como limpar sapato de couro
Guia SAPATOS Tipos de Sapatos

Aprenda como limpar seu sapato de couro agora mesmo Tempo de leitura: 3 min

Ao investir em um belo sapato de couro, você deve saber que está adquirindo um acessório capaz de durar bastante tempo. Afinal, esse é um material muito resistente, que confere durabilidade, conforto e arejamento ao calçado. Porém, para conservar a cor e o brilho, é preciso saber como limpar o sapato de couro.

Para nossa sorte, o couro permite uma limpeza prática. Seguindo alguns passos específicos, podemos ter sapatos sempre bonitos e com aparência de novos. No entanto, os cuidados devem ser constantes para que o material permaneça sempre bem vistoso.

Se você quer saber como limpar seus sapatos corretamente e com os materiais adequados, confira esse miniguia que preparamos para você!

Materiais necessários para uma boa limpeza

Os materiais para limpeza e conservação são bastante práticos. Você precisará de:

  • duas flanelas, sendo uma para manter seca e outra para umedecer;
  • uma escova de cerdas macias;
  • um hidratante para couro;
  • cera ou graxa para polir.

Se precisar retirar o bolor (fungos de aspecto esbranquiçado) da peça, utilize apenas sabão neutro ou de coco. Em outras palavras, nunca opte por produtos químicos.

Como limpar o sapato de couro

O primeiro passo é utilizar a flanela seca para remover toda a poeira do calçado.

Em seguida, você deve retirar o cadarço e passar a flanela umedecida por toda a extensão sapato.

A escova de cerdas macias serve para limpar o solado.

A palmilha e o cadarço devem ser lavados à mão com sabão neutro. Depois, é só deixar secar bem em local ventilado.

Se o seu sapato criar bolor, o que é comum por ficar guardado em ambiente sem ventilação adequada, utilize um pano umedecido e com um pouco de sabão neutro, sem fazer muita espuma. Faça movimentos leves e depois deixe secar à sombra.

Nunca mergulhe os sapatos na água e também não guarde peças de couro se estiverem molhadas.

Outros cuidados com seus sapatos

É normal que o couro perca a viscosidade com o tempo. Por isso, é importante passar o hidratante específico para o material. Espalhe uma pequena quantidade em um pano e aplique por toda a superfície periodicamente.

Para garantir o brilho, com um pano aplique a cera ou graxa com movimentos circulares suaves. Finalize com uma escova de cerdas macias e arremate passando uma flanela para polir. Faça esse processo pelo menos uma vez por mês.

Tão importante quanto limpar o sapato de couro é armazená-lo adequadamente. Assim que você retirá-lo, deixe que eles esfriem, antes de guardar o par. Isso deve ser feito porque o calçado está quente e ainda mantém o formato dos pés. No dia a dia, guarde-os em locais arejados e fora do alcance da luz solar.

Pronto! Agora você já sabe como limpar o sapato de couro, quais os materiais necessários, o passo a passo da higienização e com guardá-los de forma adequada. Com isso, é possível garantir que suas peças estarão sempre como se tivessem acabado de sair da caixa.

E é bem fácil cuidar dos sapatos, não é mesmo? Escreva nos comentários como você faz para manter suas peças sempre bem-cuidadas! Nós vamos adorar saber!

Powered by Rock Convert