sapato de couro
MODA SAPATOS Tipos de Sapatos

Sapato de couro: por que usar, como escolher e mais! Tempo de leitura: 6 min

Ter pelo menos um sapato de couro é praticamente obrigatório para qualquer homem!

Elegante e versátil, ele é um item útil para o dia a dia no trabalho e também para ocasiões formais. Além disso, se você souber como harmonizar, esse tipo de calçado pode cair bem até mesmo com roupas mais despojadas, o que garante mais estilo em momentos de lazer.

Mas não é somente em termos estéticos que ele é vantajoso. Quando produzido em couro legítimo, esse tipo de calçado assegura conforto para os seus pés e tem uma vida útil longa se você souber como conservá-lo.

Para descobrir as vantagens de investir na compra de um bom sapato de couro, como escolher e como cuidar dele, continue lendo nosso post e confira a seguir tudo o que você precisa saber!

Por que ter um sapato de couro?

Durabilidade

Graças à resistência e à qualidade do material, o tempo de uso de um sapato desse tipo é muito maior do que daqueles feitos com material sintético que precisam ser substituídos com maior frequência.

Conforto

Ao levar em consideração de que o couro se adapta ao formato do seu pé ao longo dos usos, ele se torna extremamente confortável, como se fosse feito sob medida para você.

Além disso, o material permite a transpiração dos seus pés, o que evita o acúmulo de suor e os problemas que dele podem ocorrer. Por causa disso, esse tipo de calçado é perfeito para quem precisa passar o dia inteiro no trabalho.

Resistência

Como já foi dito acima, os sapatos de couro têm grande durabilidade, o que acontece graças à sua resistência a impactos.

Sendo assim, o material pode enfrentar muitas intempéries sem o menor risco de rasgar e deixar você na mão.

Elegância

Esse é um ponto incontestável! Um bom sapato feito de couro com acabamento bem-feito é sinônimo de elegância e bom gosto.

Independentemente do modelo que você escolher, ele certamente será capaz de dar um toque especial a qualquer roupa que você usar.

Custo-benefício

Um sapato de couro de qualidade requer um investimento maior do que os calçados sintéticos, mas a longo prazo você perceberá que sua compra valeu a pena devido à sua vida útil bem mais longa.

Versatilidade

Apesar de serem mais utilizados com trajes sociais, sapatos de couro não precisam ficar restritos a ocasiões formais. Ele é um item muito versátil e pode ser usado em diversas circunstâncias — basta saber como combinar com o vestuário e, se você quiser arriscar, poderá utilizá-lo até mesmo com bermudas.

Como escolher esse tipo de sapato?

O mercado dispõe de diversos modelos e marcas de sapato feitos a partir do couro, uns melhores que os outros. Por causa disso, a escolha deve ser feita com muita atenção aos detalhes — nada de comprar o primeiro modelo que encontrar!

Para saber como selecionar o melhor para você, fique ligado nas dicas que nós destacamos abaixo.

Caminhe com o sapato

Provar é indispensável na compra de qualquer calçado e é ainda mais importante quando você está em busca de um sapato social.

Por causa disso, não abra mão de calçar e caminhar com ele para avaliar se está do tamanho perfeito e se o material é confortável aos seus pés.

Considere a finalidade

Você com certeza encontrará uma grande variedade de sapatos de couros nas lojas de diferentes cores e estilos. Por isso, é necessário considerar para que fim pretende utilizar o seu, assim é mais fácil fazer a seleção.

O modelo preto é o mais clássico e mais utilizado em ocasiões formais, perfeito para harmonizar com ternos e outras vestimentas sociais. Para usos mais informais, você pode apostar em um modelo marrom com cadarço ou até mesmo de outras cores, como o vermelho.

Confira o acabamento

Homens costumam ser pouco detalhistas, o que é um grande problema. Porém, na hora de comprar calçados, os detalhes devem ser analisados com muita cautela.

Fique atento ao acabamento do sapato que pretende comprar, pois ele não é um indicativo apenas de beleza, mas também de qualidade. Um modelo bem-acabado com costura é muito mais resistente do que um que seja colado, por exemplo.

Outros detalhes que merecem atenção são o modo de forragem e o revestimento, que são sinais de conforto e de maior durabilidade.

Lembre-se de que o barato pode sair caro

Se você encontrar um sapato de couro muito barato, é bom desconfiar. É claro que nós procuramos sempre opções que caibam no nosso bolso, mas, como diz o ditado: às vezes o barato sai caro.

Como já dissemos, um bom sapato feito desse material tem um custo acima de outros devido sua forma de produção e sua longa vida útil.

Como cuidar de um sapato feito com esse material?

O couro é um material muito resistente, mas para manter essa característica ao longo do tempo o usuário deve ter alguns cuidados de manutenção. Confira abaixo algumas dicas para aumentar a durabilidade dos seus sapatos.

Invista em um bom impermeabilizante

A água e a umidade podem comprometer a durabilidade do couro, causar manchas e até mesmo mofo.

Sendo assim, não abra mão de um protetor impermeabilizante, que evitará esses problemas e também ajudará a manter seus pés secos.

Tenha cuidado ao guardar

O modo como você armazena seus sapatos também é um fator importante para prolongar sua vida útil. Lembre-se de limpá-los antes de guardar e mantenha-os sempre em local seco e arejado para evitar os problemas decorrentes da umidade. Além disso, evite amassá-los ou entortá-los.

Calçadeira

Se você pensa que calçadeiras são itens que ficaram para trás, está muito enganado. Elas ainda são vendidas em lojas especializadas e são fundamentais para aumentar a vida útil de seus sapatos.

Com o uso de uma calçadeira, você evita o desgaste da parte de trás do seu sapato e o mantém sempre bonito e bem conservado.

Use produtos específicos para limpeza

A limpeza do couro deve ser feita com muito cuidado e atenção, pois o material não pode ser lavado com água e sabão como outros.

O ideal é passar um pano seco para retirar o excesso de sujeira e depois utilizar produtos específicos, que podem ser encontrados em lojas especializadas.

Como você pode perceber, o sapato de couro é indispensável e pode ser coringa em diversas ocasiões, mas o item exige cuidados que vão desde a sua compra até a manutenção. Ao seguir todas as dicas que você leu aqui, é possível selecionar o melhor modelo e garantir uma longa vida útil para ele.

Gostou do conteúdo do post? Então assine nossa newsletter para receber as novidades diretamente na caixa de entrada do seu e-mail!

 

Powered by Rock Convert