tipos de corpo masculino
MODA

Tipos de corpo masculino: saiba escolher as roupas certas para o seu! Tempo de leitura: 6 min

Existem diferentes tipos de silhueta masculina. Elas têm uma grande influência na harmonia visual e na hora de escolher uma composição. Além disso, a constituição física masculina também pode ser caracterizada de acordo com os tipos de corpo masculino. Uma designação ligada mais aos atributos estruturais e não tanto com a forma.

Apesar de ninguém nascer com estilo pronto, é possível criar um conforme percebe-se essas diferenças, conseguindo um efeito mais bonito e de acordo com o estilo pessoal do indivíduo. Independentemente se a pessoa não se enquadra nos parâmetros de beleza do mundo da moda, com as dicas certas é possível criar um efeito visual muito interessante.

Neste texto, selecionamos os principais tipos de corpo e silhuetas masculinas para que você se identifique, esconda aquilo que não agrada e ressalte as suas qualidades. Vamos lá?

Qual é a diferença entre silhueta e tipo de corpo?

Primeiramente, precisamos corrigir um equívoco que é bastante comum quando falamos de tipos de corpos. Não é raro que as pessoas confundam silhueta com o tipo corporal. Neste texto, nós vamos mostrar as duas definições, porém, antes precisamos deixar claro o que é cada uma.

A silhueta, em um significado mais amplo, está relacionada com a visão geral da forma de um corpo. O contorno, a proporção que aquele corpo representa. Dito isso, nós veremos que o corpo masculino pode se encaixar em 5 tipos de silhuetas.

Já o tipo de corpo tem uma relação mais profunda com as características musculares e estruturais do corpo humano. Isso quer dizer que, ao falar sobre a tendência de ganhar ou perder peso, como a massa muscular se distribui no corpo e formatos dos ossos, estamos nos referindo ao tipo de corpo.

Quais os tipos de corpo?

Podemos separar o corpo masculino em 3 tipos essencialmente: Mesomorfo, Ectomorfo e Endomorfo. Aqui, vamos entender quais são as principais características de cada um.

Endomorfo

O homem que tem mais gordura corporal e também consegue produzir mais tecidos musculares é conhecido como endomorfo. Além dessas características, um corpo endomorfo também tem ossos largos, coxas e quadris grandes. Em contrapartida, os braços e pernas são curtos, sendo um homem de estatura baixa. O rosto é, geralmente, arredondado.

Mesomorfo

De corpo magro e com bastante facilidade para ganhar massa muscular. O mesomorfo tem um porte mais atlético e o metabolismo mais acelerado, o que significa que tende a perder peso rapidamente.

Pessoas com esse tipo de corpo têm uma cintura fina e ombros largos, ao contrário do endomorfo, os braços e as pernas são bem definidos, tem uma estrutura mais forte. As mandíbulas são quadradas e as maçãs do rostos salientes.

Ectomorfo

Corpos como um todo estreitos e que têm baixo índice de gordura se encaixam nas características de ectomorfo. Os ombros e o rosto costumam ser triangulares. Perdem peso rápido, mas não ganham massa muscular com a mesma facilidade que um mesomorfo. Além disso, costumam ter uma estrutura mais delicada.

Quais são os tipos de silhuetas?

Para homens, existem 5 tipos de silhuetas: trapézio, triângulo, retângulo, triângulo invertido e oval. A seguir vamos entender como é cada uma e como escolher a melhor roupa para elas.

Trapézio

Nessa silhueta, os ombros e o peito são um pouco mais largos do que a cintura, mas as proporções são harmônicas. A maior parte dos itens de vestuário é pensada para esse tipo físico. Logo, o homem com corpo trapézio tem mais facilidade para escolher seu look.

Apesar disso, se ele tiver uma barriga saliente e quiser disfarçar, a dica é evitar roupas que chamem a atenção para a área do abdômen. Para os mais baixos, pode não ser uma boa ideia apostar em combinações monocromáticas e em listras verticais. Já os mais altos ficam bem com peças contrastantes.

Triângulo

Quando o quadril é mais largo que o tórax. Existe um truque para destacar o peito, a fim de equilibrar a parte de cima com a de baixo. É só utilizar listras na altura do peito, golas polo, cachecóis, echarpes e jaquetas volumosas — estilo bomber. No entanto, se seus ombros forem caídos, não recomendamos as blusas de malha.

A questão para garantir a harmonia é tirar a atenção da área inferior, principalmente se as pernas forem grossas. Para isso, considere utilizar calças mais secas, em tons mais escuros e sem detalhes chamativos. Não é aconselhado usar cinturas altas, mas blazers acinturados podem ajudar.

Saiba que as bermudas cargo aumentam o volume das coxas por causa dos bolsos e dos cintos muito chamativos. Se não quiser esse efeito, prefira tons próximos da calça.

Triângulo invertido

O peito e os ombros são muito largos, enquanto a cintura é mais fina e o quadril estreito. Para disfarçar as diferenças, é bom evitar calças skinny, por exemplo, pois elas destacam que as suas pernas são mais finas. Um truque para equilibrar o look é usar uma blusa escura com uma calça de corte reto ou slim fit.

Sendo assim, se você está nesse grupo, não indicamos camisas com listras horizontais, malhas muito pesadas e com relevo. Em vez de jaquetas volumosas, prefira as de corte seco, como as de couro, tipo biker e trucker jeans. Camisetas do tipo gola V também caem bem, pois alongam o dorso.

Outras peças que dão um resultado bacana são as calças com bolsos estilo faca, como as chino. Não podemos dizer o mesmo dos casacos com ombreiras, dos paletós ou dos blazers que estruturam os ombros.

Retângulo

Nessa silhueta, o peito, a cintura e os quadris têm praticamente as mesmas medidas. A proposta, aqui, é aumentar os ombros. Você pode usar listras horizontais, camisas de corte mais justo (com bolsos na altura do peito, levemente acinturadas), além de casacos de volume moderado.

O que acha de marcar a cintura para passar a impressão de um tipo físico mais atlético? Basta optar por calças retas ou slim fit e cintos, com tom similar ao do usado no sapato.

Oval

Mais comum em homens acima do peso. Nesse caso, sugerimos alongar o corpo e minimizar o uso de peças que chamem a atenção para a barriga. Veja o que costuma dar certo:

  • golas V (para alongar o pescoço);
  • acessórios (como cachecóis e óculos de sol);
  • camisas com poucos botões abertos;
  • tons escuros;
  • listras verticais (em casacos e camisetas);
  • composições monocromáticas;
  • calças retas.

Para não mostrar esse formato de silhueta, temos duas dicas de mestre: evitar roupas muito apertadas ou largas demais, e não colocar a camiseta para dentro da calça.

Bem, a individualidade evidencia esses diferentes tipos de corpo masculino e silhuetas. A dica aqui é avaliar bem o formato do seu antes de escolher uma roupa. Mas não queremos que se limite a isso e acabe só se baseando em regras. Afinal, o importante é se sentir bem sempre. Seja livre para escolher aquilo que lhe agrada, mas use o bom senso para optar por peças que exaltam as suas qualidades e lhe deixam confortável.

Gostou do nosso texto sobre silhueta masculina e tipos de corpo masculino? Quer continuar aprendendo sobre moda? Que tal dar uma olhada em nosso texto sobre como escolher o seu estilo? Acesse agora e comece a definir o seu!

Powered by Rock Convert