sapato loafer
SAPATOS

Já ouviu falar no sapato loafer? Descubra agora como usá-lo casualmente! Tempo de leitura: 5 min

O sapato loafer é muito conhecido e, ao mesmo tempo, confundido com o mocassim clássico. Ambos têm características semelhantes, como a ausência do cadarço e de fivelas, cabedal feito em couro e costura na parte de cima. No entanto, a sola é diferente, pois é mais rígida e se assemelha aos sapatos formais, como o derby, com entresola e salto.

Esse tipo de sapato é caracterizado pelo conforto e praticidade, além de ter apenas uma tira de couro que sustenta o peito do pé.

Seu modelo ficou mais conhecido por ser o calçado favorito do famoso rebelde sem causa, James Dean, e também por personalidades históricas, como o ex-presidente norte-americano John Kennedy, que o calçava em seus momentos de lazer.

Quer mais sobre esse calçado? Então este é o post perfeito para você! Continue acompanhando o texto e aprenda onde e como usá-lo!

Quais os tipos de sapato loafer e onde usá-los?

O loafer pode ser encontrado tanto numa versão mais casual quanto no estilo social, isso depende do tipo de couro, cor e acabamento usados na confecção. Uma peça mais escura e polida cai muito bem com ternos. Enquanto que um modelo com couro camurça combina com peças de alfaiataria, jeans, calças chino, blazers etc.

Além disso, existem muitas variações do sapato loafer, sendo três os mais famosos: penny, horsebit e tassel. Confira mais sobre eles a seguir!

Penny

A versão penny costuma apresentar uma faixa de couro, com um leve recorte no centro localizada logo acima do peito do pé. Esse estilo de calçado combina mais com jeans e jaquetas casuais, mas isso não impede de usá-lo de uma maneira mais formal, com blazer e chino em um ambiente sério, mas levemente descontraído, como uma confraternização com os colegas de trabalho.

Horsebit

O horsebit tem adereços de metal e foi criado pela grife Gucci, em meados do século XX. O modelo recebeu esse nome por conta dos seus detalhes que lembram os freios usados nos cavalos.

Atualmente, o loafer horsebit ainda tem um toque de sofisticação, devido a sua origem italiana, sendo uma boa opção para substituir o derby, por exemplo, em um look social. Além disso, outro modo de usá-lo é de maneira mais moderna e descontraída, com peças de alfaiataria, caso o ambiente permita essa flexibilidade.

Tassel

Enquanto que o tassel é aquele adorno que lembra uma franja, encontrado no topo do cabedal, na linha do peito do pé dos sapatos loafers. Esse provavelmente é o modelo mais difícil de ser usado, pois é o mais requintado dos três.

Ele pode ser utilizado com ternos e condiz muito com ambientes diurnos e leves, como um casamento na praia. Em dias mais quentes, ele é uma alternativa confortável, moderna e estilosa para calçados sociais.

Como usar sapatos loafer?

O loafer apenas não é indicado para usar em situações extremamente formais, como uma combinação com smoking. No geral, ele harmoniza com a maioria das peças do guarda-roupa masculino.

Veja algumas dicas de como usar esses sapatos com muito estilo!

Combine com ou sem meia

Esses sapatos fazem mais a linha sockless de estilo, mas isso não significa que é proibido usá-los com uma meia aparente, de forma mais estilosa. Inclusive, vale a pena deixar o visual mais divertido usando meias coloridas, porém, sempre com calças compridas, fazendo com que elas roubem a cena apenas quando você estiver sentado.

Desse modo, escolher se usará meias ou não fica a seu critério, de acordo com a ocasião e o restante da composição.

Use com roupas mais formais

Como visto, o loafer tem a sua dose de casualidade e formalidade ao mesmo tempo, mas isso não tira a elegância e refinamento da peça. Portanto, prefira calçar os modelos feitos em couro tradicional com roupas de estilo mais formal, mantendo a seriedade e fineza do sapato.

Escolha o material

O material influencia diretamente na qualidade e no acabamento da peça. Geralmente, o sapato loafer é confeccionado em couro bovino ou em camurça. A segunda opção é mais comum em mocassins. Mas, se você procura por um calçado rústico, porém com o salto do loafer, vale a pena apostar na camurça.

Fique atento à sola

As solas desse calçado costumam ser separadas do cabedal — diferentemente do mocassim que tem corpo único — e são mais encontradas em couro e, algumas vezes, em borracha. Além disso, tem um salto baixo que traz mais elegância à peça.

Evite usar com bermuda

Apesar de muitas pessoas fazerem esse uso, o loafer não é um calçado que combina com bermudas. Mesmo conseguindo ser casual, em alguns modelos, seus traços mais sérios e refinados predominam e, por isso, a combinação com essas peças desvaloriza tanto a roupa quanto o calçado.

Caso queira calçá-lo em um dia quente, opte por calças com tecidos mais frescos e que permitem uma maior circulação de ar.

Analise os detalhes do calçado

A maior diferença entre os diferentes modelos de loafers está nos detalhes. Seja o corte da tira ou os adereços, essas pequenas particularidades conseguem adequar — ou fazer o contrário — um calçado para uma determinada ocasião. Por essa razão, prestar atenção nas mínimas informações do calçado é bastante importante para fazer um uso correto.

Onde comprar o sapato loafer?

Decidir onde comprar um calçado, às vezes, pode ser a tarefa mais difícil. Além do mais, com o aprimoramento e vantagens das lojas virtuais, também fica a dúvida entre fazer as compras em lojas físicas ou online. Tudo depende do que você procura no momento: os lugares físicos oferecem a possibilidade de experimentação e retirada na hora, enquanto que os espaços virtuais costumam ter preços melhores, mais variedade e você não precisa sair de casa.

Dessa forma, além de entender onde e como usar um sapato loafer, é muito importante saber onde encontrar um calçado de qualidade e que tenha uma grande durabilidade. Por isso, vale muito a pena buscar por lojas conhecidas no mercado pela sua competência e dedicação em oferecer serviços e produtos de qualidade aos clientes.

E então, gostou do post? Aproveite e confira nossos modelos de sapato casual masculino!

Powered by Rock Convert