como limpar sapato de camurça
SAPATOS

Aprenda como limpar sapato de camurça Tempo de leitura: 6 min

Você sabe como limpar sapato de camurça? Esse tipo de couro é mais frágil do que o tradicional e tem seu uso originado com o tratamento da pele da cabra nos Alpes, cujo nome deu o título dessa variação.

Com a popularização da camurça e o aumento da demanda por calçados ou outros itens feitos com o material, o mercado se viu obrigado a buscar origens alternativas. Dessa forma, todo couro proveniente de animais em que a parte interna recebe polimento para um efeito macio e confortável antes de ser usado é chamado assim.

Apesar de todas as possibilidades de uso, da maciez característica e da beleza do calçado fabricado com o material, para manter essas condições é preciso saber como limpar sapato de camurça. Por isso, selecionamos algumas dicas para que você garanta seu bom estado por mais tempo. Confira!

Por que é importante conservar corretamente os sapatos de camurça?

Cuidar bem de suas roupas e dos sapatos é muito importante para manter uma boa aparência. Muitas vezes, em situações que pedem por um capricho maior no visual, estar com o calçado desgastado passa uma péssima imagem pessoal.

Além disso, todo produto de moda é um tipo de investimento. Como a camurça é um material bem sensível, não saber como cuidar dela provoca desgastes em pouco tempo, o que acaba levando a um desperdício de dinheiro.

Portanto, nosso artigo está repleto de dicas para cuidar corretamente dos sapatos de camurça. Antes, porém, confira os motivos que podem fazer com que essa peça estrague rapidamente.

Quais são as principais causas do desgaste da peça?

Como vimos, a camurça é um item frágil, o que torna sua manutenção e limpeza um pouco mais trabalhosa, visto que a lavagem direta é pouco indicada. Ter atenção quanto às melhores maneiras de realizar isso é importante para garantir a boa aparência dos seus sapatos.

É fundamental reforçar também que a degradação da camurça não está relacionada à qualidade do produto, e sim aos métodos de conservação mantidos pelo usuário. Uma vantagem é que, diferentemente dos outros tipos de couro, não é preciso adotar cuidados constantes (como o lustramento), mas apenas alguns hábitos específicos.

Vale mencionar que um sapato desse material é totalmente versátil e estiloso. Assim, mesmo com suas peculiaridades quanto aos cuidados, vale a pena ter pelo menos um par em casa.

Como limpar o sapato de camurça?

Agora que você já sabe a importância de manter o seu calçado bonito e as principais causas de desgaste, está na hora de finalmente conhecer as técnicas mais usadas para a conservação do couro em camurça. Tem curiosidade em saber mais? Então, confira a seguir!

Use uma escova com cerdas macias

No mercado, existem esponjas e escovas apropriadas para limpar sapato de camurça. Entretanto, se tais opções não estiverem acessíveis, escolha uma de cerdas macias e aplique-a em toda a superfície para retirar o excesso de sujeira na mesma direção das fibras, sem nenhum tipo de produto.

Caso não faça efeito, retire a sujeira com uma esponja de aço, daquelas de cozinha, ou uma lixa de unha. Mas tenha sempre bastante delicadeza e atenção para não danificar o material.

Use uma borracha escolar no calçado de camurça clara

Essa é uma dica interessante e que pode funcionar muito bem, mas somente para remover a sujeira de calçados mais claros. Passe uma borracha escolar por toda a superfície do sapato na direção das fibras, em movimentos de vai e vem, até retirar as manchas escuras. Jamais utilize borrachas que não sejam brancas.

Aplique os produtos certos

Já foram testadas algumas misturas e produtos caseiros que facilitam a limpeza da camurça. O condicionador de cabelos da cor branca, por exemplo, limpa as sujeiras mais leves, hidrata o calçado e melhora a sua aparência.

Para sujeiras de difícil remoção, utilize vinagre branco — na proporção de uma colher do produto para cada copo de água. Aplique a solução com cuidado e aos poucos, já que a camurça absorve umidade com facilidade e pode ficar manchada. Por fim, seque com um pano.

Manchas de óleo podem ser absorvidas com fubá ou farinha de milho. Por mais que pareça estranho, vale aplicá-los em pequenas quantidades logo antes de ir dormir, facilitando o trabalho de limpeza no dia seguinte.

Não se esqueça: jamais utilize qualquer tipo de solvente ou produto químico como desinfetante, desengordurante ou alvejante. Eles podem manchar o calçado de modo irreversível.

Utilize água somente em último caso

Se todas essas tentativas não resolverem o problema das manchas, aplique um pouco de água com uma escova apropriada para camurça em todo o calçado. Esfregue a área manchada até que a sujeira seja completamente removida.

Secar o material é tão importante quanto a limpeza, pois a camurça absorve água com facilidade e pode ficar manchada. Por isso, deixe seu sapato na sombra, em um local ventilado. Nunca o exponha ao sol ou use o secador de cabelos para agilizar o processo.

Seque as partes internas e externas com um tecido ou papel absorvente até perceber que o calçado esteja seco. Então, deixe-o em lugar arejado por pelo menos 24 horas e finalize escovando-o com cuidado, para desgrudar as fibras umas das outras.

Invista em um bom impermeabilizante

Como você viu, a camurça absorve água muito rapidamente, o que pode resultar em manchas no material. Além disso, como ele é natural, o contato com ambientes úmidos reduz sua vida útil, causando odores desagradáveis, rachaduras e o aumento na velocidade do desgaste.

Para conservá-lo melhor, os produtos impermeabilizantes são boas apostas. Eles servem como películas de proteção invisíveis, que impedem a infiltração de líquidos na superfície do calçado.

Aposte nas fôrmas para sapatos

As fôrmas são estruturas do tamanho do calçado e servem para conservar o seu formato, além de evitar vincos ou encolhimento. Esses itens costumam ser feitos de cedro, pois a madeira absorve bem a umidade e ainda previne o surgimento de odores. Trata-se de uma ótima maneira de preservar o seu sapato quando termina de usá-lo.

Outra boa saída para conservá-lo sem usar essas estruturas é amassando papéis ou jornais no formato do calçado e inserindo-os dentro da peça. Nesse caso, você só precisa tomar cuidado para que a tinta do papel não manche o seu sapato.

Conserve o calçado

A conservação do sapato de camurça também é importante para evitar problemas como manchas adquiridas com um armazenamento inadequado. Se as bordas de seus calçados estiverem muito desgastadas, por exemplo, faça movimentos vigorosos de ida e volta para remover possíveis fibras soltas.

Além disso, sempre aplique um pouco de amaciante de roupas ou creme hidratante. Assim, é possível homogeneizar as fibras e manter as condições de beleza do produto.

Depois das nossas dicas, você já sabe como limpar sapato de camurça, certo? Não há mais desculpas para deixar de cuidar da sua peça e conseguir usá-la por muito mais tempo. Lembre-se de que manter os devidos cuidados com os calçados pode influenciar diretamente na boa aparência do seu visual. Portanto, por que não passar uma boa imagem?

Gostou deste artigo? Então, o que acha de assinar nossa newsletter e receber mais dicas sobre sapatos masculinos diretamente em seu e-mail?

Powered by Rock Convert