imagem profissional
ESTILO DE VIDA NEGÓCIOS

Como a sua imagem profissional impacta no seu trabalho? Tempo de leitura: 3 min

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e em meio a tantos desafios no dia a dia, é preciso saber se destacar no ambiente corporativo, a fim de ter uma imagem profissional mais adequada. No entanto, ter boa imagem profissional não é uma missão impossível.

Este artigo traz ótimas dicas para você transmitir uma imagem positiva no ambiente em que trabalha. Então, se está interessado no assunto, continue a leitura e confira nosso material!

Mantenha a boa postura

No ambiente de trabalho é imprescindível que o profissional mantenha boa postura ao respeitar diretrizes e normas da empresa, assim como horários e prazos estipulados pelos gerentes e diretores. Também é relevante ser natural e autêntico ao relacionar-se com os colegas. Ou seja, não tente transmitir a ideia de ser aquilo que você não é. Pode soar falso e arruinar a sua imagem!

Além disso, evite andar com as costas curvas e os ombros caídos. Preste atenção em seu semblante e não demonstre cansaço, raiva ou euforia em excesso, e não esqueça de estar sempre com um sorriso no rosto!

Comunique-se adequadamente

O modo como nos comunicamos com as pessoas têm grande impacto em nossa imagem profissional, por isso é importante ter respeito pelos colegas, chefes e subordinados. Mostre boa educação e gentileza em todos os seus atos — dentro e fora da empresa!

Expresse-se com o tom adequado (nem alto e nem baixo demais), evite gírias e expressões de mau gosto, fuja dos vícios de linguagem, invista em um bom vocabulário e atente-se aos erros de pronúncia. Também procure falar claramente, pronunciando bem cada palavra.

Respeite o código de ética

Além da boa postura e de uma linguagem adequada no ambiente de trabalho, é importante destacar que os códigos de ética devem ser usados sempre.

Por código de ética entende-se evitar fofocas e atos agressivos, não propagar notícias falsas, ficar longe de ações suspeitas e ilícitas etc. Estabeleça uma relação de cordialidade com as pessoas e aja com elas como gostaria que agissem com você.

Preocupe-se com a boa aparência

Os cuidados com a aparência são fundamentais quando o assunto é a imagem pessoal. Pois é por meio de nossa apresentação que costumamos transmitir credibilidade e confiança aos demais.

Apresente-se com o cabelo arrumado e as unhas limpas e discretas. Opte por perfumes discretos e escolha se vestir com roupas de cores menos chamativas e sapatos de qualidade. Ou seja, esteja sempre bem alinhado!

Vale ressaltar, também, a importância de conhecer muito bem a empresa na qual você trabalha. Procure aprender sobre todos os setores, empenhe-se em saber de suas estratégias e posicionamentos, converse com os colegas, descubra quem são seus concorrentes diretos e indiretos e pesquise sobre seu público-alvo.

Mostrar que você está interessado na empresa ajuda a ter uma imagem profissional positiva, não somente dentro dela, mas, fora também. Promova suas qualidades, esteja sempre atualizado e apresente-se bem!

Se você gostou do artigo e quer ler mais sobre o assunto, basta nos seguir nas redes sociais. Você nos encontra no FacebookInstagram e Pinterest. Esperamos os seus clicks!

 

Powered by Rock Convert