem estar de acordo com os traços do seu corpo.

Por exemplo, a costura do ombro deve acompanhar o formato do seu osso, assim como a manga precisa estar na altura do pulso, de modo que ele não apareça, nem a mão seja coberta. Além disso, é importante que a largura seja adequada a fim de não restringir os movimentos dos braços — o recomendado é que a distância entre o punho da peça e o punho da camisa seja cerca de 1 cm.

Já a largura da lapela deve acompanhar a da gravata. Dessa maneira, a escolha do acessório depende muito desse detalhe do paletó. Por mais que ambos não tenham contato direto, quando essa regra é cumprida, o equilíbrio do visual fica evidente.

A principal diferença entre o blazer e o paletó é que o primeiro é usado para situações mais casuais, como as do estilo esporte fino (também conhecido como passeio, como comentamos). Enquanto o segundo é obrigatoriamente necessário nas composições de passeio completo e que exigem formalidade.

Calça

Assim com as demais peças, o caimento perfeito é o natural: nem muito largo, nem justo demais. O modelo fica a critério de cada pessoa, embora os homens mais modernos e antenados no mundo da moda optem pela modelagem slim.

Quanto ao comprimento da barra, o ideal é que ela não fique muito curta, mas que não chegue a esbarrar no chão. De preferência, que ela se encontre com o início do sapato. Dessa forma, as meias só ficam à mostra caso o usuário esteja sentado.

Gravata

Em um look com terno, a gravata só é dispensável quando o ambiente é bastante descontraído e informal. No entanto, na maioria dos casos, é recomendado o seu uso. Afinal, quem não prefere contar com esse toque de sofisticação?

O mais interessante desse acessório é a sua grande variedade de cores, texturas e padronagens, possibilitando uma maior versatilidade no visual. Sendo assim, a gravata é a responsável por dar mais vida e diferenciabilidade em uma produção social.

Cabe ao usuário escolher a cor, estampa e tecido de acordo com a sua preferência. Uma boa ideia é combinar com o ambiente em que será usado: se o local é mais sério, tons e padrões mais sóbrios são os mais indicados; do contrário, um acessório colorido fará toda a diferença no visual.

Além do mais, existem diversos modelos disponíveis para combinar com o terno. Como visto, é importante que ele esteja de acordo com a lapela do paletó. Por essa razão, o mais indicado é o slim que, além de ser supermoderno, traz um toque de jovialidade à pessoa. No entanto, se os seus ombros são mais largos, é uma boa ideia optar pelas modelagens mais tradicionais, a fim de evitar uma desproporção.

Camisa

A camisa não faz parte do terno, mas é impossível usá-lo sem ela, não é mesmo? Dessa forma, ela se torna um dos itens mais cruciais para obter um bom estilo social. A principal dica para acertar na sua escolha é apostar no tamanho certo. Para se certificar disso, vista a peça, abotoe e arrume o colarinho. Em seguida, estique os braços para frente, com os punhos cerrados.

Um grande indício de que a medida não está adequada é se a manga mostrar os punhos ou cobrir as mãos. Além disso, é importante que ela não aperte o seu tronco ou pescoço, servindo de maneira confortável.

Em relação às cores, a melhor aposta são os tons claros, como o branco, off-white e azul. No entanto, se você quer variar no look e montar uma produção moderna para uma festa ou casamento, é uma boa ideia apostar em composições all black ou na combinação da camisa vermelha com o terno preto.

Em caso de muitas dúvidas ou dificuldade em relação à coloração, o melhor é apostar nas tonalidades básicas para a camisa e deixar que a gravata cuide das cores do visual. Além disso, também é importante focar o modelo correto da blusa. Portanto, confira os principais tipos de camisa social!

Tipos de camisa social

No geral, existem três principais tipos de camisa masculina. Umas delas é a comfort, que apresenta uma estrutura reta, ficando mais solta no corpo. Esse é o padrão ideal para usar no ambiente corporativo ou nos dias longos, pois ele não restringe os movimentos e é bastante confortável.

Além desse, existe o modelo slim fit, que costuma contornar melhor a silhueta, com uma cava mais curta. Seu caimento anatômico faz com que a camisa fique bem em qualquer tipo de corpo, oferecendo mais modernidade e dinamismo ao visual.

Também há a camisa social super slim, que combina melhor com homens mais vaidosos e preocupados com a aparência. Ela é ainda mais justa na região da cintura que a slim fit, conseguindo dar um toque a mais de sensualidade ao usuário.

Como o sapato pode influenciar na roupa?

Um sapato faz toda a diferença em um look, e escolher o modelo, a cor e a textura que se relacionem bem com as outras peças é essencial para saber como usar roupa social com estilo. Afinal, você não vai querer combinar um tênis de corrida com um terno bem refinado, certo?

Um par de sapatos muda completamente o significado de uma combinação, independentemente do lugar em que se está usando. Além disso, com a diversidade de opções de sapatos sociais masculinos, é possível criar uma gama de combinações favoráveis e estilosas.

Sabendo da grande influência que um calçado tem em uma composição, separamos algumas dicas para você arrasar em qualquer produção. Veja alguns modelos de sapatos sociais!

Descontraído

Se você quer se produzir para um passeio descontraído, sem perder a elegância, o mocassim é uma ótima opção. Esse calçado é um típico must have de qualquer homem. Confeccionado em diversos tipos de couro, conquistou facilmente a preferência do público masculino.

Além do mais, também existe o sapato loafer, que, assim como o mocassim, não apresenta cadarços e, por isso, é superprático para calçar. Sua maior diferença é o detalhe e corte que tem no topo do seu cabedal e a sola, ora de borracha, ora de couro.

Mesclando esses traços sofisticados com casuais, eles combinam com camisas, bermudas e calças de alfaiataria e blazers. O uso desses calçados somente não é recomendado com terno ou itens muito requintados, pois podem causar uma impressão deselegante e desarmoniosa.

Tradicional

Uma boa ideia de combinar um look tradicional é apostando no oxford. Ele não é um sapato totalmente formal, mas casa bem com camisas e calças sociais. Seu design apresenta uma ponta arredondada e o cabedal feito em couro, na maioria das vezes, bem polido, além dos cadarços.

Você pode experimentar usar tanto um terno com gravata quanto uma combinação de calça casual e blazer com esse tipo de sapato. Além disso, é possível encontrar o oxford na versão brogue, que é aquela com furinhos na superfície, dando um toque mais especial ao look.

Formal

Em muitos casos, é preciso combinar a roupa social com um calçado mais formal, especialmente em locais de trabalho, reuniões, casamentos, entre outros. Em situações assim, uma forma de nunca errar na escolha é investindo em um derby.

O derby é um dos mais clássicos sapatos sociais, também feito em couro e com cadarços no cabedal. Seu corte elegante atribui mais refino ao visual, favorecendo todo o look. Outra boa ideia é optar sempre pelos tons mais sóbrios, a fim de evitar erros.

Ocasional

Se você está em busca de um calçado diferente para usar com roupas sociais e não consegue encontrar nenhum, que tal apostar nas botas masculinas? Existem vários modelos que combinam com esse tipo de vestimenta, como a chelsea, o coturno, derby, brogue, entre muitos outros, basta encontrar aquele que mais agrada você!

Como usar acessórios e complementos?

A princípio, os acessórios podem parecer apenas frivolidade em um visual, mas eles têm um enorme poder de mudá-lo. Além disso, o maior diferencial em escolher um adereço para complementar o look é optar pelo mais adequado.

Por essa razão, confira, a seguir, alguns exemplos de acessórios para você sempre se vestir bem!

Relógios

O relógio costuma unir o útil ao agradável. Como ele serve para checar as horas e cronometrar o tempo, acaba sendo indispensável para muitas pessoas. Além disso, ele é conhecido como a joia do homem, tornando-se também um ótimo acessório.

Para escolher o relógio ideal, é necessário observar o restante do look. As pulseiras metálicas costumam ser mais versáteis, combinando tanto com as produções casuais quanto com as formais.

Já as peças de couro devem ser usadas com um pouco mais de cautela. Elas são minimalistas, mas, ao mesmo tempo, elegantes. Uma boa ideia para acertar na escolha é optando por tonalidades básicas, como o preto ou o marrom, e combinando com a cor do cinto — caso esteja usando — ou sapatos.

Cintos

Assim como os relógios, o cinto também tem muita utilidade no dia a dia, colaborando para deixar a calça mais ajustada ao quadril. Quando a camisa é colocada por dentro da calça, esse adereço recebe mais visibilidade, evidenciando o bom gosto do usuário.

Uma ideia é apostar em fivelas caprichadas. A estrutura do cinto também é muito importante, sendo muito mais bonita quando o acabamento é confeccionado em couro, mas a fivela é o diferencial e, por isso, merece bastante atenção.

Para usar no ambiente de trabalho, as colorações e tamanhos mais sutis são os mais indicados. No entanto, se você quer que o cinto seja um dos protagonistas de um look para passear, vale a pena optar pelos modelos mais excêntricos.

Meias

Lembra de termos mencionados que, quando a calça social é usada com o comprimento adequado, as meias aparecem no momento que a pessoa está sentada? Então, isso é uma boa evidência de que elas importam muito no visual.

Para atribuir um ar mais formal à sua produção, opte por colorações e texturas sóbrias, que não chamem muito a atenção. No entanto, se você é um homem moderno e está em busca de inovação nas suas composições, você pode apostar nas estampas e cores para dar uma entonação mais divertida à sua composição.

Para saber em que tipo de padronagem e coloração apostar, observe o restante das roupas e acessórios, tentando fisgar um padrão delas. Por exemplo, se a sua gravata tem um tom mais quente, por que não arranjar uma meia nessa mesma tonalidade?

Óculos escuros

Você sabia que os óculos escuros deixam qualquer pessoa mais atraente? Esse objeto consegue deixar o rosto com mais simetria, além de atribuir também um ar de mistério, muito associado à sensualidade.

Além disso, eles são ótimos para proteger os olhos dos raios UVs — quando apresentam filtros solares. Entretanto, para garantir um bom visual, é importante encontrar um par de óculos que combine com o seu rosto. Entre os diversos modelos, é possível citar o aviador, clubmaster, wayfarer, ponte fechada, redondinho e muitos outros.

Carteiras

Provavelmente, você deve estar pensando: “Como a carteira pode ser considerada um acessório se ela está sempre guardada no bolso?”. No entanto, sempre que você entra em um estabelecimento e realiza um pagamento, ela fica exposta, não é mesmo?

E é nesse contexto que essa peça acaba se tornando um dos principais acessórios masculinos. Afinal, caprichar na escolha da carteira é uma forma de passar a imagem de um homem moderno e asseado.

Por isso, procure por modelos mais elaborados desse acessório e sempre preste atenção no seu acabamento. Ao ver que ela já demonstra um aspecto envelhecido, troque-a por uma diferente, a fim de variar com estilo.

Como usar roupa social fora do ambiente de trabalho?

Há diversas formas de usar uma roupa social fora do ambiente de trabalho, basta um pouquinho de coragem e criatividade. Um exemplo disso é apostando na mistura de peças de outro estilo com a roupa social.

Já tentou usar uma camisa branca com uma calça de alfaiataria? Ou, se você gosta do street wear, por que não experimentá-la com uma jogger e tênis casual? Outra opção é investir em calçados mais sérios junto à casualidade do jeans, criando uma composição supermoderna.

Você também pode apostar nos acessórios para deixar um visual muito mais potente. A única regra aqui é buscar pelo equilíbrio. Portanto, evite mesclar tecidos muito diferentes, assim como cores muito discrepantes. Além disso, sempre leve em consideração a ocasião em que você usará a roupa.

Como escolher as melhores peças?

Para começar, analise bem o acabamento de todos os componentes do look. Dê uma olhada em busca de alguma linha que esteja fora do lugar ou se há algum tipo de sujeira, mancha e afins. Na presença de algum fator negativo, é fundamental levá-los para uma costureira ou lavanderia.

Além disso, é importante averiguar os detalhes e texturas das peças. Confira se esses adereços harmonizam entre si e se passam a imagem que você pretende mostrar. Além disso, é interessante ressaltar mais uma vez a importância de adequar a escolha das roupas com o ambiente.

Como você viu, não existem muitos segredos para saber como usar roupa social dentro ou fora do local de trabalho. Tudo o que você precisa é de um pouco de criatividade e bom senso, indo sempre em busca de novidades e coleções das suas lojas favoritas. Portanto, abra mão desse medo, entre de cabeça no universo da moda masculina e desfile com cada vez mais estilo no seu dia a dia.

E aí, gostou de saber mais sobre as roupas sociais? Então que tal assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos como esse diretamente na sua caixa de entrada do e-mail?

Powered by Rock Convert