SAPATOS

Como escolher um sapato social masculino Tempo de leitura: 7 min

Foto reprodução Google

O modelo de sapato social é que determina a formalidade no dress code masculino. Quando a ocasião exige uma indumentária formal, o Oxford é a opção ideal. O Derby pode ser escolhido em ambientes profissionais e o monk ou mocassim como modelos mais casuais.

Ao escolher um sapato, além de pensar no design, é preciso se preocupar com o solado — que deve oferecer conforto ao caminhar —, o bico e o material, de modo a criar uma combinação harmônica, durável e funcional.

Este artigo vai prestar um serviço para você que está em busca de novos sapatos, seja para o trabalho ou para lazer. Fizemos uma lista para tirar suas dúvidas e ajudar a entender qual o modelo de sapato social ideal. Confira!

Opte pela tradição

Como se trata de um item que poderá durar anos na sua sapateira, vale a pena considerar a marca. Sabemos que o mercado é enorme e que existem diversas opções de modelos, mas quem faz sapatos há mais tempo sai na frente — já que a trajetória da marca a fez aprender cada vez mais sobre sapatos de qualidade. Por isso, antes de optar por algum modelo específico, faça uma pesquisa sobre a marca daquele sapato e sobre sua história.

Observe as características do material

O material dos sapatos vai influenciar diretamente na sua durabilidade. Para sapatos sociais o couro é o campeão de pedidos e de vendas. Bem tratado e bem cuidado, vai durar por anos e estará sempre belo e pronto para o uso.

Nesse caso, opte por lojas que ofereçam manual de manutenção do sapato social, ou mesmo que tenham algum serviço de limpeza e manutenção a seu dispor. Couros diferenciados são também bem-vindos, como camurça e nobuck, que dão um visual moderno, diferenciando do couro “liso” tradicional.

O tipo de bico também influencia na aparência do sapato, mas, apesar de ser uma característica considerada apenas para o design, alguns formatos, como o quadrado, encurtam a silhueta, enquanto os bicos redondos garantem maior versatilidade ao modelo de sapato social escolhido.

O meio-termo, que apresenta linhas suaves entre os dois modelos facilita a usabilidade da peça e não compromete o design. Para escolher o sapato apropriado, solicite ajuda para definir quais as características devem ser evidenciadas em cada ocasião.

Considere o solado para priorizar o conforto

Solado de Borracha ou de Couro? Os solados de borracha são confortáveis de início, isso é claro, se falarmos de borrachas mais densas e de maior qualidade. Solas muito finas são desconfortáveis e pouco duradouras.

Mas fique ciente, um sapato de sola de borracha terá a mesma sensação do dia da compra até o último dia de uso, não ficará mais macio ou mais confortável. Portanto é importante experimentar e pensar bem na hora de comprar.

Sapatos com esse tipo de solas se adaptam melhor às mudanças climáticas, ou seja, aguentam um dia que começa com sol e termina com temporal. Já os solados de couro são mais elegantes e nos remetem a sapatos mais finos.

Seu uso no início pode parecer mais rígido e até desconfortável para alguns homens, porém o couro tem o poder de se moldar aos pés da pessoa, tornando o uso do sapato cada vez melhor — o que cria um estado de conforto que os de solado de borracha não oferecem.

Dentre os dois tipos, cabe ao cliente identificar, também, aquele que mais se adequa à sua busca pelo modelo de sapato social ideal. Solas de borracha são mais casuais e servem para o dia a dia, já os de couro cumprem o papel do uso a longo prazo com conforto e com elegância garantida.

Fique atento ao forro para evitar o mau cheiro

Forros sintéticos costumam ocasionar mau cheiro nos sapatos de forma mais recorrente. Isso acontece porque o material sintético não consegue absorver o suor e a umidade dos pés, fazendo com que o mau cheiro apareça.

Já os sapatos com forro em couro conseguem absorver essa umidade, evitando esse tipo de desconforto. Sapatos com forros em couro natural são mais confortáveis e previnem possíveis odores trazidos pelo uso constante do produto.

Veja o modelo de sapato social certo para cada ocasião

1. Mocassim

Mocassim Houston CNS+

Estilo versátil por ter diversos modelos e opções de uso, que podem ir do social tradicional até looks mais modernos de finais de semana. Com ou sem cadarços, alguns tem até franjas de couro, esses sapatos vão dar o toque final ao seu visual.

Essa é a escolha certa para looks de esporte fino, em locais onde o clima é mais quente. Por isso pode ser combinado com calças de alfaiataria, camisas de tecido leve — de linho, por exemplo —, bermudas de sarja e camisetas básicas.

2. Oxford

Oxford Houston CNS+

O sapato Oxford ganhou os pés de homens estilosos e bem vestidos de todos os países e é o modelo mais indicado em ocasiões formais. Ele tem cadarços e aparece em vários tons de cores, com diversas texturas. O item ideal para complementar seu visual social, mas que poderá ser utilizado em looks sociais mais modernos e até de esporte fino.

3. Derby

Derby Kenner CNS+

Esse modelo é muito parecido com Oxford, mas com um pequeno detalhe que o diferencia.

O sapato social Derby em alguns modelos apresenta características mais despojadas, o que pode agradar homens com estilos sociais menos formais. Aconselhamos o Derby, também, para quem tem o peito do pé mais alto. O Derby é subdividido em três modelos:

  • cap toe: com uma costura horizontal que parte do centro e contorna o bico do calçado. No interior da costura, pode ter “furinhos” e por isso é um modelo considerado menos formal;
  • plain toe: a superfície do sapato não apresenta costuras, exceto nas abas onde ficam os cadarços. Por isso é um modelo mais sóbrio, mais encontrado na cor preta;
  • split toe: tem uma linha de costura longitudinal dividindo a ponta e aba do sapato;
  • wingtip: a costura nesse modelo vai do bico às laterais e forma um “W”, “M” ou “U”, sendo muito usado em ocasiões mais despojadas e eventos de estilo country.

4. Monk strap

Monk Strap Britain CNS+

O monk é um modelo de sapato social mais prático e confortável, pois não tem cadarços e sim a faixa de couro com fivela. Pode ser encontrado como Double Strap, com duas alças e duas fivelas, e o Single Strap, com apenas uma alça e uma fivela.

É menos formal, sendo indicado para combinações com calças de alfaiataria e jeans. A tendência mais recente é usá-lo sem meias, mas isso não impede de combiná-lo em vestimentas mais formais.

5. Brogue

O brogue não é necessariamente um modelo de calçado, mas um conjunto de características que adaptam os demais modelos — derby, monk strap ou oxford, por exemplo — para conferir um estilo único de calçar.

São pequenos furinhos feitos nos encontros de costuras e no bico do calçado que, originalmente, tinham o objetivo de proporcionar maior aeração entre o sapato e os pés, mas hoje são apenas para decoração.

Pode ser usado em ocasiões formais e no ambiente profissional, como também de forma casual combinado com calça chino e um jeans mais sóbrio. O blazer pode compor a indumentária e deixá-la mais estilosa.

Dentre as opções não existe distinção de funções, vale o gosto e a necessidade do cliente,  mas apostar em qualquer um dos três garante um look elegante, além da aquisição de um par de sapatos sociais que vão te acompanhar por inúmeros eventos, reuniões e ocasiões variadas.

Sempre escolha em função do seu estilo

O estilo social nunca sairá de moda. Com o passar dos anos vimos muitas atualizações, mas pudemos aprender que um bom terno, uma calça bem cortada e um bom modelo de sapato social de couro, serão sempre essenciais no guarda-roupa de homens de sucesso, que entendem que sua forma de vestir e calçar são parte de sua personalidade.

Quer saber mais sobre a história de cada modelo de sapato? Deixe nos comentários seus temas e dúvidas e faremos mais conteúdos exclusivos para você!

Powered by Rock Convert