Não sabe como conciliar sua vida profissional e pessoal? Veja 3 maneiras
ESTILO DE VIDA

Não sabe como conciliar sua vida profissional e pessoal? Veja 3 maneiras Tempo de leitura: 3 min

Ficar esgotado mentalmente, culpado por não aproveitar os bons momentos com as pessoas que se ama, achar que o trabalho não rende e ficar com a sensação de que o tempo é mal-empregado — esses são só alguns dos sentimentos que as pessoas passam por não saberem conciliar vida profissional e pessoal.

Afinal de contas, se tornou tão comum misturar ambas e, até mesmo, priorizar uma em detrimento da outra, que vários homens entraram praticamente no modo automático e não mais vivem, só sobrevivem repetindo esse mesmo padrão.

Contudo, você pode fazer diferente e achar o equilíbrio entre essas duas esferas. E é justamente para mostrar como isso é possível que preparamos este post. Acompanhe!

1. Planeje a sua semana

A primeira dica é bem simples: planeje o seu dia a dia. Porém, ao ler isso não pense que estamos falando de ter tudo meticulosamente programado e ficar paranoico se algo foge do controle. Nada disso! Quando falamos em planejamento, queremos dizer se organizar para melhor gerenciar o próprio tempo e elencar as suas prioridades. 

Afinal, essa medida é uma mão na roda para quem trabalha, faz graduação/pós-graduação, vai à academia e ainda tem uma série de outros compromissos durante a semana. Portanto, não perca tempo e faça um teste. Use o Google Agenda, por exemplo, e ordene toda as suas atividades para ver a diferença.

2. Evite se responsabilizar por tudo

Ser proativo e determinado, sem dúvidas, são características muito bem-vistas tanto no emprego quanto nas relações pessoais. No entanto, há caras que acabam indo além e se tornando centralizadores. Ou seja, assumem a responsabilidade por coisas tanto do trabalho quanto de casa que, muitas vezes, nem sequer lhe dizem respeito ou estão sob o controle deles.

Como resultado, acabam se frustrando e se estressando com frequência — o que debilitam a eles fisicamente e mentalmente, os levando a se sentirem culpados e impotentes por não darem conta de tudo. Por isso, saiba colocar limites e dizer não quando preciso. Tenha em mente que abraçar o mundo nunca é uma boa opção.

3. Não leve trabalho para casa

Saber como conciliar sua vida profissional e pessoal requer não misturá-las e, acima de tudo, não sobrepor uma à outra. Por essa razão, por mais cheio de atividades e tarefas que seja o seu dia, não leve trabalho para o seu lar se, por acaso, acabar o expediente e ainda ficar algo pendente. Ao contrário, deixe para concluir o que falta na manhã seguinte.

Dessa maneira, você terá as suas noites e o seu fim de semana para aproveitar com coisas que o entretém, o divertem e, em especial, o relaxam — o que é fundamental para recarregar as energias, descansar a mente e estar com quem se gosta.

Portanto, aproveite esses momentos para chamar a sua turma para disputar alguns jogos, preparar um jantar para receber a família, escolher um filme para curtir com a namorada, ou mesmo, passar um tempo consigo no mais perfeito ócio. Fica ao seu critério!

Como você viu, conciliar sua vida profissional e pessoal não é algo tão difícil como parece à primeira vista. Apenas é necessário adotar um pouco de organização, aproveitar melhor o tempo livre e não se sobrecarregar com múltiplas obrigações. Por isso, siga as nossas dicas e não se esqueça de ter uma postura mais positiva para encarar os desafios e não se deixar abater por qualquer dificuldade.

E já que falamos de trabalho, veja como se comportar dentro da empresa!

Powered by Rock Convert